Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

As 6 coisas que me fascinam na Jordânia

Landescape - As 6 coisas que me fascinam na Jordânia

A Jordânia é um país pelo qual nutro um enorme carinho. Além de ser um dos países mais seguros, mais tolerantes e mais hospitaleiros do Médio Oriente, guarda em si 6 “coisas” que me deixam sempre de coração cheio.

PÔR DO SOL EM DANA

A aldeia de DANA, pertencente a uma das reservas da biosfera do país, guarda em si uma surpresa para os seus visitantes ao final do dia. Um pôr do sol incrível!

A melhor época para assistir é no Inverno, quando o sol fica maior e podemos vê-lo mesmo ao fundo do vale. É impressionante! Com a vantagem de vermos uma área semi-desértica que se estende até Israel.

JARASH

Jarash é uma das cidades com as ruínas romanas mais bem preservadas do mundo. Percorrer aquele “cardo” ao ao fim do dia, ou tirar umas fotos da vista desde o Templo de Zeus, quando a luz está no seu melhor é fantástico. Vais-te sentir recuar no tempo!

AS PESSOAS

Este tópico é já um clássico no Médio Oriente. Na Jordânia não é excepção, e o povo no geral é muito hospitaleiro, sabendo respeitar o nosso espaço. A andar pelas ruas da Jordânia, poderás ser convidado para um chá!

Quanto aos vendedores, são muito tranquilos e nunca me senti pressionado a comprar nada.

A COMIDA

Hummus, falaffel, arroz, pão ázimo, baba ganoush, fateh… Tantas especialidades (estas, por sinal, vegetarianas) do Médio Oriente.

Pratos deliciosos que só tenho oportunidade de comer quando visito a Jordânia – na minha cidade não existe nenhum restaurante especializado em comida desta região do mundo, aceitam-se sugestões!

O DESERTO DE WADI RUM

Desde que vi em adolescente filmes como “Lawrence of Arabia”, que estava no meu imaginário visitar este lugar. Por vezes, com tanta expectativa e ansiedade, o encontro pode não ser o esperado. Não é o caso. Para mim, o deserto de Wadi Rum é um lugar fascinante!

Está ainda habitado e é explorado turisticamente apenas pelo seu povo, os beduínos, que lhe dão vida e mais carácter. As cores são sublimes, principalmente ao nascer e ao pôr do sol.

Escalar as suas inúmeras montanhas rochosas é outra actividade que podemos aqui fazer. Para os mais calmos, o melhor será contemplar o silêncio e a sua grandiosidade.

PETRA, A CIDADE ESCONDIDA

Uma cidade com mais de 2000 anos, escavada nas rochas por um povo de origem nómada,  os Nabateus. É impressionante a capacidade que aquele povo teve em construir algo assim naquela época. É incrível também ficar a conhecer algumas curiosidades do seu avançado sistema de sociedade.

Quem não se lembra do filme “Indiana Jones e a Grande Cruzada”? Parte do filme foi realizada aqui em Petra, junto ao seu monumento mais icónico, o “Al-Khazneh”- O Tesouro. Vi muita gente emocionada depois de atravessar o dramático desfiladeiro quando dá de caras com a conhecida fachada que se revela aos poucos, à medida que saímos do percurso.

Mas Petra está muito longe de ser “só” isto. Por todo o lado poderão ver construções, fachadas, trilhos e até um anfiteatro, também escavado na rocha.

Um lugar mágico!

 

E agora, consegues resistir aos encantos da Jordânia?

 

 

Artigo escrito por Francisco Agostinho, líder de viagens Landescape