Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

Guatemala

Detalhes da Viagem

  • Guatemala
  • Aventura, Cultural
  • 1 Abr, 2018 - 14 Abr, 2018
  • 14 dias / 13 noites
  • 1.400 € / pessoa
  • 4 - 10 pessoas
  • + 12 anos
Google+LinkedIn

Destaques

Deambula por uma cidade fundada no século XVI, inscrita na lista de Património Mundial da UNESCO

Observa um complexo de ruínas da maior cidade do Império Maia, engolido pela selva, bem no norte do país!

Mergulha num lago encalhado no meio de uma cadeia de montanhas, com três vulcões como cenário de fundo!

Deslumbra-te com lagoas de um verde celeste que descem encosta abaixo, por entre a natureza intocada!

Descobre um país que é sinónimo de simpatia, aventura e dezenas de histórias para guardar na memória!

A Experiência

A Guatemala é um pequeno país na América Central mas que vale uma viagem por si só! De Antigua, a antiga capital do Império espanhol, às ruínas da maior cidade do Império Maia, esta viagem vai dar-te a conhecer, alguns dos maiores segredos deste país. Vamos levar-te a um lago encalhado nas montanhas com vulcões como pano de fundo, a mercados cheios de cor, a mergulhares em lagoas de um verde indescritível no meio da selva e a saborear iguarias locais. Desfruta da simpatia dos guatemaltecos, das estradas sem fim e de um país que te vai marcar com as melhores memórias de viagem!

Guatemala, onde a natureza e a história se fundem numa só palavra!

Itinerário

1
Dia 1 e 2 | Origem – Cidade da Guatemala – Antigua
O primeiro dia é reservado à tua viagem de chegada à Guatemala. A tua aventura começa à chegada ao aeroporto, onde quarenta quilómetros te separam do local onde vais pernoitar nas próximas noites: Antigua! Cidade fundada no século XVI foi, durante mais de 200 anos, a sede do Governo do Império Espanhol da Colónia da Guatemala, região que incluía quase toda a América Central e parte do México. Durante o tempo que foi habitada, a cidade de Antigua sofreu inúmeros terramotos até que foi abandonada e a capital mudada para um local mais seguro, a Cidade da Guatemala.

Hoje, Antigua é uma mistura do novo e do antigo, das ruínas e do luxo, da cultura Maia e da Espanhola. É uma cidade onde ainda é possível perceber a grandeza e influência do Império Espanhol e da Igreja Católica, mas também as suas fragilidades e é, sem qualquer tipo de dúvida, uma das cidades coloniais mais bonitas do Mundo!

Durante estes 2 dias em Antigua, vamos perceber tudo isto, explorar as ruas, igrejas, mercados, praças e ruínas! Perder-nos em coffee shops e iguarias de chorar por mais! Vamos desfrutar de vistas fantásticas sobre a cidade, dar um pezinho de dança e deixarmo-nos absorver pelo maravilhoso espírito noturno da cidade!
Hotel
2
Dia 3 | Antigua – Lago Atitlan
Pela manhã e depois de um bom pequeno-almoço, começa então aquela que vai ser uma das melhores experiências da tua vida mas, também, uma das que mais vai exigir de ti: paciência, acima de tudo. Os trajectos são longos na Guatemala e as horas em transporte vão compensar-te com paisagens lindíssimas! Apanhamos um shuttle para Panajachel, que fica a quatro horas de viagem de Antigua e, já nas margens do Lago Atitlan, teremos a oportunidade de observar uma das paisagens mais indescritíveis de toda esta expedição neste país da América Central. Ficamos alojados num espaço mesmo ao lado do lago e poderemos começar por aí a nossa exploração, aproveitando o resto da tarde para fotografar, relaxar e, porque não, dar uns mergulhos no lago!

Atitlan fica no coração do Império Maia e dizem ser um dos lagos mais bonitos do mundo! Rodeado por três vulcões, a vista é de facto privilegiada e o pôr-do-sol inesquecível! É um lugar para relaxar e explorar as redondezas, caminhando encosta acima ou ao lago das margens do Atitlan, desbravando caminhos, conhecendo os mercados, entrando de loja em loja!
Hotel
3
Dia 4 | Lago Atitlan
Durante a manhã, aproveita para fazeres uma aula de Yoga (opção extra), com os vulcões como pano de fundo ou então aceita a minha sugestão e façamos uma caminhada até Jaibalito, uma pequena aldeia a uns quilómetros de distância ou, porque não, continuar costa adiante! Aproveita a tarde noutra povoação para disfrutarmos de uma esplanada ou de conhecer um pouco mais a cultura guatemalteca, partilhando conversas com os locais. Ao fim do dia, regressamos de barco ao nosso hotel, já que não existem estradas que liguem as populações. O pôr-do-sol é, uma vez mais, indescritível!
Alojamento local
4
Dia 5 | Lago Atitlan – Chichicastenango – Antigua
Depois do pequeno-almoço, regressamos a Panajachel e despedimo-nos desta paisagem idílica! O barco volta a ser o nosso meio de deslocação e à nossa chegada, o nosso transporte levar-nos-á até Chichicastenango.

