fbpx
Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

VIAGEM COLÔMBIA – Tesouro escondido da América Latina

Detalhes da Viagem

  • Colômbia
  • Aventura / Cultural / Fotografia
  • 16 dias / 15 noites
  • 1755€ + Extensão (6 dias EXTRA) / pessoa
  • 4 - 12
  • +16

Vídeos

Google+LinkedIn

Viagem à Colômbia inesquecível

Nesta viagem à Colômbia quisemos presentear-te com um roteiro que não fosse óbvio, mas que, em alternativa, te levasse a desafiares-te e a conhecer a verdadeira essência deste caloroso país da América Latina. A Colômbia sempre foi alvo de destaque, embora nem sempre pelas melhores razões. Mas tudo mudou! O preconceito está ultrapassado e hoje é um dos países mais impressionantes e culturalmente ricos do continente.

Tudo cabe na Colômbia, como poderás comprovar com os teus próprios olhos! Visita Cartagena das Índias e a sua arquitetura colonial e descobre a cultura vibrante que só uma viagem a Salento te pode oferecer; do centro histórico de Bogotá com cerca de 500 instituições e grupos artísticos, 50 museus, teatros, bibliotecas e muito mais, aventura-te pelas ruínas pré-colombianas da Ciudad Perdida que iremos naturalmente visitar na companhia de um guia; mergulha nas praias do Parque Nacional Tayrona, passando pelas palmeiras do cada vez mais famoso Vale de Cocora às cidades de Santa Marta ou Medellín. A Colômbia é verdadeiramente um destino de viagem encantador, e a cereja no topo do bolo são mesmo as pessoas. Um povo carinhoso, hospitaleiro e generoso, que nos contagia com a sua alegria e vontade de viver!

Uma viagem que te vai marcar a pele e a memória para sempre! Vem conhecer a Colômbia com o líder de viagem João Amorim e prepara-te para comer bem, ver das paisagens mais bonitas do mundo, conhecer os locais, observar o céu estrelado do deserto, explorar a selva e mergulhar nos mares das Caraíbas! Desafio aceite?

O que iremos visitar na Colômbia

  • Centro histórico de Bogotá
  • Cidade colonial de Salento
  • Visita ao Vale de Cocora
  • Walking tour na Comuna 13, em Medellín 
  • Tour de Chiva em Cartagena das Índias 
  • Deserto de Guajira
  • Santa Marta, a cidade mais antiga da Colômbia
  • Parque Nacional de Tayrona
  • Tour até à Cidade Perdida
  • Floresta da Serra Nevada em Santa Marta
  • Visita às ruínas de Teyuna

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Bogotá
Este dia está reservado à tua chegada a Bogotá. Nas próximas duas semanas vais descobrir os encantos da Colômbia, desde cidades a florestas, praias e desertos, não vai faltar nada!

Dependendo da tua hora de voo, planearemos o dia.

Bem-vindo!
Hotel
2
Dia 2 | Bogotá (Bairro La Candelaria, Chorro, Museu do Ouro, Cerro de Monserrate)
Vamos visitar o centro de Bogotá, a capital da Colômbia, que foi reconhecida pela Unesco como uma Cidade Musical em 2012 e que, por essa mesma razão, emana cultura e animação. Passeamos pelo Bairro La Candelaria, que é, na verdade, uma pequena cidade composta por seis bairros. É considerada um dos principais orgulhos de Bogotá, com cerca de 500 instituições e grupos artísticos, 50 museus, teatros, bibliotecas e muito mais. Neste dia vais conhecer locais como o Chorro de Quevedo - uma pequena praça rodeada por ruas estreitas e casinhas coloniais onde o street art ganhou espaço pouco a pouco, repleta de lojas de artesanato, restaurantes, bares e cafés - e a Plaza Bolivar - o epicentro da cidade e que abriga hoje em dia o Capitólio Nacional, o Palácio da Justiça, o Palácio Liévano, a Basílica Metropolitana da Catedral e Primata da Imaculada Conceição e São Pedro de Bogotá e o Colegio Mayor San Bartolome.

Vamos visitar o Museu do Ouro de Bogotá, um dos maiores do mundo e descobrir tesouros pré-colombianos como Poporo Quimbaya, o primeiro item da colecção deste museu. Ficamos pela zona do centro até ao final do dia, onde vamos subir ao Cerro de Monserrate, um lugar muito especial com uma tradição muito antiga, e com a melhor vista para a cidade.

