fbpx
Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

AÇORES – Vem visitar a ilha do Pico, Faial e São Jorge

Detalhes da Viagem

  • Portugal
  • Aventura / Fotografia / Trekking
  • 8 dias / 7 noites
  • 960€ / pessoa
  • 6 - 12
  • + 12
Google+LinkedIn

Viagem aos Açores | Ilhas de São Jorge, Pico e Faial

Esta viagem aos Açores permite-te, de uma só vez, visitar três das nove ilhas que compõem o arquipélago. A aventura começa na ilha do Faial, no extremo ocidental do grupo central, onde passamos os primeiros dois dias, e de onde prosseguiremos para visitar as ilhas do Pico e São Jorge, repletas de segredos e trilhos inexplorados. Vão ser oito dias em que o trekking, o silêncio das ilhas, o verde intenso que se mistura com o azul profundo do oceano Atlântico, a fotografia, o clima que nos surpreende sempre e o espírito de partilha entre todos, nos vão marcar como nunca antes.

Assim, depois de explorarmos juntos a ilha do Faial, onde poderás observar baleias e golfinhos, mergulhar ou, simplesmente, fazer snorkeling e contactar com a riquíssima vida marinha destas águas, é tempo de viajar até à ilha do Pico, que nos levará, entre outros locais, ao ponto mais alto de Portugal, apenas acessível a pé, de onde poderás assistir ao nascer do sol mais belo do nosso país. Segue-se a visita à ilha de São Jorge, conhecida pelas suas arribas, falésias e fajãs, uma das mais verdes do arquipélago e local perfeito para umas férias em contacto com a natureza. É aqui que vais descobrir a Fajã de Santo Cristo, um lugar místico, onde te vais esquecer de todo o stress do dia-a-dia e simplesmente aproveitar o tempo para relaxar. 

Estamos à tua espera, vem descobrir os Açores com o líder de viagem Luis Godinho e deixa-te contagiar pela simpatia e autenticidade dos seus habitantes.

O que iremos visitar nos Açores | Ilhas do Faial, Pico e São Jorge

  • Horta, a capital do Faial
  • Trekking dos 10 vulcões, na ilha do Faial
  • Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
  • Subida ao Pico
  • A Gruta das Torres, na ilha do Pico
  • Assistir ao nascer do sol na Serra do Cume
  • Trekking na Caldeira da Fajã de Santo Cristo, em São Jorge
  • Trekking até à Fajã dos Cubres
  • Cidade da Madalena, em São Jorge

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Faial (Cidade da Horta)
Hoje é o dia da tua chegada ao Arquipélago dos Açores, mais precisamente à ilha do Faial. Como o teu voo chegará com certeza pela manhã e logo que tenhas deixado a tua bagagem no hotel (o check-in será possivelmente mais tarde) o Luís vai sugerir-te, neste primeiro dia sem quaisquer actividades marcadas, uma série de opções (extra) que poderás fazer e que, mediante o clima e as condições do mar, podes desfrutar: observação de baleias, golfinhos, mergulho, snorkeling, etc.

Quando todo o grupo estiver completo, da parte da tarde, faremos um pequeno passeio pela Horta, a capital da ilha, e será difícil resistir à tentação de molhar os pés na famosa praia de Porto Pim (aproveita e lê o livro de Antonio Tabucchi, A Mulher de Porto Pim).

Vamos acabar o dia em redor de uma mesa bem recheada e, talvez, a beber e a brindar ao sucesso desta aventura, na esplanada de um dos cafés mais míticos do mundo, o Peter's Cafe Sport.
Hotel
2
Dia 2 | Faial (trekking na Caldeira do Faial, Floresta de Laurissilva)
Hoje pela manhã partimos para aquele que é o highlight do Faial. Este trekking está inserido na reserva natural da Caldeira do Faial, em área de paisagem protegida da Zona Central e termina quase 10 quilómetros depois, altura em que faremos uma pequena pausa. Ao longo do trilho, consegue perceber-se a origem e transformação constante da ilha com passagem nos Geossítios da Caldeira, cordilheira vulcânica da Península do Capelo e zona do Vulcão dos Capelinhos e Costado da Nau.

Este percurso inicia-se a uma altitude de 800/900 metros e ao longo do mesmo vamos poder observar várias espécies de aves, exemplares de flora típica da floresta Laurissilva e zonas de campos de cultivo e pastoreio. Alguns dos destaques vão para a Furna Ruim, Algar do Caldeirão, Cabeço do Canto, Cabeço Gordo - a quase 1050 metros de altitude - ou o Cabeço do Fogo.

Neste dia, desfrutamos de um cenário dominado pelas cinzas vulcânicas provenientes da última erupção do arquipélago, entre 1957 e 1958 e que acrescentou 2,4 km2 à ilha.

