fbpx
Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

Viagem à Geórgia

Detalhes da Viagem

  • Geórgia
  • Cultural / Montanha / Trekking
  • 11 dias / 10 noites
  • 1060€ / pessoa
  • 4 - 7 pessoas
  • + 12 anos

Vídeos

Google+LinkedIn

Viagem à Geórgia

Nesta edição especial pela Geórgia, face às mudanças a que nos vimos sujeitos devido à pandemia e à necessidade de testes para entrada e saída do país, descobrimos uma nação chave na divisão entre a Europa e a Ásia que, desde a antiguidade, foi motivo de disputa, conquistas e reconquistas, face à importância que tinha na geografia da região. Inventores do vinho, dizem, aqui se encontram alguns dos maiores tesouros religiosos e mosteiros tão importantes quando a história do cristianismo mas, acima de tudo e que nos faz impressionar, montanhas imensas a perder de vista e estradas que as serpenteiam.

Partimos para esta viagem ao Cáucaso a partir da capital Tbilisi, uma das cidades mais vibrantes da região, mas o ponto alto da experiência é definitivamente o percurso entre Stepantsminda e o Monte Kazbek, com elevações de um verde forte, gargantas que cortam a rocha a meio, e abismos de suster a respiração. Contudo, este trajeto de 11 dias reserva-nos, ainda, algumas surpresas como a viagem a Mtskheta, com uma série de edifícios classificados como património mundial da Unesco; a visita a Gori, cidade natal de Estaline e Mestia, um dos locais mais bonitos da viagem, que faz da região de Svaneti um ponto obrigatório na visita ao país.

Vais ficar surpreendido(a) com as montanhas que espreitam acima dos 5000 metros e torres, todas elas fortalezas, que rasgam a paisagem. Vais poder visitar o Okatse Canyon, caminhando por este que é um dos locais mais vertiginosos desta experiência. Bem-vindo(a) à Geórgia, uma aventura que mistura história, religião e caminhadas em busca de glaciares.

O que iremos visitar na Geórgia

  • Forte de Narikala, em Tbilisi
  • O complexo de Ananuri, no caminho até Stepantsminda
  • O Monte Kazbek e a pequena Igreja da Trindade de Gergeti
  • Mtskheta, a antiga capital do reino da Iberia
  • Gori, a cidade natal de Estaline
  • Visita ao Okatse Canyon
  • Tskaltubo, antiga pérola soviética
  • Mosteiro de Gelati
  • Mosteiro de Motsameta, construído sobre a garganta do rio Tskatsitela

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Tbilisi
Hoje o dia está reservado à tua viagem entre a tua cidade de origem e a capital da Geórgia, Tbilisi. Dependendo da hora da chegada do teu voo, um transfer levar-te-á ao hotel. Chegarás com toda a certeza de madrugada, se partires de Portugal, por essa mesma razão só te resta descansares.

Combinarei contigo antecipadamente uma hora para nos encontrarmos no dia seguinte.
Hotel
2
Dia 2 | Tbilisi (visita ao centro histórico da cidade)
Tbilisi é um misto de arquitectura, história, varandas que quase caem sobre a rua e que mais parecem rendilhados de crochet, e um ambiente cosmopolita mas ao mesmo tempo, muito local. Esta é uma das cidades mais vibrantes da região do Cáucaso.

Hoje vamos percorrer alguns dos locais religiosos mais importantes da cidade, mas também caminhar centro histórico acima em direcção ao Forte de Narikala, de onde podemos ter uma visão total sobre a cidade.

Pelo meio, a gastronomia local vai-nos reconfortando, cortada por um café gelado, uma cerveja local ou um copo de vinho georgiano.
Hotel
3
Dia 3 | Tbilisi - Stepantsminda (Complexo de Ananuri, Gergeti)Monte Kazbek,
Hoje pela manhã, fazemos o teste obrigatório ao 3º dia de entrada no país e por isso, dedicamos a manhã a esta tarefa e dependendo do horário, adaptaremos a nossa ida estrada de montanha acima.

O trajeto até Stepantsminda quase que se precipita sobre nós, com montanhas de um verde forte, gargantas que cortam a rocha a meio, com abismos de suster a respiração. Pelo caminho, o complexo de Ananuri, numa paisagem idílica e o monumento que marca a amizade entre a Geórgia e a Rússia, construído na década de 80.