Esta é uma pequena povoação, muito pacata e típica, onde 97 % das pessoas falam ainda um dos idiomas usado no Império Maia. Muitos, vamos perceber, nem sequer falam espanhol. A cidade ganha vida às quintas e aos domingos, altura em que vêm pessoas de todo o país para o dia do mercado que, dizem, ser o maior da América Central. Durante este dia vamos ter possibilidade de explorar todos os recantos do mercado de Chichicastenango e ainda fazer uma visita à povoação, onde podemos observar alguns edifícios coloniais. Levem dinheiro para comprar os souvenirs, mas não se deixem enganar, há que saber regatear os preços! A meio da tarde, seremos levados outra vez a Antígua, onde pernoitamos.
5
Dia 6 | Antigua – Acatenango
Acordamos novamente na antiga capital da Guatemala, cidade inscrita na lista de Património Mundial da UNESCO e depois de um bom pequeno-almoço, partimos para o maior desafio desta viagem: a subida ao vulcão Acatenango onde, à chegada ao topo, vamos pernoitar! De lá, podemos disfrutar de uma vista incrível sobre o vulcão Fuego, um dos vulcões mais activos do continente americano! A subida é desafiante e dura, levando por vezes seis horas de caminhada e, se sentires que não és capaz de o fazer, há sempre a possibilidade de ires de cavalo (opção extra), acompanhado por um dos homens da aldeia de onde partimos!

Durante a noite e já depois de montadas as tendas, teremos talvez a sorte de bebericar um chocolate quente e marshmallows, enquanto observamos o Fuego e as suas constantes explosões!
Tenda
6
Dia 7 | Acatenango – Antigua
Neste dia, acordamos bem cedo para ver o nascer do sol e descer o vulcão, fazendo todo o caminho inverso a pé, a única opção que terás, mas um desafio bem mais fácil do que o do dia anterior e muito menos demorado! Depois desta etapa na nossa aventura, o que te vai saber melhor é regressar ao teu quarto do hotel, tomar um bom banho e estender as pernas, descansando finalmente! É isso que vamos fazer! O resto do dia é por tua conta! A cidade, já a conheces como a palma da tua mão: Antigua!
Hotel
7
Dia 8 | Antigua – Semuc Champey
Com as energias renovadas, saímos de manhã para um dos destinos mais paradisíacos deste país. A viagem para Semuc Champey é aquilo que se chama uma verdadeira aventura! Preparado para começar a escalar o país rumo ao norte? Das quase nove horas de transporte que te espera, duas ou três horas são passadas em estradas de terra que, dizem as mentes mais imaginativas, levaram com uma chuva de meteoros! Se vale a pena passar por todo este trajecto? Tu o dirás. Existem lugares onde vamos e ficamos desiludidos, já que as fotos são muito melhores do que a realidade. Este não é o caso de Semuc Champey! Para além das lagoas de um verde celeste, esta é uma zona habitada por Maias e isso é visível em muitos pormenores facilmente observáveis. O dia-a-dia da população revela-se à frente dos nossos olhos em rituais tão simples como os banhos matinais, as construções humildes, a simpatia e interesse dos habitantes em conhecer os turistas que ali chegam!
Hostel
8
Dia 9 e 10 | Semuc Champey
Estes dois dias que vamos passar em Semuc Champey, além das tão desejadas lagoas que te vão convidar, com toda a certeza, a uns mergulhos, temos ainda grutas para visitar, que te vão deixar só com a cabeça de fora e uma velinha acesa na mão (literalmente) ou ainda explorarmos a região caminhando selva dentro, em pequenos trekkings que podemos fazer sozinhos ou em grupo e ainda fazer um river tubbing no rio Cahabón (opção extra). Uma das caminhadas para a qual te convido é aquela que nos leva a ter uma visão de pássaro sobre a paisagem em volta, até ao miradouro. Não é tão dura como a que nos levou ao topo do vulcão Acatenango, mas exige de nós! Pelo caminho, talvez tenhamos a sorte de ouvir macacos e outros animais selvagens. Vão ser dois dias a reter na memória para sempre!
Hostel
9
Dia 11 | Semuc Champey – Flores
E porque já estamos todos com saudades das estradas do país, voltamos a elas e a mais seis horas até Flores, bem no norte.

