fbpx
Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

VIAGEM MÉXICO – Aventura no país de Astecas e Mariachis

Detalhes da Viagem

  • México
  • Aventura / Cultural
  • 15 dias / 14 noites
  • 1680€ / pessoa
  • 5 -11
  • 16
Google+LinkedIn

Viagem ao México

Uma viagem ao México pode ser uma experiência muito intensa. A nossa líder Liliana Ascensão vai mostrar-te um país com um património material e imaterial incalculáveis, uma geografia muito diversa e onde se guardam segredos milenares no mesmo cofre de um promissor futuro, tantas vezes adiado. Berço de civilizações e tradições poderosas, como o Mundo Maia que vais ter oportunidade de descobrir na visita aos diversos locais arqueológicos que integram esta aventura e as reminiscências dos Astecas, quem se entrega ao seu fluxo descreve uma forma de ver a vida antes de conhecer o México, e uma depois.

Uma cultura que tem a morte bem integrada, que exibe em elaboradas pinturas faciais de caveiras, coroas de flores e chapéus, trombetas mariachis, e o cheiro de canela e copal em cada esquina. A diversidade mexicana, em termos de climas e raças, grandes civilizações pré-colombianas e contribuições marcantes para a humanidade por elas, complementadas por grupos sociais de vanguarda e cidades modernas, que juntas fazem do México de hoje um caldeirão deslumbrante que encanta desde o início. É amor à primeira vista.

Começamos a nossa viagem pela Cidade do México, uma urbe onde a riqueza e a pobreza, o antigo e o novo, as glórias e as tragédias, o requinte e a simplicidade, a arte e o crime, convivem no mesmo espaço. De lá rumamos até à cidade colonial de San Miguel de Allende, Património Mundial da Unesco, e depois para Puebla, onde vais provar a melhor comida de rua do país. A nossa proposta passa por levar-te depois até Oaxaca, um destino fascinante para o qual convergem civilizações antigas, arquitetura colonial e tradições vivas. Teremos a partir daqui vários day tours, um deles até Mazunte onde vais poder aproveitar o ambiente de praia, com água de coco numa mão e um livro na outra. Curioso por abraçar esta experiência?

O que iremos visitar no México

  • Museu de Antropologia na Cidade do México
  • Ruínas de Teotihuacán
  • Museu Frida Khalo
  • Zona Arqueológica de Cholula
  • Bosque de Chapultepec
  • Bairro de Coyoacan
  • San Miguel de Allende
  • Canyon Coyote
  • Vista do Vulcão Popocatépetl
  • Pirâmide Tepanapa
  • Sítio arqueológico Monte Albán
  • Mazunte

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Cidade do México
Bem-vindo à Cidade do México.

Riqueza e pobreza, antigo e novo, glórias e tragédias, requinte e simplicidade, arte e crime, pirâmides, Louis Vuitton e bairros de lata, o culto à virgem de Guadalupe envolto em práticas indígenas, comida, gente, muita gente. É um colosso como poucos no Mundo, a ser experienciado pelo menos uma vez na vida. Nós temos encontro marcado para o final do dia com a introdução à gastronomia mexicana, a verdadeira, aquela que eles comem cá!
Guesthouse
2
Dia 2 | Cidade do México
O Museu de Antropologia é um espaço obrigatório e será o primeiro passo da imersão no passado vivo deste país. Para entender é preciso saber, e vamos começar com um pouco de história. À tarde percorremos o centro histórico; o Zócalo, a Catedral, Belas Artes e o Passeio da Reforma estão no nosso roteiro. Mais tarde podemos ir até uma sessão de Lucha Libre (atividade extra), o espetáculo familiar preferido aos domingos, e dobrar o nosso intelecto a tentar entender o que encontram os Chilangos de tão divertido neste espetáculo teatral.
Guesthouse
3
Dia 3 | Teotihuacán e Cidade do México
Bem cedo seguimos até às Ruínas de Teotihuacán, a maior cidade ancestral durante o período Pré-hispânico, em Náhuatl “o lugar onde os homens se tornam deuses”, uma das cidades mais impressionantes do mundo antigo. Aqui aproveitamos que nos deixam subir as Pirâmides do Sol e da Lua, e ficar de lá de cima a imaginar o que terá sentido Cortés, quando percebeu que não tinha descoberto terras virgens, mas sim uma gigantesca civilização. Se gostas de vistas panorâmicas e queres fazer deste um dia inesquecível, existe um passeio em balão quente antes de começarmos a visita ao parque arqueológico (atividade extra). No regresso ao centro da cidade vamos perder-nos pelo bosque de Chapultepec, e podemos acabar o dia com um pezinho de cumbia num bar do histórico bairro La Condessa.
Guesthouse
4
Dia 4 | Coyaocan e Cidade do México
Coyoacan tem uma buena vibra. No meio de uma imensa metrópole, um bairro charmoso com alma de vila: fachadas coloridas, jardins com coretos, mercados, missa do meio-dia, casarões coloniais e ritmo tranquilo. É um dos bairros mais pitorescos e coloridos, foi aqui que Hernán Cortés se instalou durante a conquista, e também foi este o bairro de Frida Kahlo. Começamos a visita na Casa Azul, a casa da família de Frida, agora um museu que mostra seu universo interior. O almoço será no mercado tradicional mercado. Com sorte apanhamos um mariachi a cantar num dos bucólicos jardins, e jantamos por lá.
Guesthouse
5
Dia 5 | Cidade do México a San Miguel de Allende, Guanajuato
Escondidos atrás das grandes portas entreabertas que dão para as ruas desta cidade colonial mexicana, vislumbramos magníficas mansões barrocas e neo-góticas, construídas em torno de pátios ajardinados com fontes. Muitos hotéis boutique, lojas de grife, restaurantes e galerias de arte. Patrimônio Mundial da UNESCO, todo o centro histórico de San Miguel - mais de 24 quarteirões - parece ter saído de um conto de fadas.
Fundada no século XVI, San Miguel de Allende é conhecida pelo charme do velho mundo e pelas comodidades do primeiro mundo. Uma vida noturna animada e abundância de bons restaurantes dão à cidade uma vibração cosmopolita. Viemos mergulhar no cenário musical, gastronômico e artístico do México incomum, na cidade preferida dos Mexicanos.
Hotel
6
Dia 6 | San Miguel de Allende, Guanajuato
Estamos no meio do México, e é o dia de nos sentirmos num filme do velho oeste. Vamos passar um dia a cavalgar, acompanhados de verdadeiros cowboys. Bem, não será bem cavalgar, mas um relaxante passeio ao longo do Rio La Virgen. com uma paragem numa hacienda autêntica para um farto almoço orgânico da culinária mexicana. Há ainda tempo para um mergulho nas piscinas termais. Vamos explorar o Canyon Coyote, admirando as impressionantes falésias, a um ritmo constante ou aproveite as oportunidades de galopar neste belo cenário, se te aventurares. Voltamos a San Miguel a sentir-nos um pouco mais mexicanos, e a desejar uma tequllla! E não faltam bares e restaurantes onde a tomar.
Hotel
7
Dia 7 | San Miguel de Allende, Guanajuato – Puebla, Puebla
Para uma pequena cidade no meio do México, San Miguel tem muitas surpresas. Por exemplo, La Parroquia, a igreja de estilo europeu que é o símbolo icônico de San Miguel tem uma fachada gótica supostamente inspirada na Sagrada Família de Gaudí, em Barcelona. A cidade nomeada tantas vezes a mais bonita do México merece mais uma voltinha descomprometida, antes de nos fazermos ao caminho, ao início da tarde para Puebla.