A noite traz-nos outra luz e um novo significado à cidade.
Hotel
3
Dia 3 | Bogotá - Salento (Bairro La Candelaria, Miradouro em Salento)
Hoje tens a manhã livre até à hora do voo que te vai levar a Salento. Podes aproveitar para dar uma última volta pelo centro histórico e começar já a levar alguns souvenirs na bagagem. Dependendo do horário dos voos, partimos para Arméria ou Pereira, e de lá, em poucas horas, chegamos a uma das cidades coloniais mais bonitas da Colômbia. Salento transpira cultura e tranquilidade. Um lugar lindo e que conforme a hora da nossa chegada e sem um plano fixo, começamos a explorar.

No final do dia, já com forças recuperadas, juntamo-nos todos para subir até ao miradouro e ver o pôr do sol, que promete ser memorável. Depois voltamos a descer até à vila para jantar num dos apaixonantes restaurantes da cidade.
Hotel
4
Dia 4 | Salento (Trekking no Valle de Cocora, Quinta de café, Centro histórico)
O dia começa bem cedo, com uma visita ao Valle de Cocora, uma área paradisíaca, conhecida pelas palmeiras típicas da Colômbia. Uma manhã para os amantes da natureza e de caminhada (e para os que ainda não sabem que o são). Não tens de te preocupar, não é uma caminhada dura, são cerca de 3 horas num trekking ao nosso ritmo, sendo que só uma pequena parte é a subir e por isso nem chega a ser de dificuldade moderada. Se achares que não consegues fazer a subida ou mesmo o percurso, podes sempre pedir ajuda a um dos locais que estarão ali para te alugar um cavalo (opção extra) por umas horas.

Durante a tarde voltamos a Salento e vamos conhecer uma das mais famosas quintas de café, paragem obrigatória na Colômbia e principalmente nesta zona do Eje Cafetero.

Acabamos este dia mais uma vez na bonita vila de Salento. Não te vais cansar deste pueblo.
Hotel
5
Dia 5 | Salento - Medellín (Metrocable, Valle de Aburrá)
Às vezes as viagens também são feitas de longos trajetos e é um destes dias que nos espera hoje. A distância entre Salento e Medellín é de apenas 300 quilómetros, mas as estradas neste país não são vias rápidas e por isso a viagem vai tomar-nos um dia quase por inteiro. Esta é, porém, uma viagem rumo à paragem mais esperada pelos fãs da série Narcos. Chegamos à cidade de Pablo Escobar ao final do dia e depois de fazermos o checkin no nosso alojamento, exploramos calmamente as ruas de Medellín.

Proponho-te uma aventura no Metrocable para uma experiência diferente. Medellín foi a primeira cidade da América Latina a utilizar o teleférico como meio de transporte de massa, somando hoje este meio de transporte um total de 13 estações e 10,7 quilómetros de extensão, com vista do Valle de Aburrá.
Hotel
6
Dia 6 | Medellín (walking tour na Comuna 13, Centro histórico)
Fã de Narcos? Este dia é para ti!

Dedicamos este dia a Medellín, a segunda maior cidade do país, tendo já sido conhecida como a cidade mais perigosa do mundo, resultado de uma guerra desencadeada pelos cartéis de drogas no final dos anos 80. Como a casa do Cartel de Medellín financiado por Pablo Escobar, a cidade foi vítima do terror causado pela guerra entre a organização dirigida por Escobar e organizações concorrentes como "El Cartel del Valle". Neste dia, vamos fazer um free walking tour pela Comuna 13, o bairro mais notório da cidade, marcado por uma história de violência e que, ao longo dos anos, tem evoluído para um local de otimismo e mudança.

Explora a cidade de Pablo Escobár e Carlos Gardel, desta cidade que é diferente de todas as outras na Colômbia. Grande parte de sua população é formada por paisas, um grupo étnico que surgiu da mistura de judeus espanhóis e bascos, com os indígenas. Recebeu também um prémio internacional em 2016, pela sua transformação urbana quando eleita a cidade mais inovadora do mundo. O que antes era uma capital do crime, é agora um centro cultural – considerada a urbe colombiana com mais poesia por metro quadrado. Aprecia a beleza e o dinamismo da “cidade da eterna primavera”
Hotel
7
Dia 7 | Medellín - Cartagena (Plaza Botero, Jardim Botânico)
Aproveitamos as últimas horas em Medellín para dar um saltinho a alguns monumentos e atrações da cidade. Vamos visitar a Plaza Botero, em homenagem a Fernando Botero, artista mundialmente conhecido que nasceu nesta cidade, com um estilo que alguns críticos chamam de "boterismo" devido à sua identidade inconfundível, e que tem nesta praça com 23 esculturas uma enorme mostra do seu incrível trabalho, esculturas estas doadas pelo próprio artista, de entre elas a famosa Las Gordas. Depois e se o tempo restante nos permitir, passamos ainda pelo Jardim Botânico, o pulmão verde da cidade, com plantas de todo o país, bem como várias espécies de animais. No final do século XIX, a área era uma quinta particular, sendo que no final dos anos 60, a ideia de um jardim botânico começou a tomar forma, tornando-se realidade em1972.

