fbpx
Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

EXPRESSO DO ORIENTE

Detalhes da Viagem

  • Austria / Bulgária / Hungria / Roménia / Turquia
  • Cultural
  • 11 dias / 10 noites
  • 1150€ / pessoa
  • 5 - 10
  • 16
Google+LinkedIn

Expresso do Oriente

Foi em 1883 que partiu o primeiro Expresso do Oriente e que ligava a badalada Paris a Istambul ou, ainda na altura, Constantinopla. O comboio foi depois descontinuado, mas a magia, a mística, os livros e filmes realizados, ficaram para a memória de uma das mais belas experiências a fazer. Hoje, seguindo o mesmo trajeto, comboios comuns levam-nos oriente adentro, fazendo-nos descobrir algumas das cidades mais bonitas do velho continente. Partindo de Viena e com destino a Istambul, esta é uma viagem de comboio que faz parte da bucket list dos maiores viajantes.

Do encanto imperial da capital austríaca, à vista sobre o Danúbio na capital húngara, atravessando Bucareste com os seus edifícios imponentes e uma história ainda por descobrir, chegamos a Sofia, onde a Centro da Tolerância nos faz acreditar num mundo melhor. Dali, uma escapadinha ao fresco da montanha para observar um mosteiro que a Unesco incluiu na sua lista e Plovdiv, tantas vezes esquecida, mas com uma história milenar, para finalmente chegarmos à grande Istambul, a ligação entre dois continentes, para descobrimos um dos bairros mais particulares, com apontamentos religiosos magníficos.

O que iremos visitar nesta viagem

  • 4 capitais europeias: Viena, Budapeste, Bucareste e Sofia
  • Termas de Széchenyi
  • Mosteiro de Rila
  • Centro histórico de Plovdiv
  • Centro da Tolerância
  • Ópera de Viena
  • Centro histórico de Sultanahmet
  • Passagens em Bucareste
  • Um trajeto que é História

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Viena
Este dia está reservado à tua viagem entre o teu ponto de origem e a capital da Áustria, outrora capital do Império Austro-Húngaro. Dependendo da hora de chegada do teu voo, pensamos o dia, embora a certeza seja que chegarão ao final da tarde, princípio da noite e por isso, não existe muito tempo para percorrer a cidade.
Hotel
2
Dia 2 | Viena - Budapeste
Hoje levantamo-nos cedo para, depois do pequeno-almoço, vaguearmos um pouco pela cidade. A manhã leva-nos a percorrer alguns dos highlights da cidade, como o são a Catedral de Santo Estevão ou os edifícios do Parlamento e da Câmara, não esquecendo o pequeno jardim que já foi real e neste momento tem flores de "toda a gente". No caminho também, a Ópera de Viena, o Palácio Imperial de Hofburg e claro, mantos de jardins imperiais que fazem desta capital uma das mais floridas e verdes da Europa. Se o tempo e a vontade coincidirem, provamos também um dos gelados mais premiados da cidade, uma torta de Viena ou o famoso café, que marcam a capital austríaca no mapa da gastronomia.

Pela tarde e já depois do almoço, caminhamos até ao nosso alojamento, onde já de bagagens às costas, nos dirigimos para a estação, onde apanhamos o primeiro comboio desta viagem, em direção a Budapeste, a capital da Hungria, onde chegamos à hora do jantar, restando somente tempo para fazer o check-in, jantar e uma voltinha até às margens do Danúbio para vermos a colina de Buda do outro lado.
Hotel
3
Dia 3 | Budapeste - Bucareste
É do lado de Peste que ficamos e é a partir do hotel que vamos partir à descoberta da cidade, acompanhados por um habitante local que conhece a história da cidade como nenhum outro. Budapeste é uma das cidades mais bonitas do velho continente e tem na sua colina do castelo e no Parlamento, as suas pérolas. Sabes, no entanto, a história por detrás do Parlamento? Sabes que edifícios se encontram em frente e a razão de ali estarem? É isso que também vamos descobrir neste par de horas na companhia do nosso guia local. Passamos também por sítios religiosos, políticos e ficamos a conhecer o lado negro da cidade durante a segunda guerra mundial. Acabamos frente ao Danúbio, uma vez mais, este rio que é o coração da cidade.

Depois do almoço, é hora de apanharmos um transporte e viajarmos até ao cima do bairro do Castelo, do outro lado do rio e nos perdermos pela cidadela, por entre palácios e igrejas e claro, eternizarmos a nossa imagem com o lado de Peste por detrás, no Bastião dos Pescadores. Já cansados, um transporte leva-nos desta vez às Termas de Széchenyi (atividade extra), onde ficamos um par de horas, até que a noite caia.

