Sugestões de lanches para levar em viagens com crianças

Vais viajar com os teus filhos e não sabes que comida preparar?
Partilhamos 7 sugestões de lanches práticos e saudáveis para viagens em família.

O truque é o planeamento. Dependendo do meio de transporte que vais utilizar, é importante teres em atenção alguns fatores relevantes. Por exemplo, se fores viajar de avião lembra-te que só se podes transportar contigo líquidos até 100ml. Aplicam-se algumas exceções à alimentação a recém-nascidos, mas a nossa sugestão é que consultes o website da companhia aérea em que vais viajar previamente, para te informares das restrições impostas. Outro aspecto importante a ter em linha de conta é que as crianças não conseguem suportar longos períodos de jejum por isso garante que os snacks que vais levar são saudáveis e, mais importante, fazem parte da sua dieta alimentar para não serem rejeitados.

Recomendamos também que optes por alimentos saudáveis com pouca gordura, uma vez que são menos propensos a indisposições durante a viagem. Sempre que possível, certifica-te, ainda, que lavam as mãos antes e depois das refeições.

FRUTAS

A fruta é um bom complemento alimentar em viagem uma vez que hidrata e contém várias vitaminas. Tenta optar por levar frutas que já estejam cortadas e descascadas, para facilitar a logística. Maçã, banana, pêra e tangerina são algumas das nossas recomendações.

Outra boa opção é levar fruta desidratada. Para a preparar, basta cortar a fruta em fatias bem finas e colocá-la no forno até que estas fiquem crocantes. Os miúdos adoram o estaladiço da fruta.

VEGETAIS

Outra opção muito válida para os lanches em viagem é cortar vegetais que sejam fáceis de comer com as mãos. Alguns exemplos incluem palitos de cenoura, pepino e tomate cereja.

Dica: Corta a fruta e os vegetais verticalmente para evitar que os teus filhos se engasguem. 

FRUTOS SECOS

Os frutos secos são sobretudo recomendados para as crianças maiores uma vez que têm uma boa dose calórica. Alguns exemplos são nozes, amêndoas, granola e castanhas. 

BOLACHAS

As bolachas são um snack rápido e eficaz na alimentação dos miúdos. No entanto, se optares por comprar bolachas, lê com atenção os rótulos para te certificares que as mesmas não são muito industrializadas nem contêm uma dose astronómica de açúcar que só os vai deixar ainda mais agitados. Um bom exemplo são as bolachas marinheiras, de água e sal ou de milho. 

OVOS COZIDOS

São uma ótima e fácil opção de proteína para as viagens mais longas. Basta cozinhar bem o ovo e depois passar em água fria. É aconselhável levar o ovo com a casca numa lancheira e remover a casca apenas na hora exata de comer. Evita esperar muito tempo entre a data de cozedura e a ingestão do ovo, especialmente em dias quentes. 

SANDES 

Fácil de preparar e conservar. Para além disso, dá para variar dependendo dos gostos de cada membro da família. Alguns exemplos incluem sandes de queijo ou de perú, mas podes arrojar pasta de atum ou mesmo salmão fumado com guacamole. Também podes adicionar alguns legumes como a cenoura ou o tomate cereja. Para protegeres a sandes, usa papel alumínio.

BEBIDAS 

A água é essencial em viagem para manter as crianças hidratadas. Como alternativa, podes recorrer a sumos naturais como o de laranja ou de maçã. Se estiver muito calor e estiveres a viajar de carro, podes parar numa bomba de gasolina e pedir gelo para colocar no sumo. 

Também podes optar por levar iogurtes. Se assim o fizeres, elege iogurtes que sejam naturais ou desnatados, e evita os açucarados. Lembra-te que os iogurtes líquidos são mais fáceis de ingerir em viagem do que os iogurtes sólidos que obrigam a usar colher. 

Agora já tens uma lista extensa com vários snacks possíveis para levar em viagens com crianças. Só te resta eleger o próximo destino de férias, sendo que já aqui listamos os países mais baby-friendly da actualidade. Vai lá espreitar!

Deixar um Comentário

Continuar a explorar | Belandescape

Recortes de Imprensa

Este site utiliza cookies, ao continuares estás a permitir a sua utilização. Quero saber mais Ok