Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

VIAGEM MARROCOS – Visita Marrocos do deserto ao mar

Detalhes da Viagem

  • Marrocos
  • Aventura / Cultural / Montanha
  • 6 Mar, 2021 - 17 Mar, 2021
  • 12 dias / 11 noites
  • 930€ + 270€ / pessoa
  • 4 - 14
  • 16
Google+LinkedIn

Viagem a Marrocos

Nesta aventura por Marrocos, terra de todos os sons e cheiros, queremos proporcionar-te uma experiência verdadeiramente sensorial. Se calhar porque o vento nos trazia o deserto para os castelos de areia que fazíamos na praia em crianças, nesta viagem por Marrocos temos uma sensação contraintuitiva de estarmos em casa, apesar de tudo à nossa volta ser exótico. 

Nesta viagem por Marrocos também podem ser os olhares cúmplices da gente hospitaleira, como nós, que fazem com que os aromas a especiarias ou sons invulgares na Medina nos pareçam familiares. A caminho das montanhas vem outra lembrança: as razões pelas quais viajamos, quando começamos a contactar com o povo Berbere, ou Amazigh no seu idioma. Significa “homens livres”, e é assim que se definem. Com eles, o irrecusável convite à introspecção enquanto nos abismamos com a paisagem acidentada, de mão dada com o espírito nómada proporcionado por esta aventura em Marrocos. A liberdade como um oásis no horizonte alaranjado para onde o vento sopra o amarelo das longas filas de dunas, o céu estrelado infinito de possibilidades e mistério. Finalmente o refrescante apaziguar da menta no nosso chá, e a certeza de que estamos onde queremos estar. 

Estás preparado(a) para descobrir o lugar do sol poente, que é como quem diz visitar Marrocos? Nesta viagem por Marrocos que começa em Fez, a líder de viagem Liliana Ascenção levar-te a visitar Marraquexe e os seus souks, a cidade costeira de Essaouira, e Merzouga que nos convida a mergulhar no verde das palmeiras, no bege do deserto a perder de vista e no vermelho da terra.

O que iremos visitar em Marrocos

  • Medina de Fez
  • Os desfiladeiros das Gargantas do Todra
  • Visitar Merzouga
  • Pernoitar no deserto do Sahara
  • Lago Tifart Nigdad 
  • Formações rochosas do Vale de Dades
  • Cidade fortificada de Aït Ben Haddou
  • Atravessar Tizi N-Tishka
  • Praça Jemaa El Fna em Marraquexe
  • A maresia de Essaouira
  • Trekking no Mount Toubkal

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Fez
Este dia está reservado à tua chegada a Marrocos, mais propriamente à cidade de Fez.

A líder da Landescape vai estar à tua espera num local marcado por nós à porta da Medina, onde o transfer te deixará. Neste dia não há qualquer actividade programada. Desfruta do tempo que tens para beber um chá de menta e ler um livro.

Vamos reunir com todo o grupo à hora do jantar, altura ideal para nos conhecermos.
Dar
2
Dia 2 | Fez
Património Mundial da Unesco desde 1981, labiríntica, caótica e movimentada, a Medina Fez el-Bali é a parte mais antiga da cidade e data do século VIII. São mais de 300 bairros e 9000 ruas e ruelas, a maioria sem saída, em cerca de 3km2, e é aqui bem no meio que nos encontramos.

Fundada como a capital da dinastia Idrisid, tem a universidade mais antiga em operação contínua do mundo e é considerada a maior área urbana sem carros do mundo. Diz-se que, às vezes, até os próprios locais se perdem momentaneamente. Vamos então deixar nas mãos de um guia nascido e criado em Fez, a experiência de descobrir os pontos mais importantes deste quebra-cabeças urbanístico e permitir que nos mostre o mausoléu de Moulay Idris II, as famosas tanoarias e as madraças (escolas corânicas).

À tarde terás tempo livre para te aventurares nos souks por tua conta. Se isto não te parecer tarefa fácil, a melhor coisa a fazer é andar numa das duas ruas principais, Talaa Kbira ou Talaa Sghira, e cruzá-las pelas ruelas, mantendo-as como referência.

Quando o cansaço se abater sobre ti, encontramo-nos para jantar num dos belos terraços.
Dar
3
Dia 3 | Fez - Agoudal
Partimos em direcção a Tinghir atravessando em espanto o Médio Atlas, aventurando-nos depois no Alto Atlas. A viagem é longa e impressionante.

