O que é necessário levar na mochila?
Quando se trata de fazer uma mala, a melhor maneira é economizar espaço. Logo para começar, devem empacotar as roupas com eficiência, pelo que se tiverem sacos de vácuo ainda melhor. Caso contrário enrolem as peças em pequenos rolinhos o que facilita imenso o processo e até ajuda na altura de terem de ir à mala buscar alguma coisa.
É importante lembrar que ao longo da viagem podem lavar roupa por isso não é necessário exagerarem na quantidade de peças que levam. Eu normalmente lavo a roupa interior no próprio dia que uso, deixo a secar durante a noite e assim nunca acumula. Já as peças de fora acumulo e sempre que posso faço lavandaria nos locais onde fico hospedada. Em termos de calçado levo normalmente umas botas de montanha impermeáveis e confortáveis, e uns chinelos/sandálias que prendem atrás no tornozelo. No limite levo também umas sapatilhas mais frescas, leves, se estiver exposta a regiões com temperaturas mais altas.
Lembrem-se sempre que itens pesados devem ser armazenados na parte inferior da mochila de forma a criar equilíbrio, ao passo que itens mais frágeis ou que vão necessitar logo à chegada ao destino – como um agasalho ou produtos de higiene pessoal – devem ser dispostos no topo. Se tiverem algum produto que possa verter líquidos durante a viagem não se esqueçam de o colocar dentro de um saco impermeável como proteção.
Outra dica importante prende-se com o estojo de higiene que sobretudo no caso das mulheres tende a ser pesadíssimo. Optem por produtos em miniatura para economizar peso e vão recarregando ao longo da viagem ou quando acabarem compram mais. Da mesma forma, em relação à farmácia de viagem comprem uma caixinha e segmentem por compartimentos a medicação que levam. Não se esqueçam que na maioria dos países por onde vão viajar existem farmácias e centros de saúde que vos podem ajudar caso precisem.