Regressamos depois ao hotel para apanhar a nossa bagagem, comer algo rápido e apanhar o comboio em direção a Bucareste.
Comboio noturno
4
Dia 4 | Bucareste
Chegamos a Bucareste a meio da tarde, cansados depois da maior viagem desta aventura e o que nos resta do dia, servirá para fazermos o check-in no hotel onde vamos ficar nas próximas duas noites e deambular um pouco pela cidade, em busca de um restaurante onde nos sentarmos a beber qualquer coisa até que a noite se ponha.

O jantar será servido e o descanso virá a seguir. A cidade, fica para o dia seguinte.
Hotel
5
Dia 5 | Bucareste
Acordamos cedo, pois Bucareste é um labirinto enorme de ruas por explorar. E como uma cidade requer alguém que a conheça como a palma da mão, vamos encontrar num guia local essa pessoa, que vai passar connosco um dia quase inteiro, levando-nos não só a séculos de história, mas também às lendas mais míticas, aos edifícios mais particulares e o que está por trás destes, a passagens escondidas por entre edifícios, , a livrarias que mais parecem museus e a um palácio que é um Parlamento, o segundo maior edifício administrativo do mundo, a seguir ao Pentágono. O almoço vai ser, também ele, num local histórico.

A meio da tarde e depois de dizermos adeus ao nosso guia, vamos lanchar um Papanasi, um doce romeno, numa cervejaria com ar de palacete. O resto do dia é por tua conta. Juntamo-nos para jantar, num local com personalidade, escondido, também ele, num beco sem saída.
Hotel
6
Dia 6 | Bucareste - Sofia
Hoje pela manhã partimos para a capital da Bulgária, a apaixonante Sofia, onde chegamos à hora do jantar, num desenrolar de paisagens à nossa frente, da planície ao alto de montanhas nevadas. Esta é uma viagem feita de comboio e onde o comboio ocupa a maior parte do nosso tempo, a velocidade ideal, uma mistura de cenários impressionante. Como o que resta do dia é muito pouco, jantamos e descansamos que o dia seguinte vai ser passado a caminhar.
Hotel
7
Dia 7 | Sofia - Plovdiv - Sofia
Como serão dois dias inteiros na capital búlgara, decidimos...sair da capital e viajar até aquela que é considerada a cidade continuamente habitada, mais antiga da Europa: Plovdiv. E claro que é de comboio que o vamos fazer, num percurso de 3 horas para cada lado.

Esta cidade, candidata a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, é um oásis no panorama austero dos edifícios da capital do país. Cheio de vida, colorido, com uma história de milénios, street art e muita gente jovem que divaga pelo centro histórico. Depois do almoço, faremos um tour com um guia local que nos explicará a milhares de anos de história, de impérios, de arquitetura e mistura religiosa. Teremos tempo ainda para descobrir a cidade calmamente por nós próprios e, a meio da tarde, regressamos a Sofia, onde diretamente da estação, apanhamos outro transporte que nos levará a um dos recantos mais bonitos da cidade, onde jantamos...sobre azul.

A conversa estende-se pela noite.
Hotel
8
Dia 8 | Sofia - Rila - Istambul
Bem cedo partimos para a montanha, para o postal do país, o Mosteiro de São João de Rila, implementado no século X e desde aí com uma atividade constante, mesmo durante as guerras mundias, a ocupação nazi do país ou a governação comunista, que destruiu dezenas de templos religiosos. A UNESCO inscreveu-o na sua lista em 1983 e desde aí que este mosteiro recebe milhares de visitantes por ano, tanto em peregrinação, como laser. Encravado nas montanhas a quase 1200 metros de altura, este trajeto levar-nos-á quase duas horas a fazer para cada lado, sendo que será acompanhado de um guia que nos explicará tudo.

De regresso à cidade, almoçamos e damos início a outro tour com um guia local, que passará pelos locais mais interessantes da cidade, naquela que esteve para ser escolhida para a capital do império romano a oriente e que depois "perdeu" em competição com Istambul, antiga Constantinopla. Dos edifícios governamentais, ao único hotel internacional na altura do regime comunista, a ruínas romanas e águas termais que brotam do chão, experienciaremos a capital búlgara ao pormenor.

No fim do dia, jantamos e partimos para Istambul, no nosso último trajeto a bordo de um comboio. A noite vai ser a bordo.
Comboio noturno
9
Dia 9 e 10 | Istambul
Chegamos a Istambul pela manhã e vamos até ao alojamento onde deixamos a bagagem, já que os quartos ainda não estarão com certeza, preparados. Tomamos o pequeno-almoço e partimos à descoberta da cidade.

