Prepara-te, vão ser 8 dias a descobrir este inquietante país!
Uma viagem ao Líbano é uma experiência que pode parecer, à primeira vista, perigosa, dados os recentes acontecimentos, mas depois de ultrapassado esse preconceito torna-se impossível não nos rendermos à sua aura. Emergindo das cinzas de um passado recente muito turbulento, o Líbano é um país cheio de contrastes e de cruzamentos de religiões, culturas e sobressaltos sociais com mais de 7.000 anos, abençoado pelas suas belas montanhas, deliciosa gastronomia e pelo mar. Mais pequeno que o nosso Alentejo, consegue albergar cerca de 18 confissões religiosas e é, por isso, considerado o país com mais diversidade religiosa do Médio Oriente!
Numa viagem por Beirute, a sua capital, ficaremos impressionados pelo luxo e ostentação, e pela liberdade no trajar feminino. Mas nesta aventura cultural pelo Líbano, existem seguramente outros pontos de interesse que não podes perder. É o caso da visita às ruínas de Baalbek e da aldeia montanhosa de Bcharré, perdida no Vale de Qadisha, a caminho da floresta dos Cedros de Deus, a sagrada árvore nacional do Líbano, cuja madeira foi usada para construção por povos que vão desde os Fenícios aos Israelitas, Egípcios, Assírios, Babilónios, Persas, Gregos, Romanos e Turcos. Faremos ainda uma visita a Byblos, uma vila piscatória que tem a marca de ser a cidade continuamente habitada mais antiga do mundo; e uma visita a Saida, antigo porto fenício de grande importância que entrou em declínio com o florescer da sua irmã mais a sul, Tiro. Antes de regressar a Beirute, faremos ainda uma paragem em Tripoli, conhecida pela azáfama dos seus bazares e excelência da sua comida e pastelaria, desfrutando das ruelas apertadas do seu antigo souk.
Esta viagem pelo Líbano vai permitir-te não só descobrir paisagens, monumentos e diferentes rituais, como também servirá para refletires sobre os aspectos sociais e políticos deste país considerado por muitos como o “Tesouro do Levante”! O acompanhamento permanente do líder da Landescape Miguel Judas, e a presença de guias locais para algumas das nossas actividades vão certamente ajudar-te a tirar o melhor partido desta experiência. Vamos a isso?