AS DESVANTAGENS
Nos comboios, especialmente os suburbanos, é frequente encontrarmos estudantes e trabalhadores que estão de regresso a casa ou a caminho dos seus compromissos e que como tal querem desfrutar de algum silêncio na viagem. Portanto, crianças a correr e a gritar entre carruagens não são propriamente a coisa mais convidativa do mundo.
DICA: Dependendo da idade dos miúdos, traz uma mochila com, por exemplo, livros e brinquedos para os entreter. Em alternativa, também podes jogar às cartas ou assistir a um filme no telemóvel ou tablet (mas não te esqueças dos auriculares para não perturbar os restantes passageiros).
Outra questão a ter em conta no momento de viajar de comboio é que somos nós que temos de nos adaptar aos horários e não o contrário. Perde-se a comodidade do transporte privado, em que podemos parar onde e quando quisermos, mas estamos certos de que ganhamos noutros aspectos. Como tal, as rotinas dos mais novos, como tomar banho ou comer, têm de ser revistas. As crianças estão sempre com fome e, além disso, têm de ir à casa de banho várias vezes ao dia. No comboio, essa logística poderá ser mais desafiante, mas não é impossível.
DICA: Organizares-te com antecedência nestas circunstâncias é crucial! Quanto à casa de banho, assim que entrares no comboio, pergunta ao revisor onde está localizada, para que possas evitar longas e desnecessárias caminhadas entre carruagens. Se possível, tenta também comprar os lugares que fiquem mais próximos do WC para facilitar o acesso. Sobre a alimentação, não caias na armadilha dos aperitivos que te poupam tempo e esforço. Em alternativa, prepara alguns petiscos saudáveis no dia anterior, para os quais não precisas de muita habilidade culinária. Estas marmitas infantis, por exemplo, são a forma ideal de dar às crianças uma alimentação saudável que também é tentadora para o paladar.