Apps de viagem recomendadas pela Landescape

Quais as melhores aplicações de telemóvel para utilizar em viagem? De que forma nos podem ser úteis em situações tão diversas quanto comunicar com os locais numa língua que não dominamos ou ajudar-nos a encontrar a melhor forma de nos deslocarmos do ponto A ao ponto B?

Neste artigo, assinado pela líder de viagem Carina Silva, procuramos, com base na nossa experiência, recomendar algumas aplicações que consideramos vantajosas no momento de fazer a mochila e partir à aventura.

Apesar de não me considerar uma amante de tecnologia, no sentido de que não estou sempre atrás das últimas novidades do sector, e de ter até alguma resistência a estar conectada ao telemóvel quando me encontro a viajar, reconheço a sua utilidade e pertinência, especialmente se viajar sozinha. Por isso, partilho convosco de seguida a lista das aplicações que não dispenso ter à mão e que, confesso, me têm dado muito jeito. Se desse lado tiveres outras recomendações que valham a pena referir por favor escreve-nos.

XE CURRENCY

Uma das principais dificuldades ao viajar fora da Zona Euro é exatamente o lidar com a conversão de dinheiro para a moeda local. Uma dor de cabeça, que nos obriga a estar constantemente a fazer cálculos de matemática ou a recorrer à calculadora do telemóvel para saber quanto estamos a pagar por cada produto ou serviço que adquirimos.

Por isso, tenho sempre instalada no telemóvel a aplicação da XE Currency, que me permite criar uma lista de até 10 moedas diferentes na versão gratuita e até 20 na versão paga, de forma rápida e eficaz.

LIVE EXPENSES

Fácil, rápida e intuitiva, esta aplicação é uma excelente aliada no controlo de despesas em viagem, na medida em que te permite identificar todos os gastos que tiveste dia após dia. Podes dar entrada de cada despesa mesmo estando offline e, em tempo real, percebes quanto já gastaste até à data e quanto ainda tens disponível no teu orçamento.

Para teres uma ideia, até em Portugal, para controlo de gastos com as contas da casa, a uso, é mesmo útil. Tem, no entanto, a desvantagem de apenas estar disponível para iPhone.

SPLITWISE

Esta aplicação é especialmente útil quando viajamos com familiares, amigos ou em grupo e não queremos perder tempo com contas para trás e para a frente. O método de utilização é muito simples: sempre que alguém do grupo tem uma despesa que é partilhada, ainda que com apenas uma ou duas pessoas desse mesmo grupo, dá entrada desse gasto na aplicação antes que se esqueça e identifica com quem tem de dividir o valor. No final, o Splitwise garante que quem paga seja reembolsado no valor correto e com um número mínimo de transações. O reembolso, resultante da equação entre o que gastou e o que tem de pagar, pode ser feito em numerário ou online com recurso a outras aplicações como por exemplo o PayPal.

REVOLUT

Revolut é um banco digital britânico que permite a realização de transferências nacionais e internacionais, pagamentos, débitos diretos ou operações de câmbio, sem comissões bancárias ou com comissões mais baixas que as praticadas pelos outros bancos.

Descarregando a aplicação para o telemóvel, permite-nos em tempo real – desde que estejamos ligados à internet – ser notificados dessas mesmas transações o que é excelente para controlar eventuais burlas online. É ainda uma boa opção para transferir dinheiro em viagem, por exemplo em resultado da utilização do Splitwise.

WIKILOC

Se gostas de uma boa aventura, de caminhar, andar de bicicleta, ou de desfrutar da natureza, vais aproveitar, com certeza, o Wikiloc. Esta aplicação possui mais de 10.000 trilhos um pouco por todo o mundo.

Podes selecionar o tipo de percurso que queres fazer: como montanha, cicloturismo, bicicleta, kayak, entre outros, e ainda escolher o grau de dificuldade do trajeto. Como tens ao teu dispor fotografias dos percursos, partilhadas pelos membros exploradores, podes perceber se te agrada ou não cada uma das rotas. Vale muito a pena experimentar.

ROME2RIO

Trata-se de um agregador de pesquisa que fornece uma visão geral das diferentes opções de transporte entre dois ou mais destinos, incluindo a utilização do comboio, autocarro, avião, barco, ferry, táxi e carro. Ao utilizar o Rome2Rio ficamos ainda com uma ideia muito clara da duração e do custo de cada uma das opções listadas, permitindo o encaminhamento para o respectivo site das opções de transporte para que possamos avançar com a compra dos bilhetes.

É por isso uma ferramenta muito útil quando estamos a planear uma viagem.

MAPS.ME

Para quem tem um fraco sentido de orientação ou para quem quer simplesmente ser mais eficaz a encontrar uma localização especifica, por exemplo, de um hotel ou de uma atração turística sem perder tempo, a utilização de um GPS é essencial e o Maps.me tem duas grandes vantagens, na minha opinião. Primeiro permite-te navegar offline, o que é extremamente eficaz quando estamos em viagem sobretudo em zonas mais remotas onde o sinal de telemóvel facilmente se pode perder. Toma nota de que tens previamente que descarregar o mapa da região para o telemóvel. E, em segundo lugar, permite-te marcar os pinos de todos os locais que queres ter no mapa agrupando-os por viagem. Assim, um dia que queiras regressar ou se quiseres recomendar algum sítio a alguém tens todo esse trabalho já feito.

ACCUWEATHER

Talvez por ser líder de viagem e me ter habituado à necessidade de ter um plano B, caso o clima não coopere com o programa inicialmente previsto, uso bastante a aplicação da Accuweather.

Através dela, consegues aceder ao estado do tempo em qualquer parte do mundo, de uma forma bastante assertiva diga-se, com uma previsão de até 30 dias para a frente, tendo ainda acesso a dados importantes como por exemplo a expectativa em relação ao vento e à humidade.

SPOTIFY PREMIUM

Spotify é um serviço digital que dá acesso instantâneo a milhões de músicas, podcasts, vídeos e outros conteúdos de criadores no mundo inteiro. Na sua versão premium, que te obriga à subscrição de um plano pago, tens a vantagem de poder não só aceder a esses conteúdos sem anúncios mas também aceder em modo aos mesmos quando estás offline.

Não dispenso a sua utilização, seja para ouvir música ou podcasts durante os voos – já que sou daquelas pessoas que tem imensa dificuldade em adormecer dentro de aviões – seja para dar música aos meus viajantes durante as nossas road trips.

GOOGLE TRANSLATE

Finalmente, o Google Translate, que traduz de forma imediata para mais de 100 línguas, e ainda faz áudio-leitura do que escreveres. Se não tiveres acesso à internet no local para onde vais viajar, podes transferir o idioma que pretendes e usá-lo mais tarde em modo offline.

É uma excelente forma de aumentares a capacidade de comunicação em países onde não dominas a língua e queres interagir com os locais.

Deixar um Comentário

Continuar a explorar | Belandescape

Recortes de Imprensa

Este site utiliza cookies, ao continuares estás a permitir a sua utilização. Quero saber mais Ok