Cáucaso

Nesta viagem à Geórgia e Arménia, descobrimos dois países vizinhos, mas muito diferentes na maneira de pensar e de olhar o futuro. Nações chave na divisão entre a Europa e a Ásia que, desde a antiguidade, foram motivo de disputa, conquistas e reconquistas, face à importância que tinham na geografia da região. Uma diz ter inventado o vinho. Outra orgulha-se de ter sido a primeira nação oficialmente cristã no mundo. O que é facto é que aqui se encontram alguns dos maiores tesouros religiosos e mosteiros tão importantes quanto a história do cristianismo. Mas não é só de religião que se fazem estas nações, é também da hospitalidade destes povos festivos, montanhas imensas a perder de vista e patriotismo.

Viagem à Geórgia e Arménia

Partimos para esta viagem pelo Cáucaso a partir da visita a Yerevan, capital da Arménia, para logo depois descobrir o Lago Sevan e os monumentos religiosos de Alaverdi. Já na viagem pela Geórgia, alternamos os dias entre a visita a Tbilisi, uma das cidades mais vibrantes da região, e o percurso entre Stepantsminda e o Monte Kazbek, com montanhas de um verde forte, gargantas que cortam a rocha a meio, e abismos de suster a respiração. Mas este trajeto de 12 dias reserva-nos ainda algumas surpresas como a viagem a Mtskheta, com uma série de edifícios classificados como património mundial da Unesco;  a visita a Gori, cidade natal de Estaline, e Mestia onde faremos um trekking de quatro dias verdadeiramente inesquecíveis. Ao viajar de Kutaisi até à região de Svaneti, prepara a câmara fotográfica. Vais ficar surpreendido com as montanhas que espreitam acima dos 5000 metros e torres, todas elas fortalezas, que rasgam a paisagem.

Vais poder visitar o Okatse Canyon, caminhando por este que é um dos locais mais vertiginosos desta experiência. Bem-vindo ao Cáucaso, uma viagem pela Geórgia e Arménia que mistura história, religião e trekking, em busca de aldeias perdidas nas montanhas.

O que iremos visitar na Geórgia e Arménia

  • Catedral Etchmiadzin, em Yerevan
  • Museu e memorial do Genocídio Arménio, em Yerevan
  • Visita ao Mosteiro de Geghard
  • O Lago Sevan
  • Mosteiros de Sanahin, Haghpat e Akhtala na cidade de Alaverdi
  • Forte de Narikala, em Tbilisi
  • O complexo de Ananuri, no caminho até Stepantsminda
  • O Monte Kazbek e a pequena Igreja da Trindade de Gergeti
  • Mtskheta, a antiga capital do reino da Iberia
  • Gori, a cidade natal de Estaline
  • Visita ao Okatse Canyon
  • O Mosteiro de Gelati
  • Mosteiro de Motsameta, construído sobre a garganta do rio Tskatsitela
Ler MaisLer Menos
  • + 16 anos
  • 4-12 pessoas
  • 12 dias
  • 1270€ / pessoa

Selecciona a viagem que procuras

  • CÁUCASO – Viagem à Geórgia e Arménia
    8 a 19 Jun 2024

Reserva aqui a tua viagem

CÁUCASO – Viagem à Geórgia e Arménia

com Rafael Polónia

Nova Data
8 a 19 Jun 2024
Saber mais sobre esta edição Fechar informação desta edição

Partimos para esta viagem ao Cáucaso a partir da visita a Yerevan, capital da Arménia, para logo depois descobrir o Lago Sevan e os monumentos religiosos de Alaverdi. Já na viagem pela Geórgia, alternamos os dias entre a visita a Tbilisi, uma das cidades mais vibrantes da região, e o percurso entre Stepantsminda e o Monte Kazbek, com montanhas de um verde forte, gargantas que cortam a rocha a meio, e abismos de suster a respiração. Mas este trajeto de 12 dias reserva-nos ainda algumas surpresas como a viagem a Mtskheta, com uma série de edifícios classificados como património mundial da Unesco;  a visita a Gori, cidade natal de Estaline, e Mestia onde faremos um trekking de quatro dias verdadeiramente inesquecíveis. Ao viajar de Kutaisi até à região de Svaneti, prepara a câmara fotográfica. Vais ficar surpreendido com as montanhas que espreitam acima dos 5000 metros e torres, todas elas fortalezas, que rasgam a paisagem.

