fbpx
Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

Os prós e contras de viajar de comboio com crianças

Viagem de comboio em família

Viajar em família é essencial à criação de boas memórias, no entanto, sabemos que exige dos pais muito mais planeamento pois viajar com crianças ou bebés pode ser mais complicado do que parece! Já partilhamos anteriormente algumas dicas para viajar de avião com crianças, mas atualmente com tantas opções de transporte não poderíamos deixar de lado o comboio. 

Neste artigo, confrontamos-te com os prós e contras de viajar de comboio, um meio de transporte que se tornou parte do nosso quotidiano e que continua a alimentar o imaginário de tantos viajantes ao longo das décadas. Não é, aliás, à toa que lançamos recentemente na Landescape a viagem do Expresso do Oriente, que nos liga de Viena, na Áustria, a Istambul, na Turquia, precisamente por linha ferroviária.

 

AS VANTAGENS

Em comparação com uma road trip de carro, viajar de comboio com crianças tem dois grandes pontos a favor.

  1. Não tens de te preocupar com o estacionamento, o que normalmente representa uma grande fonte de stress para as famílias;
  2. Evitas o trânsito infernal dos grandes centros urbanos, sobretudo nas horas de ponta, e à saída das auto-estradas nos meses de maior turismo;

Outro aspeto que muitos podem não saber é que viajar de comboio habitua as crianças aos transportes coletivos. E isso ajuda-as a orientarem-se melhor porque passam a reparar na forma como as cidades ou vilas estão conectadas entre si, a compreender como funcionam os carris e a entender os horários dos comboios.   

Por outro lado, as viagens de comboio tendem a ser mais curtas e consequentemente mais prazerosas. Se tens filhos e planeias visitar amigos durante o dia, em vez de levares o carro, vai até à estação mais próxima e viaja. Vais ter tempo para desfrutar da paisagem e interagir com os miúdos, sem te deixares enervar pelas contantes buzinadelas de outros condutores. Visitar alguém nunca foi tão entusiasmante!

Usar transportes coletivos é também uma forma de reduzir as emissões de carbono, e por isso uma alternativa mais sustentável. Por último, mas não menos importante, algumas empresas ferroviárias oferecem pacotes familiares que permitem às crianças pequenas viajar gratuitamente. Por isso, antes de embarcares, verifica as ofertas das companhias ferroviárias para poupar algum dinheiro!

 

AS DESVANTAGENS

Nos comboios, especialmente os suburbanos, é frequente encontrarmos estudantes e trabalhadores que estão de regresso a casa ou a caminho dos seus compromissos e que como tal querem desfrutar de algum silêncio na viagem. Portanto, crianças a correr e a gritar entre carruagens não são propriamente a coisa mais convidativa do mundo. 

Dica: Dependendo da idade dos miúdos, traz uma mochila com, por exemplo, livros e brinquedos para os entreter. Em alternativa, também podes jogar às cartas ou assistir a um filme no telemóvel ou tablet (mas não te esqueças dos auriculares para não perturbar os restantes passageiros).

Outra questão a ter em conta no momento de viajar de comboio é que somos nós que temos de nos adaptar aos horários e não o contrário. Perde-se a comodidade do transporte privado, em que podemos parar onde e quando quisermos, mas estamos certos de que ganhamos noutros aspectos. Como tal, as rotinas dos mais novos, como tomar banho ou comer, têm de ser revistas. As crianças estão sempre com fome e, além disso, têm de ir à casa de banho várias vezes ao dia. No comboio, essa logística poderá ser mais desafiante, mas não é impossível.

Dica: Organizares-te com antecedência nestas circunstâncias é crucial! Quanto à casa de banho, assim que entrares no comboio, pergunta ao revisor onde está localizada, para que possas evitar longas e desnecessárias caminhadas entre carruagens. Se possível, tenta também comprar os lugares que fiquem mais próximos do WC para facilitar o acesso. Sobre a alimentação, não caias na armadilha dos aperitivos que te poupam tempo e esforço. Em alternativa, prepara alguns petiscos saudáveis no dia anterior, para os quais não precisas de muita habilidade culinária. Estas marmitas infantis, por exemplo, são a forma ideal de dar às crianças uma alimentação saudável que também é tentadora para o paladar.

E a bagagem? Não importa se decidiste passar um fim-de-semana fora ou visitar uma cidade europeia por dez dias. Encontraste uma oferta imperdível e os teus filhos mal podem esperar para ir! Ótimo, quantas malas devem ser levadas? 

Dica: A regra “traz apenas o que precisas absolutamente” deve ser aplicada à letra aqui; não só não tens a comodidade do carro para poder transportar tudo o que quiseres, como terás de movimentar a tua bagagem à mão e certificares-te de que os teus filhos te seguem para todo o lado! Parece uma tarefa de super-herói, mas lembra-te que tudo é possível, especialmente com organização. O que considerar, portanto?

  • Saco alimentar;
  • Mochila com jogos;
  • Vestuário: pensa antecipadamente em como combinar a roupa no dia-a-dia e quais os artigos que podem ser usados mais do que uma vez;
  • Garrafas pequenas para colocar champôs, cremes, etc. Um pouco como viajar de avião onde se é obrigado a cumprir as normas líquidas. Ao aplicar a mesma regra a este tipo de viagem poderás poupar muito espaço! 
  • Medicamentos: leva sempre um kit de emergência, especialmente se estiveres a viajar com crianças.

Em breve dedicamos um artigo só a este tema, como preparar uma mochila para crianças.

Lembra-te que viajar de comboio com crianças é, sem dúvida, uma experiência divertida, mas também tem as suas exigências. O importante é não te deixares desencorajar pelos aspetos negativos, até porque há sempre uma solução para cada um deles. 

Recomendamos que comeces com viagens mais curtas e depois gradualmente sobes a fasquia para viagens mais longas. Viajar pela Europa de comboio, deslocando-te de uma capital para a outra, por exemplo, é uma experiência incrível! Portanto, segue estas dicas e deixa os mais novos descobrirem o mundo a partir de uma janela.

Este artigo foi escrito em colaboração com a Babysits Portugal.