À tarde partimos para Cartagena, a quinta maior cidade do país e uma das mais animadas, com as suas ruas coloridas e cheias de vida. Uma cidade que apaixona qualquer um e que vais poder conhecer ao fim do dia, com a noite já pousada sobre a cidade. Um lugar único no mundo, uma mistura de culturas brutal.
Hotel
8
Dia 8 | Cartagena (Tour na cidade, Tour de Chiva)
Neste primeiro dia vamos fazer um tour que foge da rota turística. Há muitas praias e ilhas famosas nesta zona e claro, cheias de turistas. Nós vamos de barco até uma das menos conhecidas, na esperança que se mantenha assim e é por ali que ficamos parte do dia, explorando e, quem sabe, banhando-nos neste mar paradisíaco. Ao final do dia vem a animação, com outra tour que te convido a fazer, a de Chiva, um autocarro típico de Cartagena, com música, que nos leva a passear pela cidade com muita festa à mistura.

Depois de jantar… mais festa! É noite de festa à moda colombiana, vamos conhecer a noite quente de Cartagena.
Hotel
9
Dia 9 | Cartagena - Riohacha (viagem de autocarro)
Depois de uma noite de festa, descansamos a bordo de um autocarro que nos levará numa longa viagem - a mais longa desta aventura - até Riohacha, a norte do país. Aproveita para admirar as paisagens durante a viagem, sempre com o mar do teu lado esquerdo, numa estrada longa que contorna o país. Chegaremos a Riohacha ao final do dia prontos a fazer o checkin no alojamento, jantar e dormir, que o dia seguinte traz-nos mais aventura.
Hotel
10
Dia 10 e 11 | Tour Guajira (península de Guajira)
Chegou um dos pontos altos da viagem: o Tour à península da Guajira. Uma viagem pelo deserto colombiano, com imensas paisagens diferentes e praias para explorar. O seu povo nativo são os Wayuu, que ao contrário de outras etnias indígenas, resistiram à colonização europeia, mantendo assim o seu idioma e costumes. Esta zona foi também objeto de disputa histórica entre a Venezuela e a Colômbia até o final do século XIX.

Vamos conhecer a tribo local e a forma como vivem nas suas comunidades, sendo que vamos ficar nas suas “Rancherias”. As condições são simples, como podem imaginar, mas a experiência é única. Os dias vão ser passados entre carros 4x4, uma vez que as estradas são de terra batida, e paisagens de delirar, pores-do-sol inesquecíveis e céus noturnos estrelados.

É das partes mais desafiantes da viagem devido às condições, à nossa disposição, da diferença cultural em relação à nossa, e é por causa destes processos de assimilação e adaptação que viajamos e exploramos diferentes partes do mundo.
Casa de família
11
Dia 12 | Tour Guajira - Santa Marta
Depois da aventura na Tour Guajira, no final do dia partimos para Santa Marta, a cidade mais antiga da Colômbia e a segunda mais antiga da América do Sul, fundada em 29 de julho de 1525 pelo conquistador espanhol Rodrigo de Bastidas. A sua localização, entre a Sierra Nevada de Santa Marta, com os picos mais altos do país, e do Mar do Caribe, tornam-na num local especial para ser explorada. É também aqui que, se não optares por fazer a extensão, terá o seu término.

Porém, teremos ainda um último desvio. Vamos alimentar-nos bem e gastronomia da melhor qualidade é o que não falta por aqui, pois tenho outro desafio para ti. Aproveita também para relaxar e aproveitar o mar. Amanhã, é um novo dia.
Hotel
12
Dia 13 e 14 | Tayrona (Parque Nacional de Tayrona)
De Santa Marta viajamos até Tayrona, para duas noites de campismo no Parque Nacional, um pequeno paraíso na costa da Colômbia.

Durante os próximos dias vamos explorar as magníficas praias e selva desta zona. Aproveita para dar uns mergulhos e relaxar. Deixa-te encantar pelas paisagens dignas de qualquer postal. A selva acaba onde o mar começa. Continua a ser um lugar sagrado para as tribos indígenas que lá vivem e vamos perceber a razão pela qual a região de Tayrona não deixa ninguém indiferente.