Vais poder visitar o Okatse Canyon, caminhando por este que é um dos locais mais vertiginosos desta experiência. Bem-vindo ao Cáucaso, uma viagem pela Geórgia e Arménia que mistura história, religião e trekking, em busca de aldeias perdidas nas montanhas.

O que iremos visitar na Geórgia e Arménia

  • Catedral Etchmiadzin, em Yerevan
  • Museu e memorial do Genocídio Arménio, em Yerevan
  • Visita ao Mosteiro de Geghard
  • O Lago Sevan
  • Mosteiros de Sanahin, Haghpat e Akhtala na cidade de Alaverdi
  • Forte de Narikala, em Tbilisi
  • O complexo de Ananuri, no caminho até Stepantsminda
  • O Monte Kazbek e a pequena Igreja da Trindade de Gergeti
  • Mtskheta, a antiga capital do reino da Iberia
  • Gori, a cidade natal de Estaline
  • Visita ao Okatse Canyon
  • O Mosteiro de Gelati
  • Mosteiro de Motsameta, construído sobre a garganta do rio Tskatsitela

O que está incluído?

Alojamento
11 noites em hotel ou alojamento local

Refeições
Todos os pequenos-almoços

Todas as entradas e atividades descritas no programa

Guias locais em inglês em:
. Tour no dia 3
. Mosteiros em Alaverdi
. Museu de Staline

Todos os transportes descritos no programa
Exceto de carácter pessoal

Seguro Pessoal Básico de Viagem

Acompanhamento do líder da Landescape

O que não está incluído?

  • Voos internacionais
  • Atividades e visitas extras não mencionadas no programa
  • Alimentação não especificada (cerca de 25€/dia)
  • Transfers de/para o aeroporto
  • Despesas pessoais
  • Upgrade Covid19 no Seguro Pessoal Básico de Viagem

Diário de Bordo

Dia 1   Chegada a YerevanComplexo da Cascata, Centro da cidade

Bem-vindo à capital da Arménia.

O dia está reservado à tua chegada a Yerevan.

Conforme o teu voo, combinamos uma hora de encontro no nosso alojamento para nos conhecermos e falarmos um pouco dos próximos dias.
Estadia: Hotel

Dia 2   YerevanCatedral Etchmiadzin, Memorial do Genocídio Arménio

Yerevan é uma cidade feita de grandes avenidas ao estilo da União Soviética, com gente alegre, muito estilo e muitos espaços verdes, cafés por descobrir, história e um ambiente totalmente diferente do país vizinho.

Depois do pequeno-almoço, partimos para um dos mais belos complexos do país, a sede da Igreja Apostólica Arménia, onde encontraremos o ambiente dum mosteiro moderno, com todos os seus estudantes e padres, refletidos na Catedral Etchmiadzin, a mais antiga do mundo. Impressionante.

Regressamos à cidade, onde almoçamos. A tarde leva-nos ao museu e memorial do Genocídio Arménio, ato levado a cabo pelo Império Otomano e, até hoje, não reconhecido pelo governo turco. Ao longe, o monte Ararat, onde Noé pousou a sua arca, tão importante para os arménios, hoje em território turco.

O resto do dia fica por tua conta. Divaga pelas ruas e deixa-te levar pelo ambiente de uma cidade com imensa vida.
Estadia: Hotel

Dia 3   Yerevan - Sevan - AlaverdiMosteiro de Geghard, Lago Sevan

Neste dia saímos cedo e visitamos aquela que é, para nós, uma das obras mais bonitas da arquitetura religiosa edificada até hoje, o Mosteiro de Geghard. Na Arménia costuma dizer-se que ninguém se acredita que estiveste no país, se disseres que nunca viste este mosteiro, uma obra magnífica em harmonia com a natureza circundante.