Regressados ao hotel, é tempo de descansar.
Hotel
3
Dia 3 | Faial - Pico (Gruta das Torres, Observação de cetáceos)
Bem pela manhã apanhamos um barco para o Pico que nos leva uma meia hora de viagem. Chegados, deixamos a bagagem no nosso hotel e vamos dedicar o dia a explorar a natureza, primeiro visitando a Gruta das Torres, o maior tubo lávico de Portugal, com uma extensão de 5150 metros que faz parte da formação dos Lajidos e que se insere no Complexo Vulcânico da Montanha. Este monumento natural ter-se-á formado há cerca de 1500 anos durante uma erupção com origem no Cabeço Bravo. Vamos poder observar, ao longo de aproximadamente uma hora de visita, vários tipos de lavas e diversas formações geológicas, das quais destacamos diferentes tipos de estalactites e estalagmites lávicas, bancadas laterais e lavas encordoadas, entre outros.

Daqui saímos para almoçar e a parte da tarde é reservada à exploração do mar. Subimos a bordo de pequenos barcos e entramos oceano adentro para nos deliciarmos e aprendermos com guias experientes, sobre as 28 espécies de cetáceos que podem ser encontradas nos Açores. A probabilidade de veres baleias e golfinhos é enorme, sendo que além destes gigantes do mar, podemos contemplar tartarugas, aves e outras espécies marinhas. A tarde marca-nos a pele de água salgada e é assim que regressamos ao nosso alojamento.

À noite reunimo-nos para jantar.
Hotel
4
Dia 4 | Pico (subida ao Pico)
Depois do pequeno-almoço, a manhã serve para nos prepararmos para a subida ao pico… do Pico, o ponto mais alto de Portugal.

Começamos de tarde a subida, sempre acompanhados por um líder de montanha experiente, para ver o pôr-do-sol, já lá em cima. O trajecto levar-nos-á mais ou menos 4 horas e tens de vir preparado para o frio que se vai fazer sentir, pois é lá em cima, no ponto mais alto, que vamos pernoitar. A Landescape vai fornecer o material de que necessitas: tenda, saco-cama e alimentação, porém é mesmo necessário vires preparado para esta aventura, pois será com certeza um teste ao teu corpo. Se achares que ficas mais confortável com um saco-cama extra, podes trazer.

Já lá em cima e noite dentro, o céu parece mais próximo.
Tenda de campismo
5
Dia 5 | Pico (Montanha do Pico, Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico)
Vamos acordar ainda o sol não raiou e o amanhecer será memorável, avistando todas as ilhas do grupo central. Comemos um snack e iniciamos a descida, que nos levará mais ou menos 3 horas a fazer.

Já cá em baixo, ao final da manhã, descansamos as pernas e o resto do dia é por tua conta. A Madalena é um local onde não vai faltar o que fazer. Há várias coisas a fazer por aqui e o que te proponho é alugarmos umas bicicletas e descobrirmos uma parte da ilha muito especial, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, integrada na lista de Património Mundial da Unesco desde 2004. É percorrendo este labirinto protegido que passamos parte da tarde.

À noite escolhemos um restaurante ao nosso gosto para provar as especialidades locais.
Hotel
6
Dia 6 | Pico - São Jorge (Percurso Pedestre da Caldeira da Fajã de Santo Cristo)
Seguimos hoje para São Jorge, a ilha onde pernoitamos nas duas próximas noites.

À nossa chegada, um transfer em forma de moto 4 estará à nossa espera mas não para nos transportar a nós, mas à nossa bagagem, já que só apanhamos boleia até ao início do Percurso Pedestre da Caldeira da Fajã de Santo Cristo, que começa na Serra do Topo. Este trilho, que nos vai levar parte do dia a fazer, num total de cinco quilómetros feitos vagarosamente, é mítico e um dos mais bonitos do arquipélago e, pelo meio, podemos mergulhar na famosa cascata da Fajã, uma queda de água de 10 metros que encontra nesta falha geológica o seu mais bonito momento.

Chegados à Fajã, é hora de nos encontrarmos com um lugar especial e por essa mesma razão, queremos que o aproveites à tua maneira. O “silêncio” provocado pelas ondas do mar vão ser o teu único burburinho. Desfruta do paraíso.
Guesthouse
7
Dia 7 | São Jorge (Fajã da Caldeira de Santo Cristo)
Hoje levantamo-nos ao nosso ritmo e depois de um bom pequeno-almoço, caminhamos durante uma hora montanha acima para apreciar uma das mais belas vistas desta viagem, com o Pico e a Graciosa ao fundo. Passamos por ali algum tempo e regressamos à Fajã da Caldeira de Santo Cristo para um almoço tardio. O que te proponho para a tarde são algumas actividades ao ar livre. O mar é vasto e além do surf, muito popular nesta zona, vamos alugar umas pranchas de paddle e podes desfrutar das águas do oceano calmamente e apreciar a ilha de outra perspectiva. Podes também apanhar um transfer e sozinho ou em grupo, desfrutar de mais um trekking nos arredores da Fajã (podemos informar-te acerca disso). A noite pousa sobre as águas dos Açores e reunimo-nos para o nosso último jantar.

