fbpx
Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

O que ter em conta no momento de decidir viajar em família?

Viajar em família é mais do que apenas uma oportunidade para relaxar, é também uma forma agradável de fortalecer conexões e partilhar momentos felizes fora da rotina agitada do dia-a-dia que se transformarão nas memórias futuras da tua família. Afinal, viajar é a melhor maneira de descobrir culturas, paisagens e agregar bons momentos. Por isso, se queres planear uma viagem familiar e não sabes por onde começar, recomendamos-te a leitura deste artigo até ao fim.

O que ter em conta no momento da escolha do destino?

Antes de mais, é preciso analisar todos os prós e contras de cada possibilidade em cima da mesa. Fatores como o nível de conforto e segurança do país, a distância e duração da viagem, o tipo de transportes que serão utilizados, as atrações e atividades que se prevêem realizar, e a alimentação de cada um dos elementos da família devem ser analisados em detalhe.

Lembra-te que viajar em família com crianças não tem obrigatoriamente que significar colocares as tuas paixões e vontades de lado, mas naturalmente terás de te adaptar! Se tens vontade de conhecer um lugar em específico que não parece, à primeira vez, muito atractivo para crianças tenta procurar um pouco mais sobre roteiros alternativos dentro do país. Temos a certeza que vais encontrar opções para todos os gostos e, quem sabe, se nessa pesquisa não acabas a descobrir pequenas vilas e aldeias fora da rota mais turística.

Como escolher então o lugar ideal?

Primeiro, começa por fazer uma lista de cidades/países que gostavas de visitar. Tenta aliar as expectativas desses destinos ao que consideras que pode deixar toda a família feliz. Assim que tenhas essa lista, passa para aquilo a que chamamos a “análise de risco” na qual deverás ter em conta todos os outros elementos acima mencionados: nível de conforto e segurança, distância e duração da viagem, tipo de transportes a utilizar durante a viagem, atrações e actividades a realizar, alimentação e até a documentação necessária para viajar em cada um dos destinos.

Determina quanto tempo tens disponível e em que altura do ano te é possível ausentares. Sabendo a época do ano e a estação em que se viaja, podes desde logo fazer uma triagem uma vez que no nosso Verão o hemisfério sul tem normalmente a época das chuvas e vice-versa. O ponto seguinte é o planeamento financeiro.

 

Planeamento Financeiro

Viajar em família pode ser caro por isso, sugerimos que a viagem seja muito bem planeada para que se tenha uma consciência real de quanto vais gastar. A organização também te previne poupar bastante com passagens aéreas e estadia.

Com a tua lista de lugares e o tempo de viagem determinado, podes começar a procurar pelo melhor preço para os bilhetes de avião, alojamento, transporte, alimentação e atrações previstas. Nos dias de hoje essa pesquisa está bastante simplificada, existem dezenas de blogues e websites com a informação actualizada e detalhada que te permite consultar em tempo real as melhores opções preço/qualidade. E no caso da alimentação podes sempre optar por fazer refeições em casa, em vez de ir sempre a restaurantes. Analisa se compensa alugar uma casa em Airbnb ou até mesmo uma autocaravana em detrimento da estadia em hotel.

Lembra-te de verificar também se a tua família precisa de alguma documentação específica para viajar para os destinos da tua lista: visto, passaporte, formulários sanitários, declarações específicas como por exemplo o ESTA obrigatório para entrar nos Estados Unidos da América ou simplesmente documentos pessoais de identificação. Requisitar documentos pode levar tempo e dinheiro, por isso, deves ter este ponto em consideração.

Para o planeamento financeiro precisas também ser sincero sobre o perfil da tua família. Não vale a pena projectar umas férias em regime low budget e depois optares por resorts e transportes privados.

Quando tiveres todas estas informações compiladas, podes finalmente olhar com clareza e pesar todas as opções de viagem na balança. Este é o momento certo para elegeres o destino que melhor se encaixa na tua família, na tua disponibilidade de tempo e em consonância com as tuas finanças. Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e que te divirtas no processo de planeamento da tua próxima viagem em família.

Este artigo foi escrito em colaboração com a Babysits Portugal.