fbpx
Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

Enzo & Eva, sustentabilidade em família

Sustentabilidade na primeira pessoa: Enzo & Eva, produtos para a vida em família

Proprietária e diretora de uma creche, jardim de infância e escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Rita Marques é a cara por trás da Enzo & Eva, uma marca inspirada no nome dos seus filhos e que se assume como sustentável, unissexo e pensada para toda a família amar e brincar.

As ideias para os produtos originais Enzo & Eva surgiram-lhe com a descoberta de que iria ser mãe pela segunda vez, uma gravidez que não tinha planeado e que naturalmente lhe trouxe algumas inquietações. Os receios financeiros que surgiram com a nova adição à família, as necessidades de enxoval e as inseguranças causadas pela surpresa aliaram-se imediatamente aos seus valores e ao conhecimento que acumulou enquanto educadora e professora. Sabia que queria prolongar a vida dos bens adquiridos para o primeiro filho, sem descurar na aparência do novo rebento, por isso, todos os produtos foram desenvolvidos com o objetivo de serem unissexo.

O impacto no ambiente

Na Enzo & Eva cada peça é única e conta uma história, acompanhando a evolução e o crescimento das crianças. Com isso, promovem-se os valores da sustentabilidade, da poupança e proteção do meio ambiente.

Na confeção dos seus produtos está sempre presente a regra dos 3 r’s: reduzir, reutilizar e reciclar de forma a dar o exemplo às gerações vindouras. Para cumprir esses objectivos apostou em cores que nunca saem de moda, padrões naturais, cortes simples e confortáveis que não se deixam constranger pelas normas, materiais orgânicos, tintas naturais, e embalagens recicladas e recicláveis aliadas a uma política de confeção sem desperdício.

Os produtos são manufaturados numa empresa familiar de confeção no Norte do país,  a JSS Confeções.

Os produtos Enzo & Eva

O conceito por trás de cada produto pertence à Rita mas é em conjunto com a sua equipa que cada peça ganha vida.

EYRIE é um produto versátil e multifunções desenvolvido para acompanhar as crianças desde o nascimento: é um ninho perfeito para os bebés dormirem desde os primeiros dias de vida, que se transforma num ginásio de atividades bem espaçoso para as primeiras explorações e que, mais tarde, pode ser também convertido numa divertida tenda, ideal para a fase em que as crianças começam a gostar de cantinhos escondidos e de refúgios para brincar num espaço protegido e só delas. O EYRIE serve ainda de caixa para arrumar os brinquedos, e pode também ser separado num tapete de atividades e num almofadão. Este produto inovador e muito útil para as rotinas em família, é lavável, muito fácil de utilizar e transportar. A sua versatilidade, durabilidade e a intemporalidade fazem dele um produto sustentável e económico, motivador da criatividade, da brincadeira e dos momentos divertidos em família.

BELLY, por sua vez, é um body sem molas que, graças ao remate comprido, cresce com o bebé, podendo ser deixado aberto ou ser fechado com um nó. Pode ser utilizado a partir dos 6 meses e até aos 24 meses ou 12 Kg. É confortável, aconchegante e muito prático para as mudas de fralda. Com o tecido que sobra pode envolver o bebé com a técnica de swaddling para que sinta o aconchego a que estava habituado na barriga da mãe ou utilizar como avental de amamentação.

A Enzo & Eva apresenta ainda o NESTING BRAID, uma almofada em forma de trança para apoio na amamentação e que serve também para proteção no berço. É a companhia ideal na hora de dormir, de brincar e de exercitar. A NESTING BRAID também serve de decoração e é ainda o par ideal do EYRIE, uma vez que aconchega na perfeição os mais pequeninos dentro do ninho.

Pontos de venda

Para aqueles que tenham ficado interessados em adquirir os produtos da Enzo & Eva fiquem a saber que podem fazê-lo através do site e nas respectivas redes sociais nomeadamente o Facebook e o Instagram.

A escala de preços varia entre os 8€ os 196€, sendo que a marca permite ainda a customização à medida, sempre com o compromisso de manter o mínimo de impacto possível no ambiente.

Este é o segundo artigo de uma série que intitulamos de “Sustentabilidade na primeira pessoa” onde pretendemos dar a conhecer projetos nacionais que ajudam a mudar o mundo. Se também tu queres contribuir para um mundo mais verde e justo fica atento às nossas dicas!