fbpx
Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

EXPRESSO DO ORIENTE

Detalhes da Viagem

  • Áustria / Bulgária / Hungria / Roménia / Turquia
  • Cultural
  • 11 dias / 10 noites
  • 1150€ / pessoa
  • 5 - 10
  • 16
Google+LinkedIn

Expresso do Oriente

Foi em 1883 que partiu o primeiro Expresso do Oriente e que ligava a badalada Paris a Istambul ou, ainda na altura, Constantinopla. O comboio foi depois descontinuado, mas a magia, a mística, os livros e filmes realizados, ficaram para a memória de uma das mais belas experiências a fazer. Hoje, seguindo o mesmo trajeto, comboios comuns levam-nos oriente adentro, fazendo-nos descobrir algumas das cidades mais bonitas do velho continente. Partindo de Viena e com destino a Istambul, esta é uma viagem de comboio que faz parte da bucket list dos maiores viajantes.

Do encanto imperial da capital austríaca, à vista sobre o Danúbio na capital húngara, atravessando Bucareste com os seus edifícios imponentes e uma história ainda por descobrir, chegamos a Sofia, onde a Centro da Tolerância nos faz acreditar num mundo melhor. Dali, uma escapadinha ao fresco da montanha para observar um mosteiro que a Unesco incluiu na sua lista e Plovdiv, tantas vezes esquecida, mas com uma história milenar, para finalmente chegarmos à grande Istambul, a ligação entre dois continentes, para descobrimos um dos bairros mais particulares, com apontamentos religiosos magníficos.

O que iremos visitar nesta viagem

  • 4 capitais europeias: Viena, Budapeste, Bucareste e Sofia
  • Termas de Széchenyi
  • Mosteiro de Rila
  • Centro histórico de Plovdiv
  • Centro da Tolerância
  • Bairro de Balat
  • Jardim Pierre Loti
  • Museu do Terror
  • Passagens em Bucareste
  • Um trajeto que é História

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Viena
Este dia está reservado à tua viagem entre o teu ponto de origem e a capital da Áustria, outrora capital do Império Austro-Húngaro. Dependendo da hora de chegada do teu voo, pensamos o dia, embora a certeza seja que chegarão ao final da tarde, princípio da noite e por isso, não existe muito tempo para percorrer a cidade.
Hotel
2
Dia 2 | Viena - Budapeste
Hoje levantamo-nos cedo para, depois do pequeno-almoço, vaguearmos ainda um pouco pela cidade. Como é domingo, possivelmente existirão mercados espalhados pelas diferentes praças da cidade e o centro histórico estará de portas abertas para nos receber. Os edifícios desta cidade imperial impressionam pelo seu tamanho, mas acima de tudo pelo seu charme. O Parlamento é, sem dúvida alguma, um ponto obrigatório de passagem, assim como alguns dos edifícios envolventes: a Ópera de Viena, a Catedral de Santo Estevão, o Palácio Imperial de Hofburg, entre outros, que se destacam dos demais. Pelo caminho, uma paragem para um café. Se o tempo nos permitir, entraremos num destes monumentos à arquitetura para uma visita mais pormenorizada. Depois do almoço, caminhamos em direção ao hotel, de onde com as nossas bagagens, nos dirigimos para a estação de onde apanhamos o comboio que nos levará à capital da Hungria, onde chegamos ao princípio da noite, restando somente tempo para fazer o check-in, jantar e uma voltinha pelos arredores do alojamento.
Hotel
3
Dia 3 | Budapeste - Bucareste
Despertamos cedo uma vez mais para visitar a cidade de Budapeste, uma das cidades mais bonitas da Europa que tem uma vez mais no seu Parlamento, uma pérola da arquitetura marcante, um edifício que está incluído na lista de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. É do lado de Buda que ficamos e a cidade é para se fazer a pé, pois só assim acreditamos conseguir perceber a dinâmica da mesma. Do Parlamento, atravessamos a Ponte das Correntes e chegamos ao lado de Peste, onde lá em cima a colina com o castelo nos olha. É para lá que subimos, momento em que encontramos o Palácio de Buda, o Bairro do Castelo (Várnegyed) com suas construções tradicionais, entre elas a Igreja Mathias e o Bastião dos Pescadores. Descemos e procuramos um local para almoçar. Depois disso, continuamos a nossa caminhada e porque uma viagem não pode ser só o lado bonito das coisas, visitamos na Casa do Terror, um museu dedicado às vítimas dos regimes fascistas do país, que torturaram e assassinaram centenas de pessoas. Ao fim da tarde, caminhamos desta feita para as Termas de Széchenyi (atividade extra), onde ficamos um par de horas.