Chegados, é a vista sobre o Monte Kazbek que nos prende a atenção e mais abaixo, a pequena Igreja da Trindade de Gergeti, como que desafiando a imponente montanha. Instalamo-nos e vagueamos pela pequena cidade, sempre com a montanha como cenário de fundo. O resto do dia é livre.
Guesthouse
4
Dia 4 | Stepantsminda
Pela manhã, depois do pequeno-almoço e quando o calor estiver menos intenso, caminhamos montanha acima, sempre com a paisagem em mudança. A alternativa à subida a pé (extra) será apanhar um transporte que te leve até ao cimo da montanha e que te poupará o cansaço de quase duas horas de subida.

Já lá em cima, a vista é única. De um lado o Monte Kazbek, no alto dos seus 5047 metros e do outro, a pequena cidade de Stepantsminda. Por detrás desta, o Monte Shani que delimita a fronteira com o país vizinho, a Rússia. Desfruta do momento, garanto-te que é único.

Tomamos depois outro caminho para regressar à cidade. Da parte da tarde, convido-te para outra pequena caminhada que nos levará até à cascata Gveleti, quase na fronteira com o país vizinho. Se ainda tivermos tempo e desejares, podes visitar o Museu de História de Stepantsminda, quando chegarmos à cidade.

À noite combinamos um local para jantarmos.
Guesthouse
5
Dia 5 | Stepantsminda - Mtskheta - Gori (Reino da Iberia, Museu de Estaline)
Depois de um bom pequeno-almoço, descemos até à antiga capital do reino da Iberia, Mtskheta. Com uma série de edifícios incluídos na lista de património mundial da Unesco, este é um lugar calmo, muito bonito, que se assemelha a uma pitoresca aldeia de montanha e que merece, por essa mesma razão, uma visita.

Depois do almoço partimos para Gori, uma pequena cidade a 70 quilómetros para oeste que, não fosse a cidade natal de Estaline, nunca teria sido colocada no mapa. Chegados à cidade e dependendo da hora, é o museu dedicado ao mesmo que vamos visitar, com toda a história, propaganda, fotografias, mandatos e até a carruagem com que costumava deslocar-se no Império Soviético.

Regressamos mais tarde à nossa guesthouse, local onde te vais sentir em casa.
Guesthouse
6
Dia 6 | Gori (Museu Estaline) - Mestia
A manhã começa com um pequeno-almoço farto e logo de seguida, uma visita àquele que por ter nascido na cidade, pôs Gori no mapa: Estaline. Cores políticas e propaganda à parte, esta é uma visita especial, já que aqui podemos conhecer mais sobre a vida do controverso governador soviético. Daremos depois um pequeno passeio pela cidade até à hora do almoço.

Logo de seguida, partimos para norte, percorrendo a indescritível estrada que nos levará à região de Svaneti, mais precisamente à cidade de Mestia, onde ficaremos nas próximas duas noites. Começarás a avistar torres monumentais, todas elas fortalezas, tão características desta região.

À chegada, as montanhas abraçam-nos e a vista será com toda a certeza, surpreendente.

Guesthouse
7
Dia 7 | Mestia
Neste dia em Mestia, o que te proponho é uma caminhada fácil que nos levará a acompanhar a água que desce enfurecida montanha abaixo, água esta proveniente de um dos muitos glaciares que existem nesta zona, sendo que caminharemos para aquele que nos exige um menos esforço, o glaciar Chalaadi.

Regressaremos ao centro da cidade para almoçar e a tarde será livre. Se ainda tiveres pernas, sugiro subires a montanha à nossa frente numa caminhada mais demorada, para alcançar a cruz que fica lá bem em cima e de lá, observarmos quase tudo aos nossos pés.

Se quiseres ficar pela cidade, tens uma povoação inteira para percorrer, um museu com a história da região, descobrir as torres fortalezas ou simplesmente descansares.

A paisagem vai encher-te a alma!
Guesthouse
8
Dia 8 | Mestia - Okatse Canyon - Kutaisi
Hoje é o dia de regresso a sul. Demoramo-nos no pequeno-almoço. Pela frente, algumas horas de viagem. A poucos quilómetros da cidade onde vamos pernoitar, uma caminhada natureza adentro, por um dos locais mais vertiginosos desta viagem, o Okatse Canyon.

Sairemos depois para Kutaisi, uma cidade histórica, antiga capital do Reino de Iberia, e o que nos resta do dia, aproveitamos para vaguear pela cidade.
Hotel
9
Dia 9 | Kutaisi (Mosteiro de Gelati e Motsameta)
De manhã, antes de começarmos o nosso périplo, teremos de fazer o teste Covid-19 para podermos depois regressar a Portugal.