Veremos a paisagem mudar: de cidades ancestrais muralhadas, florestas de cedro, uma pequena “Suíça Marroquina”, vales verdejantes e pitorescas aldeias berberes, mercados, vilas, até que começamos a ver e cruzar montanhas e desfiladeiros que nos deixam uma sensação de pequenez e grandiosidade ao mesmo tempo.

Chegando à aldeia ao fim da tarde, é perceptível a vida simples e dura. Observamos e trocamos as primeiras palavras com os habitantes locais, hospitaleiros, e sempre alegres por nos receberem.
Albergue
4
Dia 4 | Agoudal - Gargantas do Todra - Merzouga - Erg Chebbi (Deserto Sahara)
Depois de uma visita especial, subimos aos jipes em direcção às impressionante Gargantas do Todra, uma série de desfiladeiros de pedra calcária. Tanto o rio Todgha quanto o vizinho Dades são responsáveis por escavar estes profundos canyons, que nos seus 40 quilómetros finais podem ter até 400 metros de altura.

Seguimos no caminho para Merzouga atravessando a zona conhecida pelas melhores tâmaras de Marrocos. As tâmaras são muito importantes na cultura marroquina e economia da região. São o primeiro alimento ingerido para quebrar o jejum no ramadão e as Medjool, uma iguaria de luxo, suculentas e com uma textura aveludada, foram originalmente cultivadas em Marrocos exclusivamente para a realeza.

Uns quilómetros à frente, começam as dunas douradas. Chegamos à entrada do deserto, literalmente à porta, a tempo de começar a nossa caminhada pelas dunas. Esta levará cerca de 2 horas e não é tão fácil quanto nosso guia fará parecer, mas vamos chegar ao topo da duna mais alta e ver um pôr do sol esplêndido. Mais 30 minutos de caminhada e encontramos o local onde vamos jantar, um pequeno e muito simples oásis improvisado.

Não, não é uma tenda com os candelabros sofisticados dos campings de luxo. A palavra certa para descrever esta experiência será autenticidade. Faremos como eles, os nossos anfitriões, jovens nascidos e criados em intimidade com estas dunas, fazem: vamos rolar dunas abaixo, tocar tambores, contar e ouvir histórias dos homens livres, cantar canções à capela, e observar o luxo dos biliões de estrelas em cima de nós, na escuridão da noite.

Regressamos de barriga cheia de aventuras para uma noite bem dormida para uma confortável riad, às portas do deserto.

Nota: aqueles que não conseguirem resistir à tentação de dormir sob este céu estrelado - ou de passar a noite acordados - podem sempre ficar por aqui!
Guesthouse ou Dunas
5
Dia 5 | Erg Chebbi, Merzouza
Acordamos bem antes do sol nascer e, ainda no escuro, ficamos todos a postos para receber o sol que irá nascer exactamente atrás das dunas douradas.

Ver as primeiras cores surgirem no horizonte e os tons do céu e de tudo à nossa volta mudar na paz do deserto é uma sensação inexplicável. Todos temos um Saara cá dentro, especialmente nós, que temos tanto DNA misturado com o dele, e quem levava dúvidas, neste amanhecer terá a certeza.

Tomamos o pequeno-almoço e subimos aos jipes até uma área do deserto povoada por famílias nómadas, passando por pequenos oásis selvagens e palmeiras perdidas. No regresso atravessámos o lago Tifart Nigdad que às vezes está seco e outras cheio de vida, nomeadamente de flamingos cor de rosa. Depois de almoço faremos uma caminhada entre palmeiras e hortas irrigadas com engenharia árabe.

Ainda chegamos ao hotel a tempo de aproveitar a piscina até ao pôr do sol alaranjado. O jantar promete ser delicioso. Que grande dia!
Kasbah
6
Dia 6 | Merzouga – Vale do Dades - Aït Ben Haddou
Seguimos a viagem pelo Alto Atlas em direcção ao vale de Dades, junto ao Todra. Faremos uma rota diferente, atravessando Rissani, famosa pelas tâmaras. Vamos também espreitar um mercado de burros e de ovinos.

Segue-se o deslumbrante Vale do Dades, onde podemos apreciar as impressionantes formações rochosas conhecidas localmente como os “dedos dos macacos” ou o “cérebro de Atlas”. A paisagem é colorida, há aldeias berberes e as palmeiras deixaram de nos fazer companhia, dando lugar a amendoeiras, figueiras, nogueiras e choupos. A vista aqui é de pássaro, ao contrário do Todra, e a estrada que serpenteia a montanha, a passagem de Tisdrin, é a alegada segunda estrada mais sinuosa do mundo.