Regressamos depois ao hotel para apanhar a nossa bagagem, comer algo rápido e apanhar o comboio em direção a Bucareste.
Comboio noturno
4
Dia 4 | Bucareste
Chegamos a Bucareste a meio da tarde, cansados depois da maior viagem desta aventura e o que nos resta do dia, servirá para fazermos o check-in no hotel onde vamos ficar nas próximas duas noites e deambular um pouco pela cidade, em busca de um restaurante onde nos sentarmos a beber qualquer coisa até que a noite se ponha. O jantar será servido e o descanso virá a seguir. A cidade, fica para o dia seguinte.
Hotel
5
Dia 5 | Bucareste
Acordamos cedo, pois Bucareste é um labirinto enorme de ruas por explorar. Agarramos um “covrigi”, típico snack romeno e partimos à descoberta da cidade. São vários os atalhos para atravessar algumas das enormes avenidas. Atravessamos em modo de atalho a Pasajul Victoriei e aproveitamos para a fotografar, de tão peculiar que é. Estas passagens não nos deixam de surpreender e assim, logo de seguida entramos na mais famosa “passagem”, a Pasajul Macca-Villacrosse conhecida pela sua rua em forma de garfo e pelas suas arcadas cobertas em vidros verdes e amarelos. Para os amantes das livrarias, Bucareste tem uma das livrarias mais bonitas do mundo. Fica bem no centro e se desejarmos, daremos um salto para a visitar. À hora do almoço paramos no bairro histórico de Lipscani. Almoçamos num restaurante que originalmente era uma cervejaria e nos dias hoje além de cervejaria é também um dos melhores lugares para provar as delícias deste país. Com as energias repostas e enquanto nos dirigimos ao gigantesco Palácio do parlamento, visitamos algumas das mais particulares e coloridas igrejas ortodoxas do centro da capital. Ao final no dia sentamo-nos num dos mais característicos parques da cidade, o parque Cismigiu e observamos a vida a acontecer.
Hotel
6
Dia 6 | Bucareste - Sofia
Hoje pelas 11 da manhã, partimos para a capital da Bulgária, a apaixonante Sofia, onde chegamos à hora do jantar. Esta é uma viagem feita de comboio e onde o comboio ocupa a maior parte do nosso tempo. As paisagens desenrolam-se à nossa frente o dia inteiro e é essa a magia deste meio de transporte, a capacidade de nos mostrar, à velocidade ideal, uma mistura de cenários impressionante. Como o que resta do dia é muito pouco, jantamos e descansamos que o dia seguinte vai ser passado a caminhar.
Hotel
7
Dia 7 | Sofia - Plovdiv - Rila - Sofia
Hoje será um dia cansativo, fora da capital búlgara, um dia de visita a dois locais em direções contrárias: Plovdiv e o Mosteiro de Rila, inscrito na lista de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Pela manhã dirigimo-nos para sul, para o lugar mais religioso por excelência do país, o Mosteiro de Rila, bem lá no alto, no cimo dos seus quase 1150 metros de altitude. Pelo caminho, as paisagens vão deixar-nos deliciados, pontuada de pequenas aldeias e muito verde. Fundado no século X, este é um sítio de passagem obrigatória quando se visita a Bulgária com a sua Igreja da Natividade a destacar-se no complexo religioso. Descemos depois e almoçamos num restaurante à nossa escolha e pela frente, a estrada para este, em direção a Plovdiv, cidade na lista de candidatura à lista da UNESCO também, tamanha é a sua riqueza ao nível da arquitetura, que vai desde os Romanos aos Otomanos, com um centro histórico riquíssimo. É por lá que nos demoramos e jantamos, regressando depois a Sofia, ao final da noite.
Hotel
8
Dia 8 | Sofia - Istambul
Hoje teremos até ao final da tarde para explorar a cidade e começamos por aquele que é apelidado de o Centro da Tolerância e que alberga a poucos minutos uns dos outros, uma sinagoga, uma mesquita e duas igrejas, uma ortodoxa e outra católica. Seguem-se vários espaços, uns religiosos, outros apenas de encontro entre a população búlgara, rodeados por edifícios que mostram bem a história recente do país, onde o comunismo imperava e consequentemente a sua arquitetura. Compramos depois uns snacks e quando o dia começar a dar lugar à noite, apanhamos o último comboio da viagem, que nos levará a Istambul, a nossa última paragem. A noite vai ser passada a bordo.
Comboio noturno
9
Dia 9 e 10 | Istambul
Este primeiro dia em Istambul vai levar-nos para fora do centro. O dia começa perto do Corno de Ouro, deslizando águas adentro, até um dos pontos mais bonitos de Istambul, a zona de Eyüp, sempre esquecida na maioria das visitas que à cidade se faz. Depois do almoço, dirigimo-nos agora para Balat, um bairro que se transformou radicalmente, de um espaço esquecido da cidade para um dos bairros mais trendy. É aqui que vamos passar o resto da tarde, visitando também alguns espaços religiosos ligados à religião cristã e claro, entrando nas pequenas lojas e cafés.

