Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

Blog

Tbilisi, não foi amor à primeira vista

Centro histórico de Tbilisi

O sentimento que tive por Tbilisi, na minha primeira viagem, e enquanto olhava para trás do banco traseiro do táxi desenrascado que me levou ao aeroporto da capital, naquela noite cerrada, com chuviscos ao barulho, foi mesmo esse: não foi amor à primeira vista.

Dois meses antes, ainda em casa e depois de já ter feito a compra dos voos para a Geórgia, pensava se valeria mesmo a pena dedicar parte do tempo que tanto me faltava naquela altura, a percorrer um país que, diziam, ser dos mais hospitaleiros, simpáticos e genuínos da Europa, ou se havia errado na minha escolha de um destino – a sensação que tenho sempre que parto para um novo destino, curiosamente.

Nápoles, de Pompeia ao Vesúvio

ruas nápoles itália

Polvos vivos em bacias com água, vermelhíssimos tomates do Monte Vesúvio expostos em montinhos e rodeados das mais variadas ervas aromáticas, fatias de pizza vendidas em cada esquina, centenas de motas a cruzarem continuamente as ruas e milhares de mãos no ar a acompanhar as palavras, que se escutam muito alto. Este poderia ser um bairro de periferia da cidade mas é o seu epicentro mais interior, aqui se percebe a dinâmica desta cidade que se faz de pessoas e para as suas pessoas. Nápoles vai buscar mais inspiração ao norte de África do que às suas cidades irmãs do norte de Itália.

Marraquexe, a jóia de Marrocos

Bahia Palace marraquexe

Este ano, a cidade de Marraquexe está entre os 20 finalistas a concurso para o prémio de Melhor Destino Turístico a nível mundial. A capital de Marrocos está a aumentar exponencialmente a sua procura turística e, mesmo em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, tem conseguido atrair turistas dos vários cantos do globo, tendo oficialmente reaberto as suas fronteiras a 10 de Setembro. Neste artigo, explicamos o porquê de Marraquexe ser um potencial vencedor na categoria de Melhor Destino 2020 e quais os lugares que não podes perder quando o visitares.

Trekking na Serra da Freita, com Gabel Oliveira

Serra da Freita

A Serra do Freita tem uma altitude máxima de 1100 metros e faz parte do maciço da Gralheira, juntamente com a Serra da Arada e a Serra do Arestal, o que faz com que seja um autêntico paraíso para o trekking, à descoberta de locais e rotas que passam despercebidos à maioria dos amantes de caminhadas.

Nesta serra, encontrarás aldeias tradicionais, quedas de água, ribeiros de água transparente, bonitas paisagens serranas, campos verdejantes, lagoas de águas gélidas, serão a nossa companhia ao longo deste percurso que nos tomará um inteiro dia.

A Covid-19 matou as escapadinhas na cidade?

Cidade ásia

As escapadinhas na cidade, ou city breaks se preferimos usar a terminologia em inglês, são geralmente sinónimo de aglomerados de gente em espaços pequenos. Considerados até há bem pouco tempo atrás como uma das formas mais populares de viajar, são hoje alvo de interrogação perante a crise provocada pela Covid-19. Será que deixarão de existir no futuro?