Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

As vantagens de viajar em grupo

São várias as vantagens de explorar o mundo sozinho, mas ter companheiros de viagem com quem podes partilhar no momento o que estás a viver vai permitir-te usufruir da tua experiência de uma forma inigualável. Descobre o porquê neste artigo e começa já a reunir o teu grupo de amigos para a próxima aventura!

Viajar dá-nos a oportunidade de viver os melhores momentos da nossa vida e de criar algumas das memórias mais bonitas que podemos guardar connosco. No entanto, partilhar as nossas descobertas pelo mundo com alguém torna tudo muito mais especial e, notem que, às vezes esse alguém até pode ser uma pessoa que acabamos de conhecer. É verdade que viajar sozinho é uma experiência única e para muitos nem sequer se questiona a possibilidade de o fazerem de outra forma, mas a maioria ainda resiste a aventurar-se ao desconhecido sem companhia porque consideram que a diversão e dinâmica associados a um grupo são inigualáveis.

Mas como referíamos em cima, explorar um novo destino neste contexto nem sempre significa viajar com amigos ou família, até porque muitas vezes é difícil conciliar agendas e os próprios gostos daqueles que conhecemos. Em algumas agências, como é o caso da Landescape, os grupos de viajantes não são necessariamente constituídos por pessoas que se conhecem, mas isso não representa um obstáculo para quem desfruta da experiência, bem pelo contrário. Os grupos pequenos, como é o nosso caso em que levamos de 4 a 12 pessoas, são, por norma, melhores porque há uma grande interação entre os participantes e o próprio líder da viagem consegue acompanhar melhor as necessidades de cada um.

O convívio é constantemente promovido e cria-se uma ligação instantânea entre os viajantes e o líder, a qual evolui ao longo do tempo através das conversas, refeições, deslocações e visitas às diferentes atrações. Além disso, as amizades que se criam não acabam só porque a viagem chega ao fim. As pessoas que viveram a experiência e partilharam todos os momentos voltam para casa com uma série de memórias que muitas vezes continua a alimentar uma boa relação, levando-as a manter o contacto ou até a combinar novas viagens em conjunto.

Outro ponto importante é o facto de que, no destino, as pessoas sentem-se mais seguras na companhia de um grupo e estão mais à vontade para explorar a cultura local sem receios, já que os companheiros de viagem e o líder estão sempre por perto e prontos a ajudar. Há certos sítios e alturas do dia em que não é ideal andar sozinho e, por isso, ter alguém connosco é sempre a melhor solução, especialmente porque quaisquer imprevistos que surjam podem ser resolvidos com mais facilidade. É esta entreajuda que torna a experiência mais tranquila, já que o grupo está presente para partilhar os bons e maus momentos e encorajar quem mais precisa de motivação. E isso às vezes é válido até numa simples caminhada.

Com companhia tudo se torna mais entusiasmante porque a energia e boa disposição de apenas uma pessoa consegue contagiar todas as outras. Em adição, as perspetivas diferentes de cada um podem ser muito enriquecedoras durante a viagem porque, apesar de estarem a descobrir um destino novo, há sempre algo para aprender com os outros e a troca de impressões entre viajantes permite-lhes refletir de diferentes maneiras sobre os locais que visitam. Outra grande vantagem deste tipo de viagens é a ajuda extra para ultrapassar dificuldades de comunicação. Quando não falam o idioma do destino, por vezes é difícil ultrapassar alguns desafios, mas podendo falar com os membros do próprio grupo tudo fica bastante mais simples e resolver problemas torna-se numa tarefa acessível e, na maioria dos casos, divertida.

Para aqueles que viajam sem recorrer a agências, organizar a viagem com amigos ou família pode ser uma alternativa bastante económica porque existe a possibilidade de partilhar as despesas do alojamento, alimentação ou até das visitas a atrações e participação em atividades. Além disso, o planeamento não recai todo sobre a mesma pessoa e é possível dividir tarefas. No caso das agências, esta responsabilidade é inteiramente assumida pelos respetivos profissionais para que os viajantes não tenham que preocupar-se com nada mais além da própria experiência. Porém, é também possível contratarem o serviço de costumização de viagens em grupo o que pode ser uma boa opção para quem quer viajar com amigos ou família, mas ainda não tem um roteiro definido porque desconhece o local ou não tem o tempo necessário para desenvolver esse planeamento.

A vantagem de agências que organizam viagens para grupos é a oferta variada de destinos porque, tal como mencionado anteriormente, muitas vezes é difícil encontrar uma opção com que todos concordem na altura de partir à aventura. Quer seja por questões de conforto, ritmo, cultura ou até de clima, um destino pode não agradar a todos e por isso é que a oferta de viagens com características distintas é uma mais-valia: o grupo é totalmente constituído por membros que têm interesse naquele destino em específico, além da paixão por viajar.

Explorar o mundo com alguém é sinónimo de companheirismo, muitas gargalhadas e motivação nos momentos de maior cansaço. A partilha de histórias e a união que se cria em torno de um grupo de viajantes é algo valioso. Desconhecidos ou não, quem embarca na mesma viagem fica para sempre conectado aos restantes companheiros pelas memórias dos momentos vividos durante as suas aventuras. E tu, com quem vais viajar?

Artigo escrito pela equipa da Landescape.