Dependendo do horário do mesmo, adaptar-nos-emos às visitas. Certo é que de seguida, retomamos a estrada para a visita a dois dos mosteiros mais bonitos do país: Gelati e, no caminho, o Mosteiro de Motsameta. Este último foi construído sobre a garganta do rio Tskatsitela, ainda habitado por monges e com uma paisagem impressionante. O de Gelati, onde está sepultado um dos mais importantes reis da história do país: David, o Restaurador, foi em tempos, considerado como o "segundo Monte Athos", reflexo da importância que tinha a nível religioso e de aprendizagem.

Pela tarde, vamos viajar no tempo a uma antiga estância de águas termais da era soviética, quase abandonada, sendo que muitos edifícios se encontram ocupados por famílias provenientes da área ocupada pelos russos como a Ossétia e a Abecásia.

Regressamos depois a Kutaisi, onde ficamos o resto do dia.
Hotel
10
Dia 10 | Kutaisi - Tbilisi
Hoje é um dia longo já que faremos a estrada de regresso à capital, Tbilisi, onde no dia seguinte, um voo nos levará de regresso a casa. Pelo caminho paramos para esticar as pernas e almoçar e, chegados a Tbilisi e depois de fazermos o check-in, vamos conhecer a "LX Factory" local, um espaço onde existem várias lojas, artesanato, street art, música e muita gente jovem.
Hotel
11
Dia 11 | Tbilisi - Origem
E é de Tbilisi que regressamos a casa. Dependendo da hora do teu voo, um transfer levar-te-á ao aeroporto.

Resta-me desejar-te um bom regresso a casa e agradecer-te pela companhia. Espero que nos possamos reencontrar muito em breve, quem sabe comigo no papel de líder mas noutro destino à tua escolha.

Até já!

O que está incluído?

  • Alojamento | 10 noites em hotéis, guesthouses e alojamentos familiares
  • Todos os pequenos-almoços
  • Todas as entradas nos locais visitados
  • Acompanhamento do líder Landescape
  • Todos os transportes dentro do país (excepto de carácter pessoal)
  • Seguro Pessoal Básico de Viagem

O que não está incluído?

Testemunhos

Uma oportunidade maravilhosa para explorar os meus limites e sair da minha zona de conforto e uma descoberta a vários níveis: conhecer-me melhor, permitir que outras pessoas entrem na minha vida, partilhar muito e ouvir mais ainda. Conhecer de perto uma cultura totalmente diferente, sentir o peso da história em cada igreja, castelo, catedral visitada, cada trilho percorrido. O Cáucaso é incrível e as paisagens maravilhosas, várias vezes capazes de nos remeter àquele silêncio debaixo de água, onde só se ouve a nossa respiração. E é incrível quando isso acontece!
Cátia D.
O Rafael foi excelente connosco. Sempre atento, muito perspicaz e eficiente. Considero-o um líder de «mão-cheia»!
Teresa B.
Não conhecia o Rafael Polónia e depois desta viagem penso ter ganho um amigo. Sábio, sensível, dinâmico, atento, divertido e resiliente.
Virgílio N.
O Rafael é um excelente líder, com o seu vasto conhecimento sobre o local e a sua boa disposição é capaz de cativar qualquer um.
Mónica C.
O líder da viagem demonstrou grande competência e profissionalismo.
Carlos J.