Leva uns snacks e agasalha-te, e não é por causa do clima, mas do ar condicionado do autocarro que tende a ser um exagero.
Hotel
8
Dia 8 | Puebla, Puebla
Puebla fica a 130 quilómetros a sudeste da Cidade do México, a uma altitude de 2149 metros acima do nível do mar, aos pés do vulcão Popocatépetl coberto de neve. Esta é a quarta maior cidade do México e também uma das mais antigas do país. Com um clima temperado de montanha, uma atmosfera relativamente próspera e descontraída e a melhor comida de rua do México (ou assim afirmam Poblanos, e por que não acreditar neles?), Puebla também é visualmente bonita. O seu centro histórico, contém tantas joias da arquitetura colonial espanhola, uma variedade de belas igrejas e tantos prédios antigos cobertos pelos coloridos azulejos Talavera estampados pelos quais a cidade é famosa, que foi designada pela Unesco Património Mundial. Depois de uma walking tour, terás tempo para ir desenferrujar o Castelhano, útil na visita noturna ao bar La Pasita, onde terás a oportunidade de saborear pasita - um licor doce feito de passas no bar mais famoso de Puebla.
Hotel
9
Dia 9 | Puebla, Puebla – Cholula - Oaxaca de Juarez, Oaxaca
A meia dúzia de quilômetros de distância do centro de Puebla, a pequena cidade de Cholula é mais conhecida por seu parque arqueológico, que abriga a maior pirâmide do México, a Pirâmide Tepanapa. É também a maior pirâmide do mundo em volume, maior nesse sentido do que a Grande Pirâmide de Quéops no Egito. No seu apogeu, Cholula foi a segunda maior cidade do país depois de Tenochtitlan. Acredita-se que tenha sido um importante centro religioso e cultural da época. Durante a escavação do sítio arqueológico encontraram 5 km de túneis, o “Mural de las Mariposas” e o “Mural de los Bebedores”. Vamos visitar, antes da nossa viagem para a cidade de Oaxaca.
Hotel
10
Dia 10 | Oaxaca de Juarez, Oaxaca
Riquíssima em história e cultura, Oaxaca é um destino fascinante para o qual convergem civilizações antigas, arquitetura colonial e tradições vivas. O nosso percurso ao centro inicía visitando o mercado, o antigo convento de Sto. Domingo de Guzmán, seguem-se a rua Alcalá, a catedral e a Praça da Constituição. Há tanto para explorar pelas ruas, cafés e lojas de Oaxaca Uma gastronomia e animação ímpares, artesanato, teremos um dia cheio. Vamos fazer por jantar nos Danzantes ou nalgum outro restaurante de pátio aberto que sirva comida tradicional de Oaxaca, mas com um toque contemporâneo.
11
Dia 11 | Oaxaca de Juarez, Oaxaca
Hoje saímos do centro, vamos para os vales oxaquenos, visitando diferentes negócios locais liderados por mulheres mexicanas apoiadas por projetos de microcrédito. Estas mulheres vão-nos desvendar alguns dos segredos da cozinha oaxaqueña, por isso não comas muito ao pequeno-almoço. O resto do dia é livre. Podes visitar o sítio arqueológico Monte Albán, capital religiosa dos zapotecas. Podes também ficar pelas ruas, cafés e lojas de Oaxaca. Encontramo-nos à noite para jantar.
Hotel
12
Dia 12 | Oaxaca - Mazunte
Chegamos cedo e mais ou menos dormidos. O Oceano Pacífico estende-se azul à nossa frente, um sol abundante brilha no céu, e com eles inúmeras possibilidades de diversão e relaxamento nas praias mais apetitosas do México. O que temos a fazer é alojar-nos e começar a mudar a programação interna de cidade grande para a leveza costeira. Ao final do dia, caminhamos por cerca de uma hora, subindo à punta cometa para um pôr-do-sol de cortar a respiração. Mais tarde, os apreciadores de peixe podem matar a barriga de misérias, sem esquecer a água de coco bem fresquinha, como pede o ambiente de praia.
Hotel
13
Dia 13 | Mazunte, Oaxaca
Começamos o dia entrando num Temazcal Oaxaquenho tradicional, ritual da linhagem do caminho vermelho que se espalha por todo o continente Americano. Uma espécie de banho turco de purificação Mexica para guerreiros e guerreiras, que nos vais trazer muitas surpresas e preparar para uma bela tarde de praia.
Hotel
14
Dia 14 | San Agustinillo, Oaxaca
O dia é para desfrutar livremente. Para os madrugadores, recomenda-se um passeio de barco (atividade extra) para avistamento de vida marinha, como golfinhos e tartarugas, não sendo raro na altura das migrações avistar baleias. Em lua nova há passeios para ver a bioluminescência, muitíssimo recomendados, há meditação e yoga, neste pueblo que faz parte do circuito hippie internacional, e outras atividades peculiares, como aulas de malabarismo. Há um projeto de conservação de tartarugas e também muitas praias para descobrir aqui ao lado, ou podes simplesmente relaxar neste paraíso tropical.
Hotel
15
Dia 15 | Huatulco, Oaxaca - Origem
Adiós weys! Agora cada um segue o seu caminho.

