Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

Bolívia, a imensidão da paisagem

Detalhes da Viagem

  • Bolívia
  • Aventura, Cultural
  • 23 Nov, 2019 - 7 Dez, 2019
  • 15 dias / 14 noites
  • 1.375€ / pessoa
  • 4 - 11 pessoas
  • + 16 anos
Google+LinkedIn

Destaques

Descobre o lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo e o segundo maior da América do Sul, que guarda um dos mais sagrados locais para a civilização Inca, a Isla del Sol.

Percorre o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, onde encontras vulcões, ilhas com cactos gigantes, flamingos, lagoas coloridas e formações arenosas que nos remetem para as pinturas de Salvador Dali.

Entranha-te no Cerro Rico, ou “a montanha que come homens” como lhe chamam os bolivianos, centro da exploração mineira durante a colonização espanhola.

Impressiona-te com uma diversidade de locais pertencentes à lista de Património Mundial da UNESCO.

Explora o Parque Nacional de Amboró, uma das menos exploradas e mais biodiversas reservas mundiais protegidas!

A Experiência

A Bolívia é um país multi étnico, de contrastes muito bonitos e geograficamente rico na sua diversidade. Muitas vezes apelidado do Tibete da América do Sul, é um dos países mais remotos do continente e um dos únicos sem costa, com 60% da sua população de origem indígena.

Se és amante de aventura e viagens culturais, embarca nesta experiência connosco e descobre a cultura desta civilização milenar e os costumes andinos dos bolivianos. Serão 15 dias de contacto com a natureza e com a espiritualidade de um povo que tira da terra tudo aquilo de que necessita para sobreviver.

Uma viagem que te ficará no coração e na mente para sempre!

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - La Paz
Hoje é o dia reservado à tua chegada!

La Paz está num vale profundo rodeado por montes e montanhas de grande altitude, pertencentes à Cordilheira dos Andes. Graças à sua geografia, é considerada a capital mais alta do mundo, com cerca de 4.000 metros em El Alto onde se localiza o aeroporto e 3.100 metros na área residencial mais baixa.

Aproveitaremos as horas que sobram do dia para a tua aclimatação à altitude e para um primeiro contacto com os locais e com a cultura boliviana.
Sugiro assistirmos ao pôr do sol num dos muitos circuitos de teleférico que abastecem a cidade.
Hotel
2
Dia 2 | La Paz
No período da manhã iremos até ao Valle de la Luna, um sítio arqueológico que ganhou o nome devido às formações rochosas que se assemelham ao solo da lua.

Regressaremos pela hora de almoço ao centro e caminharemos lentamente pela cidade, onde se encontram a Praça San Francisco que alberga diversos museus, a colonial Calle Jaene e a Praça Murillo, e, ainda, o Mercado de Las Brujas onde se podem comprar amuletos, talismãs, folhas de coca e outros produtos locais. Este é também o local ideal para adquirires alguns produtos de artesanato local dado que a diversidade é grande.

Depois do jantar regressamos ao hotel para descansar.
Hotel
3
Dia 3 | La Paz - Copacabana
De manhã acordaremos cedo para apanhar um transfer privado que nos levará às Ruínas de Tiwanaku, Património Mundial da UNESCO. Consideradas o último vestígio de uma das mais duradouras civilizações da América do Sul, são anteriores às construções megalíticas dos Incas, e evocam o deus criador Viracocha.

De Tiwanaku seguimos para Copacabana, onde ficaremos a dormir nessa noite, e que nos serve de base a uma visita muito especial – a Isla del Sol.
A viagem de autocarro tem uma duração média de três horas, pelo que chegaremos a Copacabana ao final da tarde.

Poderemos levar a totalidade da bagagem connosco ou apenas o essencial para a estadia em Copacabana e Isla del Sol, ficando o restante armazenado no nosso hotel em La Paz onde regressaremos.
Hotel
4
Dia 4 | Isla del Sol
Durante o Império Inca, a Isla del Sol era considerada um santuário onde estava o templo dedicado ao deus Sol. Hoje, a ilha é habitada por comunidades de origem quéchua e aimará, que se dedicam basicamente à agricultura, ao turismo, ao artesanato e à criação de lamas e outros mamíferos.

A ilha fica a 20 quilómetros de Copacabana, distância que é percorrida em ferry boat, e é uma das pérolas deste país. Hoje dormimos aqui, na Comunidade Yumani, situada no sul da Ilha.

O dia será de descanso e de fotografias para quem for adepto.
Ao final da tarde convido-vos a passear um pouco a pé para assistirmos ao pôr do sol.
Guesthouse
5
Dia 5 | Copacabana - La Paz - Vila de Uyuni
Depois de navegarmos as águas cristalinas do Lago Titicaca, no regresso a Copacabana voltaremos à cidade de Laz Paz em autocarro.