Daqui, partimos rumo ao norte, em direção ao maior lago do Cáucaso, o Sevan. Uma série de complexos religiosos espelhados nas águas do lago e a maior concentração de kachkar (cruzes esculpidas em pedra) do mundo.

De lá, a estrada leva-nos a Alaverdi, onde pernoitamos, acompanhando o impressionante Debed Canyon, que rasga a terra ao meio nos seus 178 quilómetros de comprimento.
Estadia: Hotel

Dia 4   Alaverdi - TbilisiMosteiros de Sanahin, Haghpat e Akhtala

A região onde se situa Alaverdi pode não parecer, à primeira vista, um local interessante. Cidade industrial, responsável por um quarto da recolha de cobre do antigo Império Soviético, esconde, porém, alguns dos maiores tesouros do país. Rico em monumentos religiosos de imenso valor para o património do país, como o Mosteiro de Sanahin e o Mosteiro de Haghpat (ambos Património Mundial da Unesco) e o não menos impressionante Mosteiro de Akhtala. É nestes três complexos que vamos concentrar a nossa atenção nesta manhã para logo partirmos nos nossos táxis em direcção a Tbilisi, onde chegaremos ao fim da tarde.

Ao jantar, escolheremos um local onde possamos observar a vida da capital georgiana.
Estadia: Alojamento local

Dia 5 TbilisiCentro histórico, Forte de Narikala

Tbilisi é um misto de arquitetura, história, varandas que quase caem sobre a rua e que mais parecem rendilhados de crochet, e um ambiente cosmopolita mas ao mesmo tempo, muito local. Esta é uma das cidades mais vibrantes da região do Cáucaso.

Hoje vamos percorrer alguns dos locais religiosos mais importantes da cidade, mas também caminhar centro histórico acima em direção ao Forte de Narikala, de onde podemos ter uma visão total sobre a cidade.

Pelo meio, a gastronomia local vai-nos reconfortando, cortada por um café gelado, uma cerveja local ou um copo de vinho georgiano.
Estadia: Hotel

Dia 6   Tbilisi - StepantsmindaComplexo de Ananuri, vista do Monte Kazbek

Hoje pela manhã, antes de seguirmos para a montanha, vamos observar de cima o “mar” de Tblisi, a poucos quilómetros da capital, de um monumento que é conhecido como Crónicas da Geórgia, uma obra erguida a partir de 1980 pelo artista Zurab Tsereteli, que reflete uma linha no tempo na história do país. Um trabalho imponente e de gosto duvidoso para a maioria da população e que nunca foi terminado.

Conduzimos depois por uma das estradas mais bonitas do mundo, a estrada militar.
O trajeto até Stepantsminda quase que se precipita sobre nós, com montanhas de um verde forte, gargantas que cortam a rocha a meio, com abismos de suster a respiração.

Pelo caminho, o complexo de Ananuri, numa paisagem idílica e o monumento que marca a amizade entre a Geórgia e a Rússia, construído na década de 80.

Chegados, é a vista sobre o Monte Kazbek que nos prende a atenção e, mais abaixo, a pequena Igreja da Trindade de Gergeti, como que desafiando a imponente montanha. O resto do dia vai ser passado na pequena comunidade.
Estadia: Alojamento local

Dia 7   Stepantsminda - Mtskheta - GoriMosteiro de Gergeti, Reino da Iberia

Neste dia levantamo-nos cedo e depois do pequeno-almoço, caminhamos montanha acima, sempre com a paisagem em mudança. A alternativa à subida a pé (opção extra) será apanhar um transporte que te leve até ao cimo da montanha e que te poupará o cansaço de quase hora e meia de subida.

