Partimos cedo para o Kzar de Aït Ben Haddou, Património Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1987, que foi utilizado como cenário de inúmeros filmes famosos, tais como o Gladiador, Indiana Jones ou a série Guerra dos Tronos. É uma fantástica cidade fortificada construída em argila num vale deslumbrante. Vamos vaguear calmamente pelas ruas desta pitoresca cidade, apreciar as suas construções, conviver com as poucas famílias que lá vivem e vislumbrar a paisagem que se estende para lá da Kasbah.
Seguimos depois para Marraquexe pelo Alto Atlas, pela incrível passagem Tizi N-Tishka, uma obra-prima da engenharia civil que se eleva a 2260 metros acima do nível do mar. Antes de ser feita pelos franceses em 1936, a única outra maneira de atravessar o Alto Atlas era a rota das caravanas de camelos, e o ziguezague da estrada mostra o quão árduo isso terá sido.
Paramos para almoçar nas montanhas do Atlas e depois de um trajeto às curvas, chegamos a Marraquexe. Após o check-in, começamos com um passeio de reconhecimento, porque sim, estamos em mais um labirinto indescritível. Segue-se uma incursão à excêntrica, esplendorosa, mítica e ancestral Praça Jemaa El Fna.
Aqui, está tudo disponível e a conviver numa harmonia caótica, vendedores, encantadores de serpentes, bandas gnoua, artesãos e experiências de realidade virtual. Jantamos num sítio à nossa escolha, provavelmente na maior praça de alimentação a céu aberto do mundo, em êxtase e meios assoberbados com tantos estímulos.
Estadia: Riad