No artigo de hoje, abordamos o papel do Yoga e do Ayurveda no reforço do nosso sistema imunitário, uma medida preventiva que recomendamos que tenham, uma vez que está comprovado que ajuda a reduzir as probabilidades de sermos infectados por um vírus e que o mesmo se desenvolva e manifeste sintomas mais graves.
SINAIS E SINTOMAS DO CORONAVÍRUS
Como sabem, a grande problemática em torno deste vírus consiste no alargado período de incubação que pode ir até aos 14 dias. O que quer dizer que podemos sentir-nos perfeitamente bem, sem manifestar qualquer um dos sintomas apontados nesta doença, mas ainda assim estarmos infectados e como tal contagiarmos outras pessoas com quem convivemos nesse hiato de tempo, sendo que o maior perigo vai naturalmente para as pessoas acima dos 70 anos ou que sofram de alguma patologia.
Então, quais são os sinais e sintomas mais típicos?
- Sistema respiratório – Dor de garganta, tosse seca, sensação de cabeça pesada e falta de ar. Nos casos mais críticos foram detectados insuficiência respiratória, choque séptico e/ou disfunção/falha de múltiplos órgãos.
- Sistema digestivo – Vómitos, náuseas e diarreia com dor no abdómen.
- Sistema muscular – Fadiga, dores musculares no corpo.
- Sistema linfático ou imunológico – Febre alta.
- Sistema nervoso – O coronavírus causa desmielinização no sistema nervoso central, causando prejuízo na sensação, movimento, cognição e outras funções dependendo dos nervos envolvidos.
Para crianças e adultos saudáveis, a infecção pelo Coronavírus gera apenas sintomas leves que podem assemelhar-se a uma gripe ou resfriado. Mas uma vez mais reforçados que no caso dos séniores ou mesmo em pessoas que sofram já de alguma patologia como doença respiratória, problemas cardíacos, diabetes, entre outros, o risco associado ao contagio é bem maior.