Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

Porquê viajar? Damos-te 10 motivos para não ficares em casa!

Se estás num impasse entre viajar ou não, encorajamos-te a ler este artigo sobre a importância e vantagens de explorar o mundo, onde te deixamos 10 motivos para não ficares em casa! 

Viajar é um dos melhores investimentos que podemos fazer em nós próprios e uma das poucas compras que nos deixa verdadeiramente mais ricos. Visitar um novo destino permite-nos alargar horizontes e conhecer diferentes realidades, o que se traduz num crescimento pessoal e numa das experiências mais marcantes da nossa vida.

1.  Há coisas que só podes aprender em viagem

Alguns ensinamentos e experiências de vida só são passíveis de adquirir em contexto de viagem. Desde os novos sabores e gastronomias, aos hábitos culturais e diferenças no comportamento em sociedade, a única forma de conheceres verdadeiramente uma realidade é vivendo-a. Testemunhar tudo em primeira mão e não através de um ecrã ou das histórias que te contaram. Ler um livro, ver um filme, ouvir um testemunho de alguém na televisão sem dúvida alargam-te horizontes, mas nunca à escala do que viajar te permite conhecer.

E em última instância, vais-te conhecer melhor a ti, vais obrigar-te a reagir a situações que dificilmente te surgiriam na tua zona de conforto e vais sair de uma viagem mais rico em autoconhecimento.

2.  Viajar vai contribuir para a tua saúde física e mental 

Sair de casa e conhecer novos ambientes, culturas e paisagens é uma excelente forma de reduzir o stress. Além disso, a interação com outras pessoas e as boas memórias que se criam durante as viagens são algo que vais levar contigo para a vida toda e que podem alegrar-te todos os dias. Viajar será sempre uma atividade que te permite enriquecer culturalmente e ganhar experiência de vida enquanto te manténs ativo e te divertes, quer estejas sozinho ou acompanhado.

3.  Das aventuras às amizades, vais criar memórias únicas

Uma das melhores partes de viajar é conhecer pessoas novas. Além de te ajudar a melhorar competências sociais, viajar é uma das melhores formas de criares laços com pessoas que são muito diferentes de ti e com quem podes partilhar histórias e experiências. Viajar acompanhado também te ajuda a desenvolver uma relação forte e de entreajuda com as pessoas do teu grupo, com quem podes partilhar todos os momentos e criar boas memórias. Mas, sozinho ou não, as aventuras engraçadas e histórias que resultam de imprevistos ou acasos durante a viagem também vão tornar-se nas tuas melhores recordações.

E serão essas sem dúvida que um dia irás partilhar com os teus amigos e familiares, já depois de regressado à zona de conforto.

4.  Viajar é um dos melhores caminhos para a autodescoberta

Embarcar numa viagem pode ser uma das melhores maneiras para te conheceres a ti próprio. Ao explorar um novo destino, vais descobrir muito sobre aquilo que te desperta interesse e curiosidade e talvez até encontres uma nova paixão. Conviver com outras pessoas vai ajudar-te a entender quem és e como te comportas fora da tua rotina e zona de conforto, mas não é só isso: viajar também vai testar o modo como reages a desafios e situações adversas, algo que podes usar a teu favor no futuro. A longo prazo, as tuas experiências de vida ajudam a moldar a pessoa que és. 

Cada vez mais, em contexto de formação académica, desenvolvem-se programas internacionais cujo objectivo é melhorar soft skills. Na sua grande maioria esses programas consistem em expor o inscrito a um contexto de viagem, fora de Portugal, onde através das experiências de campo o viajante vai aprender a conhecer-se melhor e com isso afinar algumas competências sociais, sem dúvida importantes para a sua carreira profissional e presença ativa na sociedade. A título de exemplo destacamos a AIESEC.

5.  Vais tornar-te numa pessoa mais flexível e tolerante

Em viagem, vais ganhar uma perspetiva muito mais ampla sobre a vida. O facto de teres que lidar com diferentes situações, desde esperar pelos transportes à possível dificuldade em comunicar com os locais e até aos diferentes hábitos culturais e modos de vida, vai ajudar-te a ser uma pessoa muito mais paciente, tanto na tua vida pessoal como profissional. Os diferentes ritmos de cada país e as prioridades de cada sociedade vão ajudar-te a relativizar os teus problemas e a adotar uma postura mais descontraída perante a vida.