Até à entrada do parque vamos de autocarro. Da entrada até ao campismo é uma hora de cavalo. Temos que levar roupa e alguns mantimentos para os próximos dias. Aqui tudo se faz a caminhar ou de cavalo, do campismo são cerca de 30 minutos até à zona das praias, que temos de fazer no início e no final do dia, pois o resto do tempo podes estar de papo para o ar a apanhar sol ou a mergulhar no famoso mar das Caraíbas.
Campismo
13
Dia 15 | Santa Marta (Centro da cidade e praias)
Regressamos a Santa Marta, onde aproveitamos a última noite de viagem para conhecer esta cidade, antes da extensão à Cidade Perdida.

Um belo sítio para a despedida desta que, não tenho dúvidas, foi uma viagem inesquecível.
Hotel
14
Dia 16 | Santa Marta - Origem
Hoje é o dia de regressares a casa se optares por não fazer a Extensão à Cidade Perdida. Conforme a hora do teu voo, um transfer levar-te-á ao aeroporto.

Resta-me agradecer-te a companhia e esperar ver-te em breve. Estou certo de que guardas a Colômbia no coração, por isso obrigado pelo voto de confiança e até breve!
15
Dia 16 a 20 | EXTENSÃO Cidade Perdida | 450€ - 6 dias
Não estás pronto para te despedires da Colômbia? Gostas de fazer trekking e de te lançares à aventura? Então junta-te a nós na tour até à Cidade Perdida!

Durante 4 dias, vamos explorar a floresta da Serra Nevada em Santa Marta até às ruínas de Teyuna, uma civilização indígena de Tayrona. Esta cidade foi construída por volta do ano 800, ainda antes do famoso Machu Picchu, e as ruínas só foram encontradas na década de 70. Se sempre te quiseste sentir um verdadeiro Indiana Jones ou uma Lara Croft, esta é a aventura certa para ti!

São 3 noites e 4 dias, em que vamos ficar em cabanas rústicas ou tendas e ter as refeições preparadas pelos locais que nos vão guiar no meio da selva. Estes dias vão terminar da melhor maneira: em Palomino! O que vamos fazer aqui logo pela manhã? Uma mota vai levar-nos até ao rio, que vamos descer numas bóias gigantes até ao mar. O famoso tubbing.

No final do dia voltamos a Santa Marta para as despedidas.
3 noites em tenda/cabana + 1 em hotel
16
Dia 21 | EXTENSÃO Santa Marta - Origem | 450€ - 6 dias
Esperamos que esta viagem não te tenha deixado indiferente. Hoje sim é o dia de regresso a casa.

Resta-me despedir-me de ti e desejar que esta aventura tenha sido perfeita, e que nos possamos voltar a encontrar noutro destino comigo a liderar. Até já!

O que está incluído?

  • Alojamento | 15 Noites (11 em hotel + 2 em tenda + 2 em casa de família)
  • Refeições | Todos os pequenos-almoços + 3 Almoços + 2 Jantares
  • Todas as entradas e atividades descritas no programa:
  • - Museu Ouro Bogotá
  • - Valle Corora
  • - Finca Café
  • - Tour Chiva
  • - Tour Isla Piratas
  • - Tour Guajira
  • - Parque Tayrona
  • - Cavalo Parque Tayrona (ida)
  • Todos os transportes dentro do período da experiência (exceto de carácter pessoal)
  • Voo Medellín - Cartagena e Bogotá - Salento
  • Acompanhamento do líder da Landescape
  • EXTENSÃO:
  • Alojamento | 3 noites em tendas/cabanas rústicas + 2 noites hotel
  • Refeições | Toda a alimentação (3 pequenos-almoços, 2 jantares, 2 almoços)
  • Transportes dentro do programa
  • Acompanhamento do líder da Landescape
  • Todas as atividades referidas no programa da EXTENSÂO
  • Seguro Pessoal Básico de Viagem

O que não está incluído?

Testemunhos

O João é um líder com a capacidade de: atender às necessidades do grupo; arranjar uma solução na hora; assumir as responsabilidades; permitir que o grupo o “ajude” quando necessário, dando assim a sensação que somos um só; reconhecer o esforço de um elemento e motiva-lo a superar-se.
Maria M.
Bom espírito de liderança e conhecedor profundo do destino em questão.
Virgílio N.
O João já se tornou um amigo. É muito fácil viajar com ele, tudo é simples, descomplicado e quando acaba tens vontade de continuar a viajar com ele.
Ana R.
Esta viagem foi inesquecível!
Teresa B.