O período da tarde reserva-nos uma surpresa!
Vamos degustar a comida tradicional boliviana, em ambiente familiar, por isso guardem a barriga que a comida promete ser deliciosa.

Depois de jantarmos, apanharemos um autocarro nocturno com direcção à Vila de Uyuni onde chegaremos ao início da manhã. É importante deixarmos nesse dia a mala feita apenas com o que necessitamos para os três dias do tour, uma vez que a bagagem na sua totalidade poderá não seguir connosco nos jipes por falta de espaço.
Autocarro nocturno
6
Dia 6 | Salar de Uyuni
Hoje começa uma aventura de três dias pelo deserto de Uyuni, considerado o maior deserto de sal do mundo, naquela que é a melhor altura do ano para ser visitado graças ao efeito de espelho que o sal provoca.

Sairemos do hotel após o pequeno-almoço com direção a Colchani, uma pequena vila que subsiste graças à extração de sal. Segue-se o cemitério de comboios, onde desde os anos 50 são
colocadas carruagens em fim de vida para delícia dos amantes de fotografia que vêm aqui um cenário Mad Max.

Depois do almoço, servido num dos muitos hóteis de sal da região, seguiremos para o Salar onde teremos a tarde para contemplar esta maravilha da natureza.

A noite será passada num alojamento local, onde também jantaremos.
Alojamento local
7
Dia 7 | Salar de Uyuni
Bem cedo, damos continuidade à expedição. Passaremos pelas pequenas cidades de San Juan e Chiguana para entrar no deserto de Siloli, onde se encontra a famosa Arbol de Piedra. Logo de seguida, acedemos aos lagos coloridos Hedionda, Chiar Kota e Ramaditas cuja tonalidade se deve aos metais que por lá abundam.

Depois do almoço, entramos na Reserva de Eduardo Avaroa onde fica localizado o alojamento desta noite. Visitaremos a Laguna Colorada e o Lago Vermelho onde existem milhares de flamingos a pintar a paisagem.

Nesta noite dormimos num dos refúgios básicos da Reserva, em regime de camarata. O alojamento é muito simples, mas para aqueles que não prescindirem do comodismo há a possibilidade de pedirem um quarto twin privado com WC por 30$ adicionais por pessoa.
Alojamento local em regime de camarata
8
Dia 8 | Salar de Uyuni - Vila de Uyuni
O último dia começa ainda de madrugada, perto das 5 horas, por forma a vermos os gaisers em plena potência pelo contacto com o ar fresco da alvorada. A paragem seguinte faz-se nas termas naturais de água quente que te ajudarão a recarregar baterias e aquecer-te a alma.

Continuaremos para a Laguna Verde, protegida pelo Vulcão de Lincacabur, e de lá para o surreal deserto de Salvador Dali, último ponto de visita desta expedição.

O regresso à cidade de Uyuni é feito perto das 18 horas.
Hotel
9
Dia 9 | Vila de Uyuni - Potosi
Sairemos de Uyuni, logo após o pequeno-almoço, prevendo-se a chegada a Potosi por hora de almoço.

Potosi tem a marca de ser a mais alta do mundo com mais de 4.100 metros de altitude. Isso obriga-nos a cuidados redobrados devido à falta de oxigénio no ar e às temperaturas frias pelo que recomendamos que as caminhadas sejam feitas de forma lenta para o corpo se adaptar e que levem agasalhos.

Usaremos a tarde para visitar o centro histórico e conhecer a Casa Nacional da Moeda que aborda a temática da extração mineira, principal motor económico da região.
Hotel
10
Dia 10 | Potosi - Sucre
Acompanhados de um guia, faremos a visita às minas activas de Cerro Rico, "a montanha que come homens". Aqui conheceremos as duras condições de trabalho destes mineiros, assim como as tradições relacionados com o El Tio que existe em todas as minas. A vista a partir do topo do Cerro Rico deixar-vos-á boquiabertos.

Depois de tomarmos banho e de um almoço tardio seguimos para Sucre onde vamos ficar nas duas próximas noites.
Hotel
11
Dia 11 | Sucre
Sucre é uma cidade de grande importância na Bolívia, capital constitucional do país e também uma das mais belas. Nela existem várias casas coloniais, museus e igrejas que merecem uma visita, assim como o centro histórico que inclui a Plaza de las Armas, a Catedral, e o Mercado que apresenta algumas das maiores iguarias da cozinha andina, ou o Museu Casa de la Liberdade.

O dia é livre, porém se me quiserem acompanhar farei um pequeno City tour de manhã pelo Mercado e Parque Simón Bolivar, e no período da tarde iremos até à Praça Pedro de Anzúrez com o incrível Museu de la Recoleta.
Hotel
12
Dia 12 | Sucre - Samaipata
Começamos o dia a apanhar um voo interno com direcção a Santa Cruz de La Sierra para evitar a ligação terrestre entre Sucre e Samaipata que é, infelizmente, longa e penosa.

Chegados ao aeroporto de Santa Cruz de la Sierra, faremos um transfer em mini-bus até à pequena vila de Samaipata, viagem que tem a duração de 3horas. Aqui ficaremos alojados bem no centro, num espaço cuja atmosfera nos parece perfeita para relaxar nestes últimos dias da viagem.
Alojamento local
13
Dia 13 | Samaipata
A manhã será passada no Parque Ecológico de Las Cuevas onde desfrutaremos de alguns banhos de sol nas cascatas que por lá existem.

Depois de almoço, tarde livre para piscina e massagens.
Se aceitarem o meu convite, convido-vos a ao final da tarde irmos visitar o El Refúgio, onde estão macacos, araras, pavões, cavalos e outros animais selvagens em recuperação.
Alojamento local
14
Dia 14 | Parque Nacional de Amboró
O Parque Nacional de Amboró é uma obra ecológica com mais de meio milhão de hectares. Graças à sua localização geográfica, nele confluem três ecossistemas distintos: a Amazónia, o Norte de Chaco e os Andes, o que lhe permite uma biodiversidade impossível de encontrar noutra parte do globo.

Teremos o dia para explorar esta região protegida da Bolívia, desfrutando da natureza e da serenidade que ela nos provoca.
Alojamento local
15
Dia 15 | Samaipata - Santa Cruz de la Sierra
A nossa viagem chega hoje ao fim.

Em função dos horários dos voos de regresso a Portugal a partir de Santa Cruz de la Sierra, tomamos um pequeno-almoço reforçado ou almoçamos e seguimos em transfer privado.

Foi um enorme prazer ter-vos recebido e espero que como eu guardem a Bolívia no coração, obrigado pelo voto de confiança!

O que está incluído?

  • 13 noites em Hotel/Alojamento local, em quarto twin ou triplo, e camarata
  • 1 noite em Autocarro nocturno
  • Todos os pequenos-almoços
  • 4 almoços + 3 jantares
  • Entradas e actividades seguintes:
  • . City tour pela cidade de La Paz
  • . Tour do Valle de La Luna
  • . Visita com guia espanhol às Ruínas de Tiwanaku
  • . Tour de 3 dias no Salar de Uyuni
  • . Visita com guia espanhol à Casa Nacional da Moeda
  • . Visita com guia espanhol às Minas de Potosí
  • . Entrada no Parque Ecológico de Las Cuevas
  • . Tour de 1 dia com guia espanhol ao Parque Nacional de Amboró
  • Voo interno Sucre - Santa Cruz de la Sierra
  • Todos os transportes dentro do período da experiência (excepto de cariz pessoal)
  • Acompanhamento do líder Landescape durante os 15 dias da viagem

O que não está incluído?

  • Voos internacionais (a partir de 800€)
  • Alimentação não especificada
  • Visitas e actividades adicionais ao programa
  • Bilhete de entrada no Parque Nacional Eduardo Avaroa (cerca de 20€)
  • Quarto twin com WC privado no Parque Nacional Eduardo Avaroa | Opcional (30$ por pessoa)
  • Suplemento de ocupação individual (75€)
  • Despesas pessoais
  • Seguro pessoal de viagem (obrigatório) - Recomendamos IATI SEGUROS
  • Transfers de/para o aeroporto (cerca de 20€)

Testemunhos

“Excelente comunicadora, cativante, com histórias interessantes, e engraçadas para partilhar. Quando questionada, tinha boas dicas para dar, e sempre atenta às “necessidades” do grupo. Sempre que foi necessário, exerceu a liderança do grupo de uma forma inteligente, discreta, e eficiente. No fundo, para mim, este género de viagens acaba por ser muito daquilo que é a prestação do/a líder, a forma como se envolve com o grupo, o conhecimento, e a forma como sente o destino, e na minha opinião, a Carina esteve excepcional nesses aspectos.”
Agostinho M.
“A Carina é uma pessoa surpreendente, com uma paixão imensa pela Bolívia! Conseguiu ser muito competente, e dar uma energia e alegria contagiantes ao grupo. Além de líder, uma companheira e amiga. Líder 5 estrelas!”
Teresa N.
“Uma descoberta de pessoas, de cultura, de um continente, história ... aprendi bastante. Acho que nunca regresso igual de uma viagem, sobretudo desta em particular.”
Sofia F.

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Sábado 23 Nov, 2019 Sábado 7 Dez, 2019 Vagas 7 Preço 1.375€ Agendar

O Líder

Carina Silva

Comunicativa e sempre de sorriso na cara, Carina é uma daquelas pessoas cujo olhar brilha quando se fala em viajar. Está sempre pronta a aceitar um bom desafio, e apesar dos seus mil e um ofícios é um ás da organização.
Mais informação sobre o líder