Flores é apenas uma pequena ilha no meio de um lago, mas que possui o título de capital da região de Petén. É uma cidade muito bonita e típica e onde não precisamos de transporte para nos deslocarmos a lado algum. Tudo se faz caminhando! A razão de pararmos nesta pequena ilha é justificada com a viagem que nos espera no dia seguinte. Porém, ainda esta tarde e depois de instalados frente ao lago, teremos a oportunidade de visitar a Praça Central, a catedral de Flores e porque não, uma descida vertiginosa sobre o lago e um mergulho acrobático para a água no Jorge's Rope Swing? Vamos a isso?
Hotel
10
Dia 12 e 13 | Flores – Tikal – Cidade da Guatemala
Saímos com destino a Tikal, um trajecto curto, em comparação aqueles que temos feito nos últimos dias. A entrada em Tikal é feita a meio da tarde e assim podemos apreciar dois momentos chave neste grande parque arqueológico: o pôr-do-sol no dia da chegada e o nascer do sol no dia seguinte!

Tikal foi a maior das cidades Maias e é geralmente uma das menos visitadas, graças à sua distância de outras grandes cidades. É, sem dúvida alguma, a mais impressionante, não só pelos seus edifícios, mas também pelo grau de conservação e, sobretudo, porque não se sabe ainda a sua dimensão, visto que todos os anos se descobrem novos monumentos escondidos por debaixo da selva imensa que engole esta cidade Maia. A UNESCO incluiu-a na lista de Património Mundial da Humanidade em 1979, de tão valiosa que é a sua importância.

Nesta noite, vamos acampar fora da cidade e, no dia seguinte ainda de madrugada, entramos no parque arqueológico de Tikal para nos deslumbrarmos com o nascer do sol! Um momento único!

Depois da manhã passada calcorreando a cidade, voltamos ao nosso transporte, para um regresso a Flores, onde o transporte que nos leva à longínqua Cidade da Guatemala nos aguarda. Será a última etapa de um caminho sem fim de norte ao sul da Guatemala. São longas horas estrada abaixo até à capital do país, onde vamos chegar à noite e nos instalamos no nosso alojamento. Pelo caminho, vamos parar apenas para jantar.
Hotel
11
Dia 14 | Cidade da Guatemala - Origem
Hoje, se ainda permaneceres pela Guatemala até um pouco mais tarde, vamos vaguear apenas sem rumo pela imensa capital, descobrindo uma última iguaria ou bebendo um café numa das suas esplanadas. Será um dia, sobretudo, para metermos as nossas memórias em dia e nos despedirmos dos últimos quetzals!

Conforme a hora do teu voo, um transporte levar-te-á ao aeroporto com regresso a casa. Obrigado por me teres acompanhado! Espero sinceramente que a Guatemala te tenha marcado!

Vemo-nos em breve!

O que está incluído?

  • 11 Noites em hotéis (quartos twin e/ou dormitório de 3 ou 4 camas)
  • 2 noites em tendas
  • Todos os pequenos-almoços
  • 1 almoço + 1 jantar
  • Tour em Antigua (em inglês ou espanhol)
  • Complexo histórico de Tikal
  • Trekking ao vulcão Acatenango
  • Guia de montanha na subida ao vulcão Acatenango (em inglês)
  • Entrada nas Lagos de Semuc Champey
  • Visita às grutas em Semuc Champey
  • Mapa em relevo na cidade da Guatemala
  • Acompanhamento do líder nos 14 dias da experiência
  • Todos os transportes no país em van privada e/ou autocarro público (excepto de carácter pessoal)

O que não está incluído?

  • Voos internacionais (a partir de 650€)
  • Actividades opcionais (apontadas como opção extra)
  • Alimentação não especificada
  • Despesas pessoais
  • Seguro pessoal
  • Transfers de/para o aeroporto da cidade da Guatemala

Marcação

Início Fim Estado Preço
Data Domingo 1 Abr, 2018 Sábado 14 Abr, 2018 Vagas 9 Preço 1.400 € Agendar

O Líder

João Amorim

Ganhou o concurso da Associação GapYear Portugal na sua primeira edição em Portugal, voou para a América Latina e lá percorreu 14 países. Hoje acumula milhares de histórias e experiências diferentes!
Mais informação sobre o líder