Cruzamos Dades Boumalne, a capital administrativa da região, a 1600 metros de altitude, e seguimos pela estrada das mil Kasbah, avistando ao longe o vale das rosas e o palmeiral Skoura. Cruzamos Ouarzazate, a Hollywood da África, e seguimos para a Kasbah Ait Benhaddou, onde um repasto numa riad acolhedora nos espera, para recuperar de um dia longo.
Riad
7
Dia 7 | Aït Ben Haddou - Marraquexe
Património Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1987, foi utilizado como cenário de inúmeros filmes famosos, tais como o Gladiador, Indiana Jones ou a séria Guerra dos Tronos. É uma fantástica cidade fortificada construída em argila num vale deslumbrante. Vamos vaguear calmamente pelas ruas desta pitoresca cidade, apreciar as suas construções, conviver com as poucas famílias que lá vivem e vislumbrar a paisagem que se estende para lá da Kasbah.

Seguimos depois para Marraquexe pelo Alto Atlas, pela incrível passagem Tizi N-Tishka, uma obra-prima da engenharia civil que se eleva a 2260 metros acima do nível do mar. Antes de ser feita pelos franceses em 1936, a única outra maneira de atravessar o Alto Atlas era a rota das caravanas de camelos, e o ziguezague da estrada mostra o quão árduo isso terá sido.

Paramos para almoçar nas montanhas do Atlas e depois de um trajecto às curvas, chegamos a Marraquexe. Após o check-in, começamos com um passeio de reconhecimento, porque sim, estamos em mais um labirinto indescritível. Segue-se uma incursão à excêntrica, esplendorosa, mítica e ancestral Praça Jemaa El Fna.

Aqui, está tudo disponível e a conviver numa harmonia caótica, vendedores, encantadores de serpentes, bandas gnoua, artesãos e experiências de realidade virtual. Jantamos num sítio à nossa escolha, provavelmente na maior praça de alimentação a céu aberto do mundo, em êxtase e meios assoberbados com tantos estímulos.
Riad
8
Dia 8 | Marraquexe
Hoje só temos encontro ao fim da tarde na melhor vista panorâmica para a Praça Jemaa El Fna, para um pôr do sol à mil e uma noites, enquanto a medina muda de cara mas não de dinamismo. Vamos procurar um restaurante mais sofisticado para jantar, para ficarmos a conhecer a outra face de Marrocos, nesta cidade eleita por inúmeras vedetas para terem os seus palácios privados, e onde a abundância contrasta com a humildade.

Durante o dia, desfruta ao teu ritmo. Na medina, podes perder a cabeça nas compras nos souks e visitar o Museu de Marraquexe, o Palais Bahia ou descobrir os fotogénicos Jardins de Majorelle.
Riad
9
Dia 9 | Marrakesh - Essaouira
De manhã cedinho vamos passar na Gare Routiére de Marraquexe e bem próximo apanhamos um autocarro local até Essaouira. A viagem é tranquila, de cerca de 3 horas e a paisagem interessante, com uma ou mais paragens incluídas, dependendo do humor do motorista, da necessidade de levantar algum produto para entrega depois, se estamos em período de ramadão. Tudo depende. Estamos em África, e nem sempre o que se planeia se cumpre à risca.

Essaouira é uma pequena cidade costeira que esteve sob curto domínio Português no séc. XVI, com o nome de fortaleza de Mogador. É um lugar com uma atmosfera especial, não acessível ao mais destreinado turista, sobretudo chegado da frenética Marraquexe. Com calma, que estamos em viagem, e como tal, abertos aos mistérios, e ela sabê-lo-á reconhecer e desvendar-se-á para nós vagarosamente.

Para começar, absorvemos o cheiro à nossa conhecida maresia. Depois, admirar os barcos de pesca, os pescadores e as gaivotas no porto, deliciarmo-nos com iguarias marinhas, se fizerem o teu género, e apreciar bules fumegantes de chá de menta com vista para o oceano. Ao entardecer, aventurarmo-nos medina adentro, acolhedora e pequena, onde finalmente podemos andar sem medo de nos perdermos. Apreciar os resquícios da arquitectura Portuguesa (discutíveis) e Francesa e escolher um lugar charmoso para jantar.
Riad
10
Dia 10 | Essaouira - Origem ou EXTENSÃO (Essaouira - Imlil)
É mesmo hora de fechar a mala e partir. Sim, sabemos, com vontade de voltar.