Perguntas Frequentes

É necessário visto para entrar no país?
Os países da Comunidade Europeia não necessitam de visto para entrar na Colômbia, apenas passaporte válido por 6 meses, contados a partir da data de regresso e com pelo menos duas páginas vazias onde será carimbada a entrada e saída do país. NOTA: Se o teu voo (tanto de ida como regresso) fizer escala nos EUA terás de fazer o ESTA. É um processo simples, feito online, e tem um custo de US$14. Escalas no Canadá: terás de fazer o eTA. Tem um custo de CAD $7, e podes fazê-lo online.
Como são os alojamentos durante a viagem?
A estadia será sempre feita em hotéis familiares ou guesthouses, preferencialmente centrais, e que oferecem todas as comodidades básicas necessárias. Todos os quartos serão twin (com duas camas separadas), duplos ou triplos (em casos especiais onde não encontremos quartos twin), com casa de banho privativa (com toalhas) excepto nas rancherias da Península de Guajira, no Parque Tayrona em que ficaremos a acampar e no extra durante o trekking. Nestas três situações temos também de levar toalha de banho sendo que a utilização de eletricidade é restrita.
É um país seguro?
A Colômbia é um país seguro ao contrário do que se possa pensar. Porém, pedimos que mantenham o bom senso e as precauções habituais em viagem , o que inclui não andar sozinho à noite em ruas desertas, utilizar apenas táxis regulamentados, ter atenção ao dinheiro que levam convosco quando saem, acautelar os bens que levam convosco nos autocarros ou para lugares com muita gente, e não retirar dinheiro de um multibanco à noite. Temos que saber ser inteligentes para evitar problemas.
Como funcionam os transfers de/para o aeroporto?
Os transferes de e para o aeroporto são da responsabilidade de cada viajante, embora o líder da viagem possa naturalmente auxiliar-vos nesta questão. Ainda assim, a melhor forma de chegar ao hotel é de táxi que poderá custar entre 30 a 40 mil pesos, o que corresponde a cerca de 10€.
É uma viagem muito cansativa?
É uma viagem cansativa sim, que requer espírito de aventura para as longas viagens de autocarro e atividades a desenvolver. Em Salento há uma caminhada, de cerca de 3 horas, e só uma pequena parte é a subir. Se achares que não consegues fazer a subida ou mesmo o percurso, podes sempre alugar um cavalo para te transportar mediante o pagamento de uma taxa extra. Durante a Tour de Guajira vamos andar em carros 4x4. A extensão é mesmo feita para amantes de aventura e natureza, portanto tem isso em atenção no momento de te inscreveres.
Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?
A Landescape tem uma parceria estabelecida com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em Medicina do Viajante e blogger de viagens. Dessa forma, podes agendar com ela uma Consulta do Viajante Online que tem um custo de 30€ por pessoa, 50€ para 2 pessoas, 70€ para 3 pessoas e 80€ para 4 pessoas.

Como complemento, a Landescape disponibiliza-te ainda a possibilidade de integrares uma sessão de esclarecimento online que inclui a preparação do kit de viagem, a prescrição de medicação, a discussão sobre a vacinação a efetuar e respetiva prescrição e, ainda, um espaço para esclarecer eventuais dúvidas sobre os cuidados de saúde a ter no destino a visitar. Esta sessão tem um custo de 20€ por pessoa, 30€ para duas pessoas em simultâneo, 40€ para três pessoas e 50€ para quatro pessoas.
Outras Informações
Perguntas Frequentes
Se o meu voo fizer escala nos EUA/Canadá necessito tirar o ESTA?
Sim, é obrigatório para entrada nos EUA. O ESTA é um processo muito simples, feito online. Tem um custo de US $14 e pode ser feito em https://esta.cbp.dhs.gov/esta/ Escalas no Canadá: terás de fazer o eTA. Tem um custo de CAD $7, e podes fazê-lo em https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/visit-canada/eta/apply.html

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Sábado 27 Nov, 2021 Domingo 12 Dez, 2021 Vagas 8 Preço 1755€ + Extensão (6 dias EXTRA) Agendar

O Líder

João Amorim

Ganhei o concurso da Associação Gap Year Portugal na sua primeira edição em Portugal, e com isso voei para a América Latina onde percorri 14 países. Hoje acumulo milhares de histórias e experiências diferentes!
Mais informação sobre o líder