É o dia da despedida. Tomamos o pequeno-almoço juntos e, dependendo dos voos de regresso, podemos integrar o que vivemos com um último mergulho no mar. Ou quem sabe tens até uns dias extra de forma independente. O importante é pedir a uma onda que leve onde tiver de levar a mensagem da nossa vontade de voltar ao México.

O que está incluído?

  • 14 Noites de alojamento (Hotel e Guesthouse)
  • Todos os pequenos-almoços
  • Todas as entradas nos locais visitados
  • . Entrada com visita guiada no Museu de Antropologia
  • . Entrada e guia cultural em Teotihuacán
  • . Entrada no Museu Frida Khalo
  • . Passeio a Cavalo com almoço em San Miguel de Allende
  • . Entrada nas Termas em San Miguel de Allende
  • . Entrada na Zona Arqueológica de Cholula
  • Todos os transportes dentro do país (excepto de carácter pessoal)
  • Acompanhamento do líder Landescape
  • Seguro Pessoal Básico de Viagem

O que não está incluído?

Perguntas Frequentes

O roteiro da viagem
A viagem tem início na Cidade do México, de onde partimos para San Miguel de Allende. A terceira paragem é em Puebla, e segue para Oaxaca de Juarez. A viagem termina em Mazunte.
É necessário visto para entrar no país?
Cidadãos dos países da Comunidade Europeia não necessitam de visto, apenas passaporte válido por 6 meses, contados a partir da data de regresso e com pelo menos duas páginas vazias onde será declarada a entrada e saída do país.
Como funcionam os transfers de/para o aeroporto?
Existe transporte público, com uma combinação de metros e/ou autocarros para chegar do Aeroporto da Cidade do México ao hotel, existe um serviço de táxis certificado, com o bilhete comprado num dos vários guichês no Aeroporto, ou ainda a possibilidade de ter um shutle privado, ou partilhado com outra viajantes que eventualmente cheguem no mesmo voo. No regresso, a partir de Mazunte, a forma mais prática de viajar é apanhar um taxi ou um transporte público até ao aeroporto de Huatulco, a cerca de 1h, e apanhar um voo interno de cerca de 1h para o aeroporto da Cidade do México. Existem várias outras combinações por terra, que podem levar até 12h.
Como são os alojamentos durante a viagem?
Toda a estadia é feita em hotéis pequenos ou guesthouses, com localização central. Todos os quartos serão twin (com duas camas separadas), duplos ou triplos, com casa de banho privativa (com toalhas).
É seguro viajar nesses países?
Apesar de serem necessários alguns cuidados quando se trata de viajar pelo México, as condições de segurança são mais satisfatórias do que a maioria da informação disponibilizada oficialmente indica. É aconselhável o respeito das recomendações habituais de segurança, e ir um pouco além, recorrendo ao bom senso alargado; não ostentar jóias, dinheiro ou objetos de valor, máquinas fotográficas ou outros que chamem a atenção. É também desaconselhável afastares-te do grupo e andares sozinho em locais isolados, e durante a noite. Para evitar os pequenos delitos é necessária uma atenção aos objectos pessoais, andar com fotocópias do passaporte e documentos de viagem, os originais deixa no quarto em local seguro. Ao caminhar nas ruas e nos transportes evita levar bolsas ou mochilas nas costas, privilegia o uso à frente.
É uma viagem cansativa?
Esta é uma viagem de aventura, e como tal requer um espírito aberto, mais no que toca à flexibilidade dos horários de refeições. Não estão previstas atividades estuantes fisicamente, nem longas jornadas em deslocações.
Qual a roupa mais adequada?
Roupa prática e confortável, e discreta. Quanto menos chamar-mos a atenção, mais vantagens temos enquanto viajantes. Leva um outfit mais cuidado, uma coisa simples para ir a restaurante mais sofisticado ou ir dar um pesinho de dança. Calçado cómodo, já usado, agarrado ao pé.
Que comida será servida?
A comida mexicana é bem conhecida em todo o mundo por seus deliciosos sabores e receitas, sendo considerada por muitos a melhor culinária do mundo! Vamos alimentar-nos à base dos pratos que deram fama mundial à Gastronomia Mexicana, tais como: mole, chiles en nogada, sopa de lima, cochinita pibil, carnitas e os famosos tacos, entre outros. Bebidas como tequila, cerveja, águas frescas de frutas tropicais diversas, atole, champurrado e claro chocolate também farão parte
Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?
Não existem cuidados especiais de saúde a assinalar, porém é recomendada a Consulta do Viajante. A Landescape tem uma parceria estabelecida com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em Medicina do Viajante e blogger de viagens. Dessa forma, podes agendar com ela uma Consulta do Viajante Online que tem um custo de 30€ por pessoa, 50€ para 2 pessoas, 70€ para 3 pessoas e 80€ para 4 pessoas. Como complemento, a Landescape disponibiliza-te ainda a possibilidade de integrares uma sessão de esclarecimento online que inclui a preparação do kit de viagem, a prescrição de medicação, a discussão sobre a vacinação a efetuar e respetiva prescrição e, ainda, um espaço para esclarecer eventuais dúvidas sobre os cuidados de saúde a ter no destino a visitar. Esta sessão tem um custo de 20€ por pessoa, 30€ para duas pessoas em simultâneo, 40€ para três pessoas e 50€ para quatro pessoas.
Há alguma restrição cultural?
Não existe nenhum restrição cultural que mereça especial destaque.
Quanto ao dinheiro para a viagem.
Conta com cerca de 20 a 30€ por dia para refeições e snacks. Somando uns pequenos souvenirs, e um jantar mais sofisticado conta com uns 400€ para a totalidade da viagem. Tem ainda em linha de conta algum tempo livre, e possibilidade de fazer atividades extra, como um passeio em balão em Tehuatiocan, de cerca de 160€, passeios de barco em Mazunte, entre 15 e 30€, ou outras ac«tividades que te possam interessar.
Quais os itens indispensáveis de transportar na mochila?
Aconselho a que leves uma camisola, um par de meias mais quentes para os autocarros, que costumam abusar no ar condicionado, e uma pequena mantinha, venda e tampões de ouvidos. Leva também um corta-vento/impermeável leve. Nem todo o México tem um clima tropical quente. A Cidade do México está a uma altitude elevada, e as temperaturas podem descer aos 10 graus. É importante levar um day-pack confortável, em que caiba um casaco, água, snacks, e cartões de débito de mais do que um banco, porque às vezes há imprevistos.
Como é feito o encontro com o grupo, uma vez que não saem todos de Portugal?
Um mês antes da viagem, os viajantes que concordarem serão inseridos num grupo de WhatsApp, para que todos os detalhes possam ser combinados, nomeadamente a partilha de shutles, para os que viajam nos mesmos voos ou horários similares. O encontro oficial entre todos os viajantes e o líder da viagem está marcado para o primeiro dia de viagem por volta das 18h, no hotel onde nos alojaremos na Cidade do México.
Mais informações
Perguntas Frequentes

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Sábado 16 Abr, 2022 Sábado 30 Abr, 2022 Vagas 11 Preço 1680€ Agendar

O Líder

Liliana Ascensão

Desejo criar um impacto global positivo com experiências inspiradoras e incentivar pessoas, pelo exemplo, ao exercício da sua autenticidade e liberdade de serem quem quiserem, nesta incrível experiência que é estar vivo aqui e agora.
Mais informação sobre o líder