Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

Bolívia – a imensidão da paisagem

Detalhes da Viagem

  • Bolívia
  • Aventura, Cultural
  • 25 Fev, 2019 - 11 Mar, 2019
  • 15 dias / 14 noites
  • 1.375€ / pessoa
  • 4 - 11 pessoas
  • + 18 anos
Google+LinkedIn

Destaques

Descobre o lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo e o segundo maior da América do Sul, que guarda um dos mais sagrados locais para a civilização Inca, a Isla del Sol.

Percorre o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, onde encontras vulcões, ilhas com cactos gigantes, flamingos, lagoas coloridas e formações arenosas que nos remetem para as pinturas de Salvador Dali.

Entranha-te no Cerro Rico, ou “a montanha que come homens” como lhe chamam os bolivianos, centro da exploração mineira durante a colonização espanhola.

Impressiona-te com uma diversidade de locais pertencentes à lista de Património Mundial da UNESCO.

Explora o Parque Nacional de Amboró, uma das menos exploradas e mais biodiversas reservas mundiais protegidas!

A Experiência

A Bolívia é um país multi étnico, de contrastes muito bonitos e geograficamente rico na sua diversidade. Muitas vezes apelidado do Tibete da América do Sul, é um dos países mais remotos do continente e um dos únicos sem costa, com 60% da sua população de origem indígena.

Se és amante de aventura e viagens culturais, embarca nesta experiência connosco e descobre a cultura desta civilização milenar e os costumes andinos dos bolivianos. Serão 15 dias de contacto com a natureza e com a espiritualidade de um povo que tira da terra tudo aquilo de que necessita para sobreviver.

Uma viagem que te ficará no coração e na mente para sempre!

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - La Paz
Hoje é o dia reservado à tua chegada!

La Paz está num vale profundo rodeado por montes e montanhas de grande altitude, pertencentes à Cordilheira dos Andes. Graças à sua geografia, é considerada a capital mais alta do mundo, com cerca de 4.000 metros em El Alto onde se localiza o aeroporto e 3.100 metros na área residencial mais baixa.

Aproveitaremos as horas que sobram do dia para o primeiro contacto com os locais e com a cultura boliviana.
Hotel
2
Dia 2 | La Paz
No período da manhã caminharemos lentamente pela cidade, onde se encontram a Praça San Francisco que alberga diversos museus e o Mercado de Las Brujas onde se podem comprar amuletos, talismãs, folhas de coca e outros produtos locais.

Depois de almoçar, iremos até ao Valle de la Luna, um sítio arqueológico que ganhou o nome devido às formações rochosas que se assemelham ao solo da lua. Regressaremos à cidade já depois do pôr do sol.
Hotel
3
Dia 3 | La Paz - Copacabana
De manhã acordaremos cedo para apanhar um autocarro que nos leve às Ruínas de Tiwanaku, Património Mundial da UNESCO. Consideradas o último vestígio de uma das mais duradouras civilizações da América do Sul, são anteriores às construções megalíticas dos Incas, e evocam o deus criador Viracocha.

De Tiwanaku seguimos para Copacabana, onde ficaremos a dormir nessa noite, e que nos serve de base a uma visita muito especial – a Isla del Sol.

A viagem de autocarro tem uma duração média de três horas, e é importante que levemos connosco apenas o essencial para a estadia em Copacabana e Isla del Sol, ficando o restante armazenado em La Paz.
Hotel
4
Dia 4 | Copacabana - Isla del Sol
Durante o Império Inca, a Isla del Sol era considerada um santuário onde estava o templo dedicado ao deus Sol. Hoje, a ilha é habitada por comunidades de origem quéchua e aimará, que se dedicam basicamente à agricultura, ao turismo, ao artesanato e à criação de lamas e outros mamíferos.

A ilha fica a 20 quilómetros de Copacabana, distância que é percorrida em ferry boat, e é uma das pérolas deste país. Hoje dormimos aqui, na Comunidade Yumani.
Hotel
5
Dia 5 | Isla del Sol - Copacabana - La Paz
Depois de navegarmos as águas do Lago Titicaca de regresso a Copacabana voltaremos à cidade de Laz Paz. A tarde será dedicada a um workshop de gastronomia andina, numa casa particular.

Terão a oportunidade de descobrir os produtos locais utilizados na cozinha boliviana e de os escolher diretamente no mercado. Juntamente com uma cholita vão poder confeccionar o jantar que vamos mais tarde, em conjunto com uma família boliviana, degustar.
Autocarro nocturno
6
Dia 6 | La Paz - Oruro - Uyuni
De madrugada, apanharemos um autocarro com direção a Oruro que estará neste momento a celebrar o Carnaval, considerado Património Mundial da UNESCO e o maior evento cultural periódico da Bolívia. Chegaremos aqui por volta da hora do pequeno-almoço.

Depois de enchermos a barriga aproveitaremos para conhecer as tradições desta cidade, outrora um importante centro de exportação mineira. As cerimónias carnavalescas seguem os costumes andinos tradicionais, baseados na invocação da Pacha Mama e do Tio Supay, representações da Virgem Maria e do Demónio.

São no total mais de 28.000 bailarinos, vestidos com diversas fantasias, que percorrem mais de 4 quilómetros até chegarem a uma igreja chamada de Sanctuaria del Socavon, onde a festa termina.

Já junto à hora de jantar seguiremos para Uyuni, onde no dia seguinte começa a nossa aventura de 3 dias pelo deserto de sal.
Hotel
7
Dia 7 | Salar de Uyuni
Hoje começa uma aventura de três dias pelo deserto de Uyuni, considerado o maior deserto de sal do mundo, naquela que é a melhor altura do ano para ser visitado graças ao efeito de espelho que o sal provoca.

Sairemos do hotel logo após o pequeno-almoço com direção a Colchani, uma pequena vila que subsiste graças à extração de sal. Segue-se a Isla del Pescado, onde será servido o almoço e que é habitat para gigantes cactos, alguns com mais de 1.000 anos de existência, pequenos coelhos da família das chinchilas, e alguns lamas que farão as delícias dos amantes de fotografia.

A noite será passada num dos muitos hóteis de sal que existem na região.
Alojamento local
8
Dia 8 | Salar de Uyuni
Bem cedo, damos continuidade à expedição. Passaremos pelas pequenas cidades de San Juan e Chiguana para entrar no deserto de Siloli, onde se encontra a famosa Arbol de Piedra. Logo de seguida, acedemos aos lagos coloridos de Hedionda, Chiar Kota e Ramaditas cuja tonalidade se deve aos metais que por lá abundam.

Depois do almoço, entramos na Reserva de Eduardo Avaroa onde fica localizado o alojamento desta noite. Visitaremos a Laguna Colorada e o Lago Vermelho onde existem milhares de flamingos a pintar a paisagem.
Alojamento local
9
Dia 9 | Salar de Uyuni - Vila de Uyuni
O último dia começa ainda de madrugada, perto das 5 horas, por forma a vermos os gaisers em plena potência pelo contacto com o ar fresco da alvorada. A paragem seguinte faz-se nas termas naturais de água quente que te ajudarão a recarregar baterias e aquecer-te a alma. O pequeno-almoço será servido aqui.

Continuaremos para a Laguna Verde, protegida pelo Vulcão de Lincacabur, e de lá para o surreal deserto de Salvador Dali, último ponto de visita desta expedição.

O regresso à cidade é feito perto das 18 horas.
Hotel
10
Dia 10 | Vila de Uyuni - Potosi
Sairemos de Uyuni, logo após o pequeno-almoço, prevendo-se a chegada a Potosi por hora de almoço.

Potosi tem a marca de ser a mais alta do mundo com mais de 4.100 metros de altitude. Isso obriga-nos a cuidados redobrados devido à falta de oxigénio no ar e às temperaturas frias pelo que recomendamos que as caminhadas sejam feitas de forma lenta para o corpo se adaptar e que levem agasalhos.

