Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

Como te manteres saudável em viagem

Se estás a planear fazer uma viagem, certamente que as primeiras coisas que te vêm à cabeça serão o destino, o itinerário a percorrer, o que levar na mochila e, claro está, as questões relacionadas com a tua saúde e bem estar.

Viajar contribui para a tua saúde, principalmente mental, mas lembra-te que é fundamental uma boa prevenção sobretudo em destinos exóticos para evitares problemas de saúde graves, que podem afectar o teu bem estar durante e após a tua aventura. Estamos aqui para te ajudar nesse sentido, por isso atenta às sugestões que te damos de seguida.

  1. Faz a tua pesquisa

Uma pesquisa rigorosa sobre o teu destino de férias é essencial para saberes qual a prevenção necessária a aplicar. Tem em atenção questões como doenças contagiosas, o clima ou a presença de animais venenosos no(s) país(es) que vais visitar.

Para isso, recomendamos a Consulta do Viajante. É essencial teres a opinião de um profissional, que te vai aconselhar acerca das vacinas indicadas para cada país, e da medicação que deves levar contigo. Nota que em alguns países, como por exemplo os Estados Unidos da América, uma consulta médica e respectivos exames podem facilmente atingir alguns milhares de euros e tu não vais querer isso.

A Landescape tem um acordo para os seus viajantes com a Consulta do Viajante online. Vamos também indicar-te, no Manual do Viajante, as questões básicas a teres em consideração para cada viagem. Mas para outros destinos que não façam parte da nossa oferta, por favor faz essa pesquisa por ti próprio.

Considera também a altitude do destino, principalmente se já tiveres alguns problemas de saúde, como asma ou doenças cardíacas. Em locais como a Bolívia, o Peru, ou o Nepal, poderás sentir o impacto da altitude nos primeiros dias. Se é verdade que a maioria das pessoas tolera com relativa facilidade esta mudança, e só no primeiro dia é que se sentem um pouco mais cansados, outros há que reagem muito mal e como tal nestes casos aconselhamos a que façam a Profilaxia da Acetazolamida, que deve ser tomada em 250mg a cada 12 horas, um dia antes da partida e dois ou três dias depois da chegada. Deixamos alguns conselhos adicionais para que o processo de aclimatação se faça sem problemas:

  • Evitar o álcool durante as primeiras 48 horas e garantir uma hidratação adequada;
  • Evitar esforços físicos mais exigentes nas primeiras 24 a 48 horas.

  1. Mantém o teu sistema imunitário em alta

Mesmo quando não estás em viagem, é aconselhado que consumas alimentos ricos em antioxidantes para potenciares o teu sistema imunitário. No entanto, este é um conselho ainda mais precioso quando viajas. A prevenção é o melhor remédio!

Mantém por isso uma dieta saudável, com frutas e legumes que garantem as vitaminas necessárias ao bom funcionamento do organismo. Poderás também complementar a tua dieta com suplementos vitamínicos – especialmente importante no caso de vegetarianos, ou para quem tem restrições alimentares.

Lembra-te que em viagem alteras os teus ritmos, devido às diferenças de fuso horário, e porque nem sempre descansas convenientemente ou ingeres o tipo de alimentos a que o teu corpo está habituado.

 

  1. Tem cuidado com o que consomes

Em vários países, não é aconselhado beber água não engarrafada, sumos naturais que possam conter água, e comer alimentos crus como por exemplo saladas. Mais uma vez, a pesquisa é fundamental!

Investiga o país para onde vais e que conselhos te dão outros viajantes que por lá passaram, por exemplo através da leitura de blogues de viajantes.

Não ter cuidado com o que comes e bebes pode levar à temida diarreia do viajante, que rapidamente arruína a tua viagem de sonho. Este problema ocorre quando os viajantes são expostos a bactérias, vírus ou parasitas contra os quais não desenvolveram imunidade, isto porque nunca tiveram contacto com os mesmos.

Para esse efeito, recomendamos sempre que tenhas contigo electrólitos para diluir na água que bebes de forma a repores os teus sais minerais, e também UL 250 que te ajuda a regular a flora intestinal.

  1. Leva um kit de primeiros socorros

É sempre recomendável levares contigo um kit de primeiros socorros, principalmente para viagens de aventura, ou para locais com pouco acesso a farmácias. É uma medida preventiva bastante fácil de preparar, e que te pode salvar de infeções ou do desconforto de uma queimadura.

Aqui fica a lista do que recomendamos que incluas na tua farmácia de viagem:

  • Desinfectante antisséptico
  • Pensos rápidos
  • Fraco pequeno de Betadine
  • Compressas
  • Gel aloé vera ou pomada para queimaduras
  • Repelente de mosquitos
  • Pinça
  • Termómetro
  • Medicação básica:

Para além do kit de emergência, deverás também levar a medicação que habitualmente tomas, e informar o teu líder ou companheiros de viagem de qualquer restrição médica relevante. Tem também em atenção às mudanças de fuso horário para a toma de medicamentos regulares.

 

  1. Tem cuidado com o sol

Uma exposição excessiva ao sol, sem proteção, pode ter consequências muito graves. Para além de potenciar o aparecimento de cancro da pele, pode provocar uma insolação durante a viagem. Este problema pode ocorrer se a temperatura do corpo atingir os 40 graus, e requer cuidados médicos imediatos. Uma insolação não tratada pode provocar danos nos órgãos vitais, aparte todo o desconforto que provoca.

A prevenção de queimaduras e insolação passa pelo cuidado com a exposição solar. Utiliza sempre protetor solar de factor suficiente (no mínimo factor 30, mas é recomendável factor 50 em zonas quentes, em dias de maior atividade, ou se a tua pele for mais clara e sensível), e aplica o mesmo várias vezes por dia. Não te esqueças de proteger zonas mais sensíveis, como os lábios, as orelhas, o nariz, ou a parte de trás dos joelhos.

Tem também em atenção a tua indumentária. Utiliza um chapéu sempre que estiveres exposto ao sol, e aposta em roupas leves e claras, que não retenham o calor. Evita a exposição solar nas horas de maior calor – se estiveres a caminhar, opta por andar à sombra.

Óculos de sol são também essenciais, para proteger os olhos. E não te esqueças da hidratação, leva sempre uma garrafa de água contigo, de preferência reutilizável.

  1. Refeições equilibradas

A tua alimentação durante toda a viagem é um factor muito importante para o teu bem estar. Procura fazer refeições equilibradas, e que não se afastem demasiado da tua dieta normal. Experimenta a gastronomia local, claro – é um dos maiores prazeres de viajar – mas equilibra com refeições mais leves e familiares ao teu sistema digestivo.

 

  1. Descansa!

Por último, e não menos importante, descansa o mais que consigas. Tenta dormir horas suficientes, para manteres os teus níveis de energia elevados durante toda a viagem e aguentares todas as atividades planeadas. Uma boa noite de sono é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis – vais agradecer também os pequenos momentos que possas tirar para uma sesta!

 

Com as nossas dicas, já podes seguir para o teu destino de sonho com toda a preparação necessária. Parte à aventura com segurança, e desfruta da tua viagem!