Nestes dois dias, vamos passar da zona que é considerada o maior museu a céu aberto do mundo, Sultanahmet, a locais religiosos mais escondidos e onde a maioria dos turistas não chega. Passamos pelo Grande Bazar e o Bazar Egípcio, sem nos esquecermos do complexo da maior mesquita no topo de uma das 7 colinas da cidade.

Nestes dois dias viajamos no tempo, viajamos pelo comércio, por ruas estreitas e outras cheias de turismo. Saboreamos os doces, bebemos sumos de romã e ouvimos o chamamento para a reza, enquanto no mar os barcos transportam as pessoas, numa cidade que está constantemente em alvoroço.

O fim do segundo dia traz-nos um jantar de despedida com uma vista privilegiada sobre a zona do Corno de Ouro e do centro histórico.
Hotel
10
Dia 11 | Istambul - Origem
Hoje é dia de despedidas.

Dependendo da hora do teu voo, um transfer levar-te-á ao aeroporto. Resta-me despedir-me e agradecer-te a confiança. Voltaremos a ver-nos em breve

O que está incluído?

  • Alojamento em hotel ou guesthouse (quartos twin/duplo com casa de banho privativa)
  • Todos os pequenos-almoços
  • Entrada nos monumentos mencionados no roteiro
  • Todos os tours com guias locais descritos no programa (em inglês ou espanhol)
  • Todos os transportes durante a viagem (exceto de cariz pessoal)
  • Acompanhamento do/a líder da Landescape
  • Seguro básico de viagem

O que não está incluído?

  • Voo internacional - Recomendamos a Geostar
  • Almoços e Jantares (+-30€/dia)
  • Despesas pessoais
  • Transportes de cariz pessoal
  • Transfers de/para o aeroporto na chegada e na partida
  • Outros gastos não incluídos no Itinerário ou assinalados como atividade extra
  • Upgrade Covid19 no Seguro Pessoal Básico de Viagem

Testemunhos

Foi a primeira vez que viajei com a Landescape e não será a última! Os líderes que acompanharam a viagem foram excecionais, sempre com atenção às pessoas escolhas integrativas.
L. Martins
O Rafael é contagiante, já viajei com ele antes e é sempre uma experiência memorável. O João foi uma surpresa, sempre atento e alegre! Duas personalidades diferentes que em conjunto uniram o grupo! Abraço aos dois :)
P. Duarte
Esta viagem foi uma boa e agradável surpresa, pela elevada descoberta cultural, nas várias capitais visitadas.
V. Neto
Uma forma diferente de conhecer cidades e locais não visitados, habitualmente, por turistas.
M. Santos