Usaremos a tarde para visitar o centro histórico e conhecer a Casa Nacional da Moeda que aborda a temática da extração mineira, principal motor económico da região.
Hotel
11
Dia 11 | Potosi - Sucre
Acompanhados de um guia, faremos a visita às minas activas de Cerro Rico, "a montanha que come homens". Aqui conheceremos as duras condições de trabalho destes mineiros, assim como as tradições relacionados com o El Tio – uma representação do diabo que existe em todas as minas. A vista a partir do topo do Cerro Rico deixar-vos-á boquiabertos.

Após um almoço tardio e um pequeno período de descanso seguimos para Sucre onde vamos ficar nas duas próximas noites.
Hotel
12
Dia 12 | Sucre
Sucre é uma cidade de grande importância na Bolívia, capital constitucional do país e também uma das mais belas. Nela existem várias casas coloniais, museus e igrejas que merecem uma visita, assim como o centro histórico que inclui a Plaza de las Armas, a Catedral, e o Mercado que apresenta algumas das maiores iguarias da cozinha andina, ou o Museu Casa de la Liberdade.
Hotel
13
Dia 13 | Sucre - Samaipata
Hoje apanharemos um voo com direcção a Santa Cruz de La Sierra para evitar a ligação terrestre entre Sucre e Samaipata que é, infelizmente, longa e penosa.

Chegados ao aeroporto, faremos um transfer em mini-bus até à pequena vila de Samaipata, viagem que tem a duração de 3horas. Aqui ficaremos alojados bem no centro, num espaço cuja atmosfera nos parece perfeita para relaxar nestes últimos dias da viagem.

Depois de almoço, têm a tarde livre para relaxar.
Hotel ecológico
14
Dia 14 | Samaipata
A manhã será passada na companhia de macacos, araras, pavões, cavalos e outros animais que habitam num refúgio para animais selvagens aqui bem perto.

Depois de passearmos um pouco pela pacata vila, seguiremos para o Parque Ecológico de Las Cuevas onde desfrutaremos de alguns banhos de sol nas muitas cascatas que por lá existem.

Para o jantar uma iguaria local: bife de carne com molha de folhas de coca.
Hotel ecológico
15
Dia 15 | Samaipata - Santa Cruz de la Sierra
A nossa viagem chega hoje ao fim.

Depois de um pequeno-almoço reforçado faremos uma pequena viagem de 3 horas desde Samaipata até Santa Cruz de la Sierra de onde deves apanhar o voo de regresso a casa.

Foi um enorme prazer ter-vos recebido e esperamos que como nós guardem a Bolívia no coração, obrigado pelo voto de confiança!

O que está incluído?

  • 14 noites em Hotel/Alojamento local, em quarto twin ou triplo e dormitório de 4 pessoas, e 1 noite em autocarro nocturno
  • Todos os pequenos-almoços
  • 5 almoços + 3 jantares
  • Entradas e actividades seguintes:
  • . Tour do Valle de La Luna
  • . Visita com guia espanhol às Ruínas de Tiwanaku
  • . Tour de 1 dia ao Carnaval de Oruro
  • . Tour de 3 dias no Salar de Uyuni
  • . Visita com guia espanhol à Casa Nacional da Moeda
  • . Visita com guia espanhol às Minas de Potosi
  • . Entrada no Parque Ecológico de Las Cuevas
  • Acompanhamento do líder da Landescape
  • Todos os transportes dentro do período da experiência (excepto de cariz pessoal)
  • Voo interno Sucre - Santa Cruz de la Sierra

O que não está incluído?

  • Voos internacionais (a partir de 750€)
  • Alimentação não especificada
  • Visitas e actividades adicionais ao programa
  • Despesas pessoais
  • Seguro pessoal de viagem (obrigatório)
  • Transfers de/para o aeroporto (cerca de 15€)

Marcação

Início Fim Estado Preço
Data Segunda-feira 25 Fev, 2019 Segunda-feira 11 Mar, 2019 Vagas 4 Preço 1.375€ Agendar

O Líder

Carina Silva

A Carina Silva nutre o espírito de um carneiro: determinada, curiosa , insatisfeita e constantemente à procura de desafios e foi muito cedo que descobriu a paixão pela natureza, onde se sente realmente bem!
Mais informação sobre o líder