Os voos de Essaouira não são directos para Portugal. Se o teu destino é Portugal a partir de Marraquexe, sugiro-te um táxi até ao aeroporto, ou um autocarro, se o teu voo for tardio.

Shukran, e que leves o Magrebe na memória. Foi um prazer acompanhar-te nesta aventura e espero muito em breve rever-te!

EXTENSÃO | Toubkal
Para os mais audazes, ainda de madrugada, vou apresentar-te ao teu guia de montanha que irá tomar bem conta de ti e, garantidamente, desafiar-te. Juntos, partirão em veículos 4x4 para Imlil para aquela que será a prova desta viagem – subir ao Mount Toubkal, o ponto mais alto do Norte de África, com uma pequena paragem para comprar snacks. O trekking começa. Serão 5 horas montanha acima até ao refúgio, a cerca de 3206 metros de altitude. Pelo caminho, deixa as mulas passar, cumprimenta os outros aventureiros e delicia-te com os ares da montanha. Já no refúgio, é tempo de relaxar e travar contacto com gente de todo o mundo, tão apaixonados pela vida como tu.
Refúgio de montanha (EXTENSÃO)
11
Dia 11 | EXTENSÃO (Trekking no Toubkal - Marraquexe)
Hoje é dia de madrugar, outra vez, e de alcançar o cume do Toubkal. A caminhada até lá é moderada, embora a altitude possa dificultar a evolução no percurso. Assistir aos primeiros raios de sol a iluminar a neve permanente é uma sensação única. Lá em cima, a vista de 360º, fará com que qualquer esforço seja esquecido e qualquer palavra seja insuficiente para classificar o momento.

Parabéns! Falta descer... não subestimes esta missão. Aproveita a paisagem, reflete na conquista e desfruta da tua energia, saúde e liberdade. Chegados a Ilmil, partirão para Marraquexe, onde vais chegar cansado porém vitorioso. O teu quarto estará à espera, para uma noite muito bem dormida.
Riad
12
Dia 12 | EXTENSÃO (Marraquexe - Origem)
Hoje sim o dia está reservado à tua viagem de regresso.

Tenho a certeza que foi uma experiência única e memorável. Obrigado por me acompanhares e espero ver-te em breve a bordo de uma nova aventura. Até já!

O que está incluído?

  • 8 noites em Dar e Riad + 1 noite em autonomia no deserto
  • Jipes 4x4 nas datas do programa
  • 13 Refeições: 9 pequenos-almoços + 4 jantares
  • Todas as atividades mencionadas no programa
  • Guia em Fez (inglês)
  • Guia no deserto do Sahara (inglês)
  • Acompanhamento da líder da Landescape
  • EXTENSÃO | Mount Toubkal
  • 2 noites (1 refúgio de montanha + 1 riad)
  • Todos os pequenos-almoços + 2 almoços + 1 jantar
  • Transporte a partir de Essaouira e regresso a Marraquexe
  • Acompanhamento de líder de montanha (em inglês)

O que não está incluído?

  • Voo internacional (a partir de 150€) - Recomendamos a Geostar
  • Todas as actividades não incluídas no programa
  • Alimentação não especificada (+-20€ dia)
  • Transfer de/para o aeroporto (+/-20€)
  • Despesas pessoais
  • Seguro pessoal (Obrigatório) - Recomendamos IATI SEGUROS
  • EXTENSÃO | Mount Toubkal
  • Alimentação não especificada
  • Despesas pessoais
  • Todas as actividades não incluídas no programa
  • Transfer para o aeroporto
  • Acompanhamento da líder Landescape
  • Seguro pessoal (Obrigatório) - Recomendamos IATI SEGUROS

EXTENSÃO Toubkal

Os dois dias reservados à subida do Toubkal serão acompanhados por um guia de montanha local (idioma inglês), sendo que esta actividade realizar-se-á com um mínimo de 2 viajantes. De lembrar que a extensão não conta com o acompanhamento da líder da Landescape.

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Sábado 6 Mar, 2021 Quarta-feira 17 Mar, 2021 Vagas 12 Preço 930€ + 270€ Agendar
Data Sábado 2 Out, 2021 Quarta-feira 13 Out, 2021 Vagas 12 Preço 930€ + 270€ Agendar

O Líder

Liliana Ascensão

Desejo criar um impacto global positivo com experiências inspiradoras e incentivar pessoas, pelo exemplo, ao exercício da sua autenticidade e liberdade de serem quem quiserem, nesta incrível experiência que é estar vivo aqui e agora.
Mais informação sobre o líder