Já lá em cima, a vista é única. De um lado o Monte Kazbek, no alto dos seus 5047 metros e, do outro, a pequena cidade de Stepantsminda. Por detrás desta, o Monte Shani que delimita a fronteira com o país vizinho, a Rússia. Desfruta do momento, garanto-te que é único! Descemos, por um caminho bem mais simples e, mediante a hora, almoçamos ou pomo-nos a caminho, para a nossa próxima paragem, a antiga capital do reino da Iberia, Mtskheta. Com uma série de edifícios incluídos na lista de património mundial da Unesco, este é um lugar calmo, muito bonito, que se assemelha a uma pitoresca aldeia de montanha e que merece, por essa mesma razão, uma visita.

Depois do almoço partimos para Gori, uma pequena cidade a 70 quilómetros para oeste que, não fosse a cidade natal de Estaline, nunca teria sido colocada no mapa. Chegados, deixamos as bagagens em nossa “casa” e damos uma volta pela pequena cidade.

Regressamos mais tarde à nossa guesthouse para jantar.
Estadia: Alojamento local

Dia 8   Gori - KutaisiMuseu de Estaline

A manhã começa com um pequeno-almoço farto e, logo de seguida, é ao museu dedicado a Estaline que vamos dedicar parte da manhã. Com toda a história, propaganda, fotografias, mandatos e até a carruagem com que costumava deslocar-se no Império Soviético.

Deixamos para trás o conforto da nossa guesthouse e a estrada continua para Kutaisi, onde chegamos a meio da tarde. O resto do dia é para absorvermos a onda da cidade, antiga capital da Iberia. Uma cidade pequena, com um ambiente muito peculiar e onde os pequenos recantos nos fazem querer ficar somente a passear pela mesma.
Estadia: Hotel

Dia 9   Kutaisi - MestiaMosteiro de Gelati e Motsameta, Svaneti

Hoje partimos bem pela manhã e descobrimos os arredores da cidade que nos trazem tesouros patrimoniais marcantes, como o são o Mosteiro de Gelati, onde está sepultado um dos mais importantes reis da história do país: David, o Restaurador. Este complexo foi, em tempos, considerado como o “segundo Monte Athos”, reflexo da importância que o mosteiro tinha a nível religioso e de aprendizagem. No caminho, o Mosteiro de Motsameta, construído sobre a garganta do rio Tskatsitela, ainda habitado por monges e com uma paisagem muito bonita.

Fazemo-nos à estrada e partimos para norte, percorrendo a longa estrada que nos levará à região de Svaneti, mais precisamente à cidade de Mestia, onde vamos pernoitar. Começarás a avistar torres monumentais, todas elas fortalezas, tão características desta região.

A viagem é longa e, por isso, exige-nos algumas paragens para tirar fotografias, mas também para almoçar ou apenas por vontade.

Chegamos a Mestia pela tarde e depois do check-in, um passeio pelo interior da pequena povoação dá-nos a ver a importância das torres e a história por detrás das mesmas.
Escolhemos um restaurante e juntamo-nos à mesa. Na Geórgia, come-se muito bem.
Estadia: Hotel

Dia 10   Mestia

Neste dia em Mestia, o que te proponho é uma caminhada fácil que nos levará a acompanhar a água que desce enfurecida montanha abaixo, água esta proveniente de um dos muitos glaciares que existem nesta zona, sendo que caminharemos para aquele que nos exige um menor esforço, o glaciar Chalaadi.

Regressamos ao centro da cidade para almoçar e a tarde será livre. Se ainda tiveres pernas, sugiro subires a montanha à nossa frente numa caminhada mais demorada, para alcançar a cruz que fica lá bem em cima e, de lá, observarmos quase tudo aos nossos pés.

Se quiseres ficar pela cidade, tens uma povoação inteira para percorrer, um museu com a história da região, descobrir as torres fortalezas ou simplesmente descansares.

A paisagem vai encher-te a alma.
Estadia: Hotel

Dia 11   Mestia - KutaisiOkatse Canyon

Hoje fazemos a estrada para baixo, de novo um longo caminho pela frente. Se o tempo nos permitir, passamos ainda no Okatse Canyon onde uma caminhada de 2,5 quilómetros pelo meio da natureza, nos separam do abismo.