Perguntas Frequentes

O roteiro da viagem
O Expresso do Oriente são, no fundo, várias linhas que ao longo dos anos, devido a guerras, problemas em fronteiras, desvios comerciais, entre outros, foram traçando o trajeto entre Paris e Constantinopla (agora Istambul) e por essa mesma razão, há vários caminhos que podemos traçar, sendo que o "nosso" caminho é aquele que olhamos como o primeiro, partindo de França até à Turquia, sendo que abreviámos a ligação e partimos de Viena, na Áustria. Deslizando sobre carris, passamos por várias capitais ou cidades grandiosas de cada país: Viena, Budapeste, Bucareste, Sofia e Istambul, onde terminamos. Uma viagem que mais do que um mapa geográfico, traça um mapa cultural, um mapa de vivências, de religiões, de personalidades construídas ao longo de milhares de anos e que esta linha tenta ligar. NOTA: Neste momento a ligação entre a Bulgária e a Turquia de comboio encontra-se encerrada, pelo que a última ligação será feita de autocarro noturno.
É necessário visto para entrar no país?
Não será necessário visto para qualquer um destes países (caso tenhas nacionalidade portuguesa). Porém, apesar de alguns países pertencerem à União Europeia, não pertencem ao Espaço Schengen, o que vai fazer com que as autoridades recolham os teus documentos para controlo, devolvendo-te mais tarde.
Como funcionam os transfers de/para o aeroporto?
Os transfers são por conta de cada viajante, à chegada e à partida. Podemos enviar um transfer a partir do hotel, que estará à vossa espera, com o vosso nome ou da Landescape, no aeroporto. Para isso, terão que nos avisar com antecedência. Porém, não achamos que isso seja necessário, já que existem transportes públicos e/ou privados disponíveis em cada uma das cidades/aeroportos que podem fazer esse serviço de maneira mais barata e na hora.
Como são os transportes nesta viagem?
Esta é uma viagem que a ideia principal é que se faça de comboio. Porém, como já referimos acima, a linha que cruza a Bulgária para a Turquia está neste momento encerrada, pelo que este último trajeto terá de ser feito de autocarro noturno. Dentro das cidades, deslocar-nos-emos a pé e em Sofia, há um dia em que vamos visitar os arredores e esta deslocação será feita de transporte privado.
Como são os alojamentos durante a viagem?
Todos os alojamentos são centrais, sendo que permitem a pé ou de transporte público, chegar-se facilmente a todos os locais. Todas as pessoas serão divididas em quartos twin (preferencialmente) ou duplos, dependendo de comunicação à Landescape, sendo que usaremos triplos só em casos muito específicos, quando os locais não tiverem a capacidade que desejamos. Todos os quartos têm casa de banho privativa, roupa de cama e toalhas. Nos comboios noturnos a viagem será feita em camarata de 4 pessoas (que preferencialmente os viajantes dividirão uns com os outros e não com pessoas que não pertençam ao grupo) ou em cadeiras individuais, dependendo das distâncias a fazer.
É seguro viajar nesses países?
Viajar na Europa é seguro. Não há muito mais por onde nos possamos ou queiramos alongar. Naturalmente, como em qualquer país do mundo, é necessário ter atenção redobrada em locais como estações de comboios ou lugares mais movimentados, mas nada que o nosso dia-a-dia já não nos tenha preparado.
É uma viagem cansativa?
É uma viagem cultural e só as deslocações de comboio poderão ser mais cansativas - caso seja para alguém complicado dormir a bordo de um comboio - mas nada que nos faça sentir cansados nos dias de visita. Percorreremos todas as cidades a pé e no fim do dia um desgaste maior poderá fazer-se sentir no corpo, mas uma noite bem dormida fará com que a alma recupere rapidamente.
Qual a roupa mais adequada?
Dependendo da altura do ano, mais ou menos casaco, mas a temperatura em quase todas as cidades, será parecida com a de Portugal na altura em que se realizam as viagens, menos talvez com Bucareste e Sofia, onde possivelmente o frio durante o dia e noite se fará sentir mais, sendo que um casaco quente será suficiente. Para todas as datas do ano, um impermeável será sempre uma grande ajuda e aconselhado. De resto, nos locais religiosos, o vestir de forma modesta será aconselhado.
Que comida será servida?
A gastronomia é algo que vai mudando muito à medida que a viagem se desenrola. Se no lado mais ocidental e falamos de Viena e de Budapeste se assemelham mais à nossa alimentação, já a partir de Bucareste a cozinha começa a sentir uma influência mais oriental, com sabores mediterrânicos misturados com turco-otomanos e daí para a frente, essa será a condição, sendo que é em Istambul que teremos o expoente máximo de uma mistura de temperos, cheiros e paladares capazes de agradar o palato de todos, com uma variedade tremenda. Para estômagos vegetarianos, haverá sempre opções em todos os lados, embora possam ser de preparação mais básica. Aconselha-se sempre a levar-se alguns snacks a bordo dos comboios.
Quanto ao dinheiro para a viagem.
A maioria das atividades que estão programadas, estão já incluídas na viagem, sendo que o dinheiro a gastar será basicamente em despesas pessoais e/ou transportes que, dentro das cidades, queiras tomar. A vida é mais cara em Viena e vai variando o preço, quase sempre para menos, à medida que avançamos no trajeto, chegando a Istambul, onde podes ter preços muito variados, dependendo das opções que tomes ou as das atividades extra que queiras fazer. Normalmente 30€ por dia, em média, serão suficientes.
Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?
A Landescape tem uma parceria estabelecida com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em Medicina do Viajante e blogger de viagens. Dessa forma, podes agendar com ela uma Consulta do Viajante Online que tem um custo de 30€ por pessoa, 50€ para 2 pessoas, 70€ para 3 pessoas e 80€ para 4 pessoas.

Como complemento, a Landescape disponibiliza-te ainda a possibilidade de integrares uma sessão de esclarecimento online que inclui a preparação do kit de viagem, a prescrição de medicação, a discussão sobre a vacinação a efetuar e respetiva prescrição e, ainda, um espaço para esclarecer eventuais dúvidas sobre os cuidados de saúde a ter no destino a visitar. Esta sessão tem um custo de 20€ por pessoa, 30€ para duas pessoas em simultâneo, 40€ para três pessoas e 50€ para quatro pessoas.
Outras informações
Perguntas Frequentes

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Quinta-feira 20 Out, 2022 Domingo 30 Out, 2022 Vagas 5 Preço 1150€ Agendar

O Líder

João Oliveira

Deixo-me levar pelo vento. Curioso no olhar e atento aos detalhes da vida, considero-me um sonhador. De sorriso fácil e tranquilo por natureza. Abraço cada viagem como uma nova aprendizagem e estou sempre à espera da próxima aventura.
Mais informação sobre o líder