No segundo dia, a cidade está por tua conta para explorares como desejares. Se quiseres que te acompanhe, posso levar-te a conhecer alguns dos highlights do centro histórico: Hagia Sophia, Palácio Topkapi, Mesquita Azul, entre outros.

No fim de cada dia, escolhemos um restaurante para nos envolvermos em recordações.
Hotel
10
Dia 11 | Istambul - Origem
Hoje é dia de despedidas.

Dependendo da hora do teu voo, um transfer levar-te-á ao aeroporto. Resta-me despedir-me e agradecer-te a confiança. Voltaremos a ver-nos em breve

O que está incluído?

  • Alojamento em hotel ou guesthouse (quartos twin/duplo com casa de banho privativa)
  • Todos os pequenos-almoços
  • Entrada nos monumentos mencionados no roteiro
  • Todos os transportes durante a viagem (exceto de cariz pessoal)
  • Acompanhamento do/a líder da Landescape
  • Seguro básico de viagem

O que não está incluído?

Landescape EXPLORAÇÃO - viagem de 9 a 19 de Abril

As viagens Landescape Exploração são uma nova vertente nas propostas da Landescape que visa a descoberta de um novo destino, juntamente com um líder da Landescape e que, futuramente, será lançado ao público em geral. Estas, como o nome diz, são viagens feitas para explorar um destino pela primeira vez, tendo já o líder estado no local ou não, sendo que o percurso, assim como todos os tempos de deslocação e visitas/atividades propostas, são planeados à distância. Convém chamar a atenção para a possibilidade de o percurso poder sofrer alterações, assim como a sequência das visitas e/ou dias. Não é regra de que tudo esteja marcado nestas viagens (alojamentos, visitas, tours, etc.), embora a Landescape parta sempre com uma margem de controlo muito grande, que possibilita que tudo o que está ao nosso alcance, corra bem. Tentamos que todos os valores excluídos no preço da viagem, estejam dentro daquilo que calculámos, embora possam existir contratempos que exijam que os viajantes despendam de montantes adicionais.

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Sábado 9 Abr, 2022 Terça-feira 19 Abr, 2022 Preço 1150€ Agendar
Data Quinta-feira 20 Out, 2022 Domingo 30 Out, 2022 Vagas 8 Preço 1150€ Agendar

Os Líderes

Rafael Polónia

Curioso, observador, bem disposto e sempre pronto para novas aventuras, os destinos que lidero surgem-me quando me apaixono por um país.
Mais informação sobre o líder

João Oliveira

Deixo-me levar pelo vento. Curioso no olhar e atento aos detalhes da vida, considero-me um sonhador. De sorriso fácil e tranquilo por natureza. Abraço cada viagem como uma nova aprendizagem e estou sempre à espera da próxima aventura.
Mais informação sobre o líder