Vamos dormir cedo que amanhã acordamos pela madrugada.
Guesthouse
8
Dia 8 | São Jorge - Origem (trekking da Fajã dos Cubres)
Saímos bem de manhã, antes do nascer do sol, para um pequeno trekking de cerca de uma hora até à Fajã dos Cubres. Tudo isto para te levar a conhecer a Fajã do Ouvidor, bem lá em baixo, antes de rumarmos a Velas, onde dependendo da hora do teu voo, regressarás a casa.

Resta-me desejar-te uma boa viagem de regresso e que nos possamos voltar a ver num caminho por aí. Obrigado!

O que está incluído?

  • 7 noites de alojamento em hotel, guesthouse e tenda
  • Todos os pequenos-almoços
  • Todos os transportes dentro do período da experiência (exceto de cariz pessoal)
  • Barco entre Pico e São Jorge
  • Barco entre Faial e Pico
  • Entrada na gruta das Torres
  • Pranchas de paddle e canoas na Caldeira da Fajã de Santo Cristo
  • Acompanhamento de guia de montanha no Pico (Atividade Extra)
  • Tenda e saco-cama no Pico (caso optes por fazer a ascensão do Pico)
  • Transporte para os locais onde começam os trekkings
  • Seguro Pessoal Básico de Viagem
  • Acompanhamento do líder da Landescape em toda a viagem

O que não está incluído?

  • Voo ida e volta para o Arquipélago | Recomendamos a Geostar (desde 140€)
  • Alimentação não especificada (+/-30€ dia)
  • Ascensão ao Pico com pernoita (50€)
  • Todas as atividades não incluídas no programa ou assinaladas como extra
  • Despesas pessoais
  • Transfers de/para o aeroporto no Faial e São Jorge, aquando da chegada e regresso
  • Upgrade Covid19 no Seguro Pessoal Básico de Viagem

Subida ao Pico | Extra

A subida ao Pico é uma atividade extra, pelo que se o viajante desejar subir, a dificuldade fica no ponto 4.

No caso de não ser possível subir-se ao Pico por razões alheias à Landescape, o valor extra será aplicado na noite que se tenha que fazer em alojamento (mediante disponibilidade do alojamento)

Testemunhos

Do ocidente e mais além... todos os dias repletos de magia, de companheirismo, de belas paisagens, de bons sabores e de imprevistos temporais que tornaram a viagem ainda mais inesperada e surpreendente! O Luís Godinho tornou tudo bem leve e harmonioso. Um líder nato e genuíno, difícil de encontrar. Tantos sítios para visitar mas repetiria tudo outra vez. Foi maravilhoso!
Tânia C.
As palavras são poucas para falar do Luís. É muitíssimo inteligente, com tudo o que isso encerra. Simpatia, doçura, humildade, delicadeza, sensibilidade. Gostava de voltar a encontrá-lo mais vezes.
Teresa B.
O Luís é um líder maravilhoso, e um ser humano fantástico e muito interessante. É um agregador de pessoas, por mais diferentes que possam ser, sempre afável e carinhoso, atencioso e descontraído. Foi um privilégio conhecer parte dos Açores pela perspectiva dele e sentir a sua paixão por aquelas ilhas. Foi contagiante. Ficámos todos irremediavelmente apaixonados.
Sónia C.
Os locais visitados eram lindíssimos e foram explorados de forma única. Tenho a certeza que aproveitei melhor a visita a estas ilhas por ter viajado com o líder Luís Godinho. De outra forma não teria descoberto tantos sítios de grande beleza, nem encontrado tantas pessoas naturais destas incríveis ilhas.
Cláudia S.