De lá, partimos para Kutaisi e lá, o último jantar, o de despedida, lembrando já as memórias que fizemos durante esta viagem.
Estadia: Hotel

Dia 12   Kutaisi - Origem

Demoramo-nos no pequeno-almoço. Este é o dia de regresso a casa. Se ainda tiveres tempo, podes aproveitar para vaguear um pouco mais por esta cidade tão simpática.

Resta-me despedir-me de ti e agradecer-te estes dias intensos de viagem.

Vemo-nos por aí, pelo mundo.

Reserva aqui a tua viagem


1.270€

Perguntas Frequentes

Como é o roteiro da viagem?

A Geórgia e a Arménia são ainda dois países por explorar, sendo que a viagem que a Landescape propõe foi mudando nos últimos anos, sempre pensando em ter uma experiência aliciante e única, e que explore actividades que no ano anterior não eram exploradas, como o caso das caminhadas de nível baixo. Na Landescape, não somos daquele tipo de líderes previsíveis, ou seja, não nos guiamos pelo que está escrito no roteiro ou pelos dias. Vão perceber que muitas vezes nos adaptamos ao desejo do grupo e até ao momento. Visitamos tudo o que está descrito, não querendo dizer, contudo, que seja nos dias que no roteiro descrevemos, por aquela ordem e, se ficar para trás alguma coisa, é porque houve algo melhor que o justificou. Lembramos também que o primeiro dia está reservado à chegada, pelo que só iniciaremos as actividades no dia seguinte.

É necessário visto para entrar no país?

Não é necessário qualquer visto para nenhum dos países, no entanto a utilização de passaporte é obrigatória. À chegada a Yerevan é só entrar na fila para o “check-in” e aguardar pela vez. Na Geórgia será feito à passagem pela fronteira, sem preocupações de maior. Atenção que, caso façam uma paragem na Turquia (em princípio Istambul) e tenham de sair do aeroporto, o visto da Turquia é obrigatório e tem um custo de 20€ online e 25€ à chegada ao país.

Como funcionam os transferes de/para o aeroporto?

Os transfers são por conta de cada viajante. Podemos, contudo, enviar um táxi a partir do hotel, desde que o mesmo nos seja previamente solicitado por e-mail. Informamos também que antes mesmo da viagem acontecer é criado um grupo de WhatsApp com viajantes e líder, de forma a que possam articular entre vocês a divisão de táxis, se assim for mais conveniente.

Como são os alojamentos durante a viagem?

A opção do alojamento varia nesta viagem. Normalmente ficamos em hotéis ou unidades de alojamento local, com divisão de quartos twin (camas separadas) e/ou triplos e casa de banho privativa. Em algumas localidades, as mais pequenas, as casas de banho podem ser partilhadas. Os hotéis e guesthouse não têm estrelas como as conhecemos para avaliar os hotéis na Europa, no entanto a nossa escolha prende-se com factores como a localização central, a higiene e o espírito familiar.

Como são os transportes no país?

Na Geórgia, mais do que na Arménia, a condução é um pouco “inconsciente”, sendo que as velocidades atingidas em estradas de montanha são, digamos, arriscadas. A ligação à Geórgia será em transporte privado, pois faremos uma paragem em Alaverdi depois de passarmos pelo lago Sevan. Depois de chegados a Tbilisi, todo o transporte será em carrinha privada, ao estilo road trip. Paramos onde quisermos, se quisermos. Demoramos o tempo que quisermos!

É seguro viajar na Geórgia e Arménia?

Colocando de parte a questão da velocidade que os locais, por vezes, atingem quando conduzem as suas estradas, os dois países são extremamente seguros.

É uma viagem cansativa?

A viagem não é cansativa, embora as horas que às vezes passamos dentro da carrinha – já que nenhum dos países oferece uma rede de auto-estradas eficaz – possa moer um pouco. As caminhadas são fáceis/moderadas e todas as pessoas, independentemente da sua condição física, são capazes de as fazer.

Qual a roupa mais adequada?