Estares também exposto a diferentes realidades e a diferentes hábitos vão fazer repensar-te alguns conceitos ocidentais, pelo que vais perceber que não existe uma verdade absoluta, mas sim múltiplos pontos de vista para o mesmo assunto e aprenderás a aceitá-los todos, sem julgamento. Partilhamos a título de exemplo este vídeo do Nas Daily que aborda um tema sensível que é a religião e sobre como viajar pode de facto mudar-te!

https://youtu.be/-No7gNGwP2g

6.  Viajar ajuda-te a alcançar objetivos e a vencer medos 

Muitas vezes definimos metas que, quando atingidas, contribuem para a nossa realização pessoal e viajar pode ser uma delas. Conseguir fazer aquilo a que te propões, como marcar uma viagem e desfrutar realmente do tempo que tens para ti, pode por si só ser uma tarefa complicada sobretudo nos dias de hoje. Mas, quando o consegues, é bastante gratificante e regressas da experiência reenergizado e com outra capacidade de iniciar projetos. 

Por outro lado, viajar ajuda-te a superar medos das mais diferentes naturezas. Medo de sair da zona de conforto, medo de ficar doente, medo de sentir solidão sobretudo para quem viaja sozinho, medo de não se conseguir adaptar à realidade do país que visita, medo de andar de avião ou de barco. Viajar obriga-nos a dar um passo em frente mesmo quando temos receio e isso tornanos seres humanos mais destemidos, mais corajosos, mais seguros do que somos e do que queremos ser.

7.  Vais desenvolver sensibilidade cultural

Nem sempre é fácil assimilar o choque cultural quando visitamos um destino completamente diferente daquele a que estamos habituados. Nestas situações, o primeiro passo para a adaptação é informares-te acerca dos hábitos e tradições da região tentando sempre respeitá-los, mesmo quando não os compreendes. O mais certo é regressares da viagem com uma visão mais tolerante sobre esses aspectos que antes de ires não entendias. É importante valorizar o património de cada país e reconhecer que podes aprender sempre muito com a cultura dos outros. 

Além de agires em conformidade com a realidade do país, o teu objetivo último deve ser sempre preservar o que de melhor ele tem e manter um espírito aberto que te vai levar a conhecer novas histórias, idiomas e curiosidades. 

1.  Viajar dá-te uma sensação de liberdade única

Fugir à rotina, sem teres que te preocupar com o trabalho do dia seguinte ou com as típicas responsabilidades do dia-a-dia pode ser uma sensação libertadora e, na maioria dos casos, tem um impacto altamente positivo na vida dos viajantes. Em adição, o entusiasmo de partir à descoberta, aliado à aventura que é explorar um destino, fazem-te sentir que tudo é possível. Sair da tua pequena bolha vai ajudar-te a perceber que o mundo não é apenas aquilo que tu conheces e que ainda há muito para explorar à tua maneira, livremente. 

1.  Explorar ajuda-te a descansar, relaxar e refletir

Viajar é cansativo, sobretudo a nível de esforço físico, mas enquanto viajas permites à tua mente fluir e relaxar. Visitar um país pode ser exatamente aquilo que tu precisas para te abstraíres dos teus problemas, abrandares o ritmo frenético do quotidiano e apreciares o que está à tua volta, colocando muitas vezes na balança os prós e contras sobre algo cuja decisão vens adiando por falta de tempo. Estas pausas, além de trazerem consigo todas as outras vantagens associadas a viajar, podem constituir o momento ideal para determinares um novo rumo na tua vida e reestabeleceres as tuas prioridades para que possas ter um futuro mais descontraído.

1. No final, vais ser uma pessoa mais feliz e completa

Não há dúvida de que as vantagens associadas a viajar aumentam em muito a nossa qualidade de vida. No final das tuas jornadas, todos os pontos mencionados anteriormente vão contribuir de forma positiva para a tua felicidade. As memórias e sentimentos associados às viagens, as amizades que fizeste e o conhecimento que adquiriste sobre o mundo e sobre ti próprio, vão tornar-te numa pessoa mais realizada e otimista.

Viajar é uma experiência valiosa que nenhum bem material pode substituir. Se queres investir em ti, não te esqueças de ter em consideração os motivos que te demos para seguires numa nova aventura. Explorar o que está à tua volta é a melhor forma de quebrares as rotinas, de te superares a ti próprio e de te tornares numa pessoa mais consciente e positiva perante a vida. Aceitas o nosso desafio?

Artigo escrito pela equipa da Landescape.