Perguntas Frequentes

O roteiro da viagem. Como foi pensado?
Nos Açores, tudo é digno de ser visto e ser visitado, pelo que uma viagem aos Açores nunca está completa. Dar e mostrar o melhor de cada ilha, dura uma vida inteira e nos poucos dias que temos, juntámos aquilo que, para o líder da Landescape e originário da ilha Terceira, o Luís Godinho, são os locais ou as experiências que as pessoas devem mesmo ter. Assim, neste roteiro, damos a natureza com as caminhadas, os alojamentos que mais parecem retiros, a fotografia ideal e a gastronomia única. Neste roteiro, desenhámos os Açores, como eles são.
É necessário visto para entrar nos Açores?
Não, só ser possuidor do passaporte ou de cartão de cidadão/cartão de identidade.
Como funcionam os transfers de/para o aeroporto?
Os transfers são por conta de cada viajante. O que fazemos sempre, contudo e para facilitar o processo, é enviar um táxi a partir do hotel, desde que o mesmo nos seja previamente solicitado por e-mail. Informamos também que antes mesmo da viagem acontecer é criado um grupo de WhatsApp com viajantes e líder, de forma a que possam articular entre vocês a divisão de táxis, se assim for mais conveniente.
Como são os alojamentos durante a viagem?
Todos os quartos são twin, isto é, com duas camas individuais (ou com cama matrimonial para os casais que assim solicitem). Pode também haver a opção de ficar em quartos triplos, se assim desejares, e nesse caso solicitamos também que entres em contacto connosco por e-mail. Todos os quartos fornecem toalhas, roupa de cama e têm casa de banho privativa. A nossa escolha vai para hotéis centrais ou que estejam perto dos locais mais interessantes e práticos para os viajantes. A ideia é que sejam higiénicos e que tenham, sempre que possível, ambiente familiar.
Como são os transportes na ilha?
Os transportes utilizados nesta viagem são o barco, a van privada e moto 4 para transporte de bagagem num dos locais. De resto, tudo será feito a pé, pelo que os viajantes nunca terão de andar de mochila às costas (a não ser aquela onde trazem o dinheiro, os documentos, snacks, água e uma camisola mais quente) durante qualquer percurso.
É seguro viajar nos Açores?
Se existe sítio no mundo onde é seguro viajar, é aqui, onde a taxa de criminalidade é quase inexistente.
É uma viagem cansativa?
A viagem não é cansativa, a não ser a subida ao Pico (opção extra) que exige alguma preparação física ou disponibilidade para um esforço maior. A subida leva mais ou menos quatro horas, dependendo da pessoa e a descida mais ou menos duas. Dorme-se depois no cimo do Pico, dentro de tendas, onde pode fazer mesmo muito frio. Fora isso, tudo pacífico.
Que roupa é aconselhada?
Roupa prática, calçado prático e arejado e qualquer coisa mais quente para a noite. No Pico, para quem pretender subir, um saco de cama fino extra (apesar de serem cedidos por nós), um casaco bem grosso, luvas e gorro, são essenciais. Contudo, no Manual do Viajante que receberás após a inscrição, terás toda a informação.
Que comida será servida?
A gastronomia dos Açores é rica em peixe, ou não tivessem mar a toda a volta. Existem outros produtos, claro, sendo que a maioria das receitas recai sobre o que existe em cada local. Os vegetarianos não terão problemas em encontrar alternativas, pelo que nos devem avisar aquando da inscrição.
Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?
A Landescape tem uma parceria estabelecida com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em Medicina do Viajante e blogger de viagens. Dessa forma, podes agendar com ela uma Consulta do Viajante Online que tem um custo de 30€ por pessoa, 50€ para 2 pessoas, 70€ para 3 pessoas e 80€ para 4 pessoas.

Como complemento, a Landescape disponibiliza-te ainda a possibilidade de integrares uma sessão de esclarecimento online que inclui a preparação do kit de viagem, a prescrição de medicação, a discussão sobre a vacinação a efetuar e respetiva prescrição e, ainda, um espaço para esclarecer eventuais dúvidas sobre os cuidados de saúde a ter no destino a visitar. Esta sessão tem um custo de 20€ por pessoa, 30€ para duas pessoas em simultâneo, 40€ para três pessoas e 50€ para quatro pessoas.
Quanto ao dinheiro para a viagem?
O que não está incluído na viagem encontra-se no parâmetro Não Incluído e aí podes calcular o valor de cada um dos itens.
Outras informações
Perguntas Frequentes
Informação Covid
Os Açores obrigam à apresentação de um teste negativo feito com o máximo de 72 horas antes, sendo que este teste pode ser feito num laboratório em Portugal continental ou à chegada ao aeroporto. Ao 6º e 13º dia, seja qual for a ilha, novos testes terão que ser feitos. Todos eles são assumidos pelo Governo dos Açores, sendo que também não terás que esperar até saber o resultado do mesmo.

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Sábado 30 Abr, 2022 Sábado 7 Mai, 2022 Vagas 12 Preço 960€ Agendar

O Líder

Luís Godinho

As viagens e a fotografia seduzem-me a tal ponto que já pensei seriamente em deixar tudo para trás para ir dar a volta ao mundo!
Mais informação sobre o líder