Manuel Nogueira de Sousa, “Manel” para a família e amigos mais chegados, é o viajante frequente da Landescape que te damos a conhecer melhor.
Natural de Mozelos, em Santa Maria da Feira, atualmente com 72 anos e a residir em Ovar, Manuel confessa-se um apaixonado por fotografia e um ávido aventureiro que já carimbou cerca de 50 países no passaporte. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, viaja habitualmente com a esposa, a Isabel, com quem está casado há mais de 50 anos e com a qual partilha não só o gosto pela descoberta de novas culturas, mas também o interesse pela música, desporto, leitura e jardinagem. Da relação de ambos nasceram três filhos, que por sua vez fizeram aumentar a descendência em seis netos.
Sempre gostou de viajar, admite, mas a reforma trouxe-lhes outro vagar para se ausentarem de casa por períodos mais longos. Assim, em 2013, começou a olhar para o globo com outra atenção, e também com outra frequência diga-se, na expectativa de eleger o próximo destino. De todas as viagens que fez aquela que guarda com mais carinho aconteceu em 2019, numa passagem por Singapura, Malásia e Tailândia (mais concretamente a ilha de Koh Lipe). Foi uma viagem totalmente programada pelo Manuel e pela esposa, em que se deixaram envolver com as comunidades locais, utilizando ao longo do percurso vários meios de transporte, a saber: avião, autocarro, comboio, táxi, barco e moto-táxi. Mas nem tudo são rosas e na sua lista de peripécias aquela que imediatamente lhe vem à memória aconteceu durante a viagem ao Sri Lanka e Maldivas. Estávamos em finais de Fevereiro, inícios de Março de 2020 e…não precisamos de dizer mais nada não é? A pandemia da Covid-19 apanhou-os a meio da viagem obrigando a uma paragem forçada e um regresso atribulado a casa, naquela que foi uma verdadeira odisseia de voos.
Vamos conhecê-lo um pouco melhor?