Perguntas Frequentes

O roteiro da viagem
A Geórgia é ainda um país por explorar, sendo que esta é uma viagem especial por causa da pandemia que infelizmente atravessamos. A ideia é pensar sempre numa experiência aliciante e única e com a adaptação da viagem, concluímos que construímos uma viagem rica em experiências. Não somos daquele tipo de líderes previsíveis, ou seja, não nos guiamos pelo que está escrito no roteiro ou pelos dias. Vão perceber que muitas vezes nos adaptamos ao desejo do grupo e até ao momento. Visitamos tudo o que está descrito, não querendo dizer é que seja nos dias que no roteiro descrevemos, naquela ordem e, se ficar para trás alguma coisa, é porque houve algo melhor que o justificou! Lembramos também que o primeiro dia está reservado à chegada, pelo que só iniciaremos as atividades no dia seguinte.
É necessário visto para entrar no país?
Não é necessário qualquer visto para entrar na Geórgia, sendo que mesmo assim é necessário o passaporte. Atenção que, caso façam uma paragem na Turquia (em princípio Istambul) e tenham de sair do aeroporto, o visto da Turquia é obrigatório e tem um custo de 20€ online e 25€ à chegada ao país.
Como funcionam os transfers de/para o aeroporto?
Os transfers são por conta de cada viajante, à chegada e à partida. Podemos enviar transfer a partir do hotel que estará à vossa espera, com o vosso nome ou da Landescape, no aeroporto. Para isso, terão que nos avisar com antecedência.
Como são os transportes no país?
Na Geórgia todo o transporte será em carrinha privada conduzida pelo líder, portanto mais ao estilo roadtrip, parando onde quisermos, se quisermos. Demoramos o tempo que quisermos. Algumas distâncias, apesar de curtas, demoram tempo a percorrer face à condição das estradas.
Como são os alojamentos durante a viagem?
A opção do alojamento varia nesta viagem. Normalmente ficamos em hotéis/alojamento local, com divisão de quartos twin (camas separadas) e casa de banho privativa. Em algumas localidades, nas mais pequenas, as casas de banho podem ser partilhadas. Os hotéis e guesthouse não têm estrelas como as conhecemos para avaliar os hotéis na Europa, pelo que todos são centrais, higiénicos e com espírito familiar.
É seguro viajar na Geórgia?
Colocando de parte a velocidade que às vezes os locais atingem na estrada, é extremamente seguro o país.
É uma viagem cansativa?
A viagem não é cansativa, embora as horas que às vezes passamos dentro da carrinha possa moer um pouco. As caminhadas são fáceis de percorrer mesmo com pessoas com pouca experiência em caminhadas. As restantes visitas são feitas muito ao estilo urbano.
Qual a roupa mais adequada?
Dependendo da altura do ano, as temperaturas variam exactamente como em Portugal, com 4 estações, sendo que temos sempre de levar em conta que a maior parte dos locais por onde vamos andar, a elevação é grande - Kazbegui e Mestia principalmente - e fora o Verão, a noite pode trazer temperaturas a rondar os 0º. Em Setembro a temperatura à noite será mais fresca, semelhante ao Outono em Portugal. Em Tbilisi, Kutaisi ou Gori, a temperatura é a mesma que teremos em Portugal nessa mesma altura do ano. Primavera: Não venhas com muita coisa. Uma mochila leve é meio caminho andado para que a viagem seja muito mais confortável: . Calções, vestidos, t-shirts, camisolas frescas, sandálias, sapatilhas confortáveis para caminhar no dia-a-dia; Outono: - Vestidos, t-shirts, sweat-shirts, sandálias, sapatilhas confortáveis para caminhar no dia-a-dia; No geral: - Calções de banho e fato-de-banho/biquíni dão jeito, para se quiser ir aos banhos turcos em Tbilisi (opção extra). - Um impermeável leve que serve também como corta vento; - Bom calçado de trekking: botas ou ténis; - Um lenço para o cabelo para elas para entrar em alguns locais religiosos, uma coisa fina que ande sempre contigo; - Para eles, é natural que em alguns locais se tenha também de tapar pernas, pelo que os locais têm esses panos se for obrigatório. A ideia final é: Leves porque costumamos dizer: Suja-se - Lava-se, Estraga-se - Compra-se!
Que comida será servida?
A comida é saborosa e variada no Cáucaso, sendo que o queijo está presente em muitos pratos mesmo. Para os vegetarianos há também algumas opções. Em cidades como Tbilisi já existem mais opções para além da comida local e com muito gosto na preparação. O vinho é um orgulho na Geórgia, pelo que depende depois do gosto de cada um.
Quanto ao dinheiro para a viagem.
Normalmente aconselhamos a cambiar o dinheiro na cidade. Pode trazer-se euros e trocar nas várias casas de câmbio, embora o cartão de débito e crédito funcione também por todo o lado. Quanto a valores, gasta-se uma média de 15€ por dia em alimentação, sendo que as despesas pessoais já dependem de cada viajante.
Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?
A Landescape tem uma parceria estabelecida com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em Medicina do Viajante e blogger de viagens. Dessa forma, podes agendar com ela uma Consulta do Viajante Online que tem um custo de 30€ por pessoa, 50€ para 2 pessoas, 70€ para 3 pessoas e 80€ para 4 pessoas.

Como complemento, a Landescape disponibiliza-te ainda a possibilidade de integrares uma sessão de esclarecimento online que inclui a preparação do kit de viagem, a prescrição de medicação, a discussão sobre a vacinação a efetuar e respetiva prescrição e, ainda, um espaço para esclarecer eventuais dúvidas sobre os cuidados de saúde a ter no destino a visitar. Esta sessão tem um custo de 20€ por pessoa, 30€ para duas pessoas em simultâneo, 40€ para três pessoas e 50€ para quatro pessoas.
Outras informações
Perguntas Frequentes

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Quinta-feira 16 Set, 2021 Domingo 26 Set, 2021 Vagas 1 Preço 1060€ Agendar

O Líder

Rafael Polónia

Curioso, observador, bem disposto e sempre pronto para novas aventuras, os destinos que lidero surgem-me quando me apaixono por um país.
Mais informação sobre o líder