Esta é provavelmente a pergunta que mais vezes escrevemos no Google quando tencionamos fazer uma viagem. E para muitos, é também o maior impedimento à concretização do sonho de partir à descoberta. Por isso, hoje, no blogue da Landescape, partilhamos algumas dicas muito úteis de como poupar dinheiro para a próxima aventura!
Antes de mais, precisas fazer uma estimativa do dinheiro que consideras necessário levar para a viagem que queres realizar, sabendo de antemão que quanto mais longa a viagem em duração temporal menor o orçamento por dia. O passo seguinte é criar um bom plano de poupanças que pode ser distribuído por 5 etapas:
Como podes ver, é um plano bastante controlado e restrito, que te ajudará imenso a poupar para a próxima viagem e, como sabes, nós na Landescape temos uma oferta muito diversificada de experiências disponíveis para os vários continentes. Ter uma folha de Excel onde identificamos todo o dinheiro que recebemos por mês, assim como todas as despesas mensais que estão à nossa responsabilidade, é uma enorme mais valia, não só para quem quer viajar, mas para quem pretende poupar de forma geral.
Tem sempre em mente o teu sonho
O primeiro conselho que te devemos dar na hora de poupares para viajar é manteres o foco na experiência final. Lembrares-te a ti próprio todos os dias que este esforço tem um objectivo: viajares e cumprires o teu sonho. Poupar pode não ser fácil, por isso recomendamos que coloques numa parede uma foto ou um mapa com a rota da tua grande viagem. Se trabalhares muito com computador experimenta, por exemplo, colocar no ambiente de trabalho uma fotografia do destino que queres visitar. Assim se te surgirem dúvidas ou faltar o entusiasmo, olhas para a parede ou para o fundo do ecrã e estamos certos de que a motivação regressará!
Reduzir gastos de forma substancial
Confirma se o teu banco cobra comissões
Se o teu banco te cobra comissões frequentemente: manutenção de conta, cartão de débito/crédito, transferências ou levantamentos, talvez seja o momento de lhe dizer adeus, e optar por um banco que não tenha essas taxas associadas. Pesquisa as opções que existem no mercado, sendo que alguns cartões de crédito permitem a acumulação de pontos que se traduzem depois em milhas aéreas.
Considera ainda teres um cartão Revolut para os momentos em que estás a viajar. Se és um(a) viajante assíduo(a), especialmente para países fora da zona euro, fica sabendo que sempre que fazes um levantamento de dinheiro no estrangeiro, é-te cobrada uma taxa nunca inferior a 5%. A este valor acrescem as habituais taxas de câmbio e impostos de selo.
Liberta-te do que já não precisas
Passamos parte do mês a fazer compras. Compras de roupa, calçado, gadgets, comida…mas realmente precisamos disto tudo ou é apenas um capricho? 90% das vezes, a resposta é mesmo a segunda opção. Compramos coisas de que não necessitamos e, frequentemente acontece de apenas as usarmos por duas ou três vezes, até as voltarmos a guardar num armário onde ficam condenadas ao esquecimento.
A nossa questão é: até quando vais continuar a trabalhar 8 horas por dia, nalguns casos até mais, para continuares a comprar coisas inúteis? Pensa duas vezes (três se for preciso) antes de comprares e poupa dinheiro que mais tarde te fará falta quando fores viajar! Faz o seguinte: divide o teu salário pelas horas que trabalhas por mês. Isto dar-te-á a média de quanto recebes por hora. Dessa forma, no momento de comprar, com certeza farás o cálculo de quantas horas precisas de trabalhar para adquirir aquele produto. Vale a pena?
Por outro lado, podes também vender aquilo de que já não necessitas. E atenção que este conselho é útil para conseguires um dinheiro extra, mesmo que o teu objectivo não seja apenas poupar para uma viagem. Faz uma revisão em casa, incluindo à garagem e vende os itens que já não utilizas em páginas de segunda mão como o OLX ou o Custo Justo, ou no próprio Marketplace do Facebook.
Vamos dar início a essa poupança? As viagens da Landescape estão à tua espera!