Dependendo da altura do ano, as temperaturas variam exactamente como em Portugal, com quatro estações, sendo que temos sempre de levar em conta que na maior parte dos locais por onde vamos andar, a elevação é grande – Kazbegui e Mestia principalmente – e fora o Verão, a noite pode trazer temperaturas a rondar os 0º. Aqui é essencial trazer roupa quente de Inverno. Na Primavera e Verão as temperaturas descem um pouco, mas nada de especial. Nas cidades – Yerevan, Tbilisi, Kutaisi – a temperatura é a mesma que teremos em Portugal nessa mesma altura do ano.

  • Primavera: Não venhas com muita coisa. Uma mochila leve é meio caminho andado para que a viagem seja muito mais confortável. Privilegia calções, vestidos, t-shirts, camisolas frescas, sandálias, sapatilhas confortáveis para caminhar no dia-a-dia.
  • Outono: Vestidos, t-shirts, sweatshirts, sandálias, sapatilhas confortáveis para caminhar no dia-a-dia.

No geral, traz calções de banho e fato-de-banho/biquíni que dão jeito se quiseres dar um mergulho no lago Sevan (no Outono é muito mais frio, mas há pessoas corajosas). Pode também ser utilizado nos banhos turcos em Tbilisi (opção extra). Não te esqueças também de um impermeável leve que serve também como corta vento (no Inverno), bom calçado de caminhada, um lenço para o cabelo no caso das mulheres para entrar em alguns locais religiosos. No caso dos homens, considera algo para tapar pernas, sendo que os locais a visitar têm normalmente esses panos, em alternativa traz também um lenço. A ideia final é: viaja leve porque costumamos dizer: suja-se – lava-se, estraga-se – compra-se!

Que comida será servida?

A comida é saborosa e variada no Cáucaso, sendo que o queijo está presente em muitos pratos. Para os vegetarianos há também algumas opções. Em cidades como Tbilisi ou Yerevan já existem mais opções para além da comida local e com muito gosto na preparação. O vinho é um orgulho na Geórgia!

Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?

A Landescape tem uma parceria estabelecida com duas médicas formadas em Medicina do Viajante que te podem melhor aconselhar sobre todos os cuidados de saúde necessários e eventuais vacinas de prevenção para viajar na Jordânia. Dessa forma, podes agendar uma Consulta do Viajante Online na data e hora que te for mais conveniente com uma delas.

Quanto ao dinheiro para a viagem?

A maioria dos custos inerentes à viagem está já coberta no valor pago à Landescape aquando da inscrição, pelo que o valor adicional que cada viajante deverá levar depende muito dos seus consumos, nomeadamente se come muito ou se tem intenção de trazer muitas lembranças. Normalmente aconselhamos a cambiar o dinheiro na cidade. Pode trazer-se euros e trocar nas várias casas de câmbio, embora o cartão de débito e crédito funcione também por todo o lado. Quanto a valores, gasta-se uma média de 15€ por dia em alimentação.

Outras informações relevantes.

O Cáucaso é uma das regiões do Mundo mais impressionantes em termos de paisagens, por isso aqueles que gostam de misturar natureza e trekking de montanha vão adorar a viagem. O facto de ainda estar afastado dos holofotes do turismo de massas torna a experiência muito mais enriquecedora.

seguros-de-viagem-landescape

SEGURO DE VIAGEM LANDESCAPE

Descobre qual o seguro de viagem que melhor se adequa às tuas necessidades.

consulta-do-viajante-landescape

CONSULTA DO VIAJANTE

Agenda já a tua consulta para ficares a par dos cuidados de saúde recomendados e obrigatórios desta viagem.

Queres que entre em contacto contigo?

A nossa equipa irá acompanhar-te e dar-te todo o apoio necessário.

Sobre o Líder


Rafael Polónia

Vejo na viagem uma oportunidade para me tornar um ser humano melhor. Saber mais

Outros destinos que lidera

Testemunhos

Reserva aqui a tua viagem

Este site utiliza cookies, ao continuares estás a permitir a sua utilização. Quero saber mais Ok