fbpx
Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

VIAGEM OMÃ – Vem descobrir o maior segredo das arábias | Grupos privados

Detalhes da Viagem

  • Omã
  • Aventura / Cultural
  • 8 - 12 pessoas
  • + 18

Vídeos

Google+LinkedIn

Viagem a Omã

Nesta viagem a Omã vais-te surpreender com a hospitalidade do seu povo e com as suas imponentes montanhas, bem como com os vastos desertos e praias encantadoras. Este é um dos países menos explorados do mundo e, certamente, vai impressionar-te pela sua notável e rápida transformação e desenvolvimento, lado a lado com um passado conflituoso. Tudo é grande neste pequeno país da Península Arábica. Junta-te ao grupo de viagem Landescape e aventura-te pelo país que viu os portugueses governarem durante 150 anos e que foi palco de tantas lutas, pela sua importância geográfica.

Começamos a nossa viagem em Mascate, a capital do Omã, onde vais ter a oportunidade de contactar com a cultura árabe sem a lente distorcida da opulência e riqueza que domina a região, não fosse este um dos principais produtores de petróleo a nível mundial. O que fazer em Mascate? Visitar o Souq Muttrah em busca de uma lembrança das Arábias, a grande mesquita Sultan Qaboos e o recém construído Museu Nacional do Omã. Segue-se a visita a Wadi Shab, um vale com piscinas de água turquesa, quedas de água em cavernas e palmeiras. É daqui que partiremos para Sur, mas não sem antes contemplar o pôr-do-sol a partir da Torre Al-Yjah. Chegou a hora de visitar Nizwa, onde encontras o monumento mais visitado do Omã, o seu forte. Aqui, poderás apreciar a tradicional arquitectura omanita, assim como o seu ancestral modo de vida. 

Estás preparado(a) para um trekking por Jebel Shams, o segundo maior canyon do mundo, a 3000 metros de altitude? A imensidão das montanhas em redor vai deixar-te boquiaberto, e é precisamente uma das mais sumptuosas estradas de montanha do mundo que vamos percorrer, por entre tremendos desfiladeiros e águas transparentes. A terminar esta incrível viagem ao Omã, descobrimos, com guia, Birkat al Mouz, uma aldeia oásis em ruínas. Vamos perder-nos num deserto sem fim. Fecha os olhos e sente o silêncio, a tranquilidade e as cores do fim de tarde. É impossível resistir aos valores beduínos e à beleza natural que só as altas montanhas de al-Hajar nos conseguem proporcionar.

O que iremos visitar em Omã:

  • O Souq Muttrah, em Mascate
  • A grande mesquita Sultan Qaboos e o Museu Nacional do Omã
  • O vale de Wadi Shab, com piscinas de água turquesa e quedas de água em cavernas
  • A torre Al-yjah, de onde poderás contemplar Sur 
  • A vila piscatória de Ras Al Hadd
  • Wadi Beni Khalid, um dos mais visitados pelos locais
  • Wahiba Sands, de onde poderás contemplar o deserto
  • O Forte de Nizwa, o monumento mais visitado do Omã
  • O Goat Market, local onde centenas de aldeões vendem o seu gado
  • Jbel Akhdar, onde apreciarás as características únicas destas montanhas 
  • A aldeia oásis em ruínas de Birkat al Mouz 
  • Os fortes Bahla e Jibreen, na cordilheira Al-Hajar 
  • Trekking em Jebel Shams, o segundo maior canyon do mundo
  • O ambiente tropical de Salalah 
  • Taqah, local de nascimento da mãe do Sultão Qaboos
  • O Wadi Darbat, antes da paragem nas ruínas de Khor Rori
  • As intermináveis areias do deserto Empty Quarter
  • A cidade perdida de Ubar

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Mascate
Dia reservado à viagem para o Sultanato de Omã. Deverás embarcar pela manhã e chegar somente no dia seguinte, depois de uma noite em viagem.
2
Dia 2 | Mascate
Bem cedo, e depois de fazeres o transfer para o hotel, vais encontrar-te com o líder da Landescape e após o pequeno-almoço, farás o check-in no hotel.

Estamos na grande cidade de Muscat ou Mascate bem perto da parte mais antiga da cidade, Mutrah. Estamos rodeados de montanhas, bem perto encontra-se um pequeno mercado do peixe e, mesmo ao lado, temos o Souq Muttrah, o mercado tradicional mais visitado da capital, e um dos mais antigos do mundo. Visitamos a grande mesquita Sultan Qaboos na parte nova da cidade, um dos ex-libris do Sultanato mandado construir nos finais dos anos 90. É altura de nos deslumbrarmos com o 2º maior tapete persa do mundo, cozido à mão por 400 mulheres durante 4 anos!

Regressamos depois à zona mais pitoresca para visitar o novíssimo Museu Nacional de Omã, que nos contará toda a história desde os primórdios, passando pela conquista portuguesa e acabando nos nossos dias. Do exterior avistamos os belíssimos fortes, excelentes exemplos da arquitectura indo-portuguesa do século XVI que guardam a entrada da antiga cidade, assim como o grandioso palácio do Sultão. O dia leva-nos ainda ao agradável cheiro que invade as ruelas do souk de Mutrah, onde o incenso Franckincense, o mais conhecido produto de Omã e que em tempos era mais valioso que o ouro, se sente por todo o lado.

O cenário convida-nos a sentar numa das esplanadas da Corniche de Mutrah que se estende ao longo de uma baía com edifícios e mesquitas antigas. O pôr-do-sol aqui é especial!
Hotel
3
Dia 3 | Mascate - Wadi Shab - Sur
Pela manhã, partimos em direcção a Sur. Pelo caminho temos oportunidade de parar no Wadi Shab, um vale com piscinas de água turquesa, quedas de água em cavernas e palmeiras, que nos vão obrigar a um mergulho. O melhor será teres o fato de banho à mão. Não vais conseguir resistir! Depois do almoço, seguimos o nosso caminho em direcção a Sur. O contraste de cores impressiona: a cidade tão branca e o mar tão azul, rodeados de montanhas agrestes de cores ásperas e secas.

Omã é, geograficamente, um país ligado ao mar e as Dhow, as famosas embarcações tradicionais da região do golfo, que continuam a ser construídas no porto de Sur. Aqui, caminharemos por entre carcaças de barcos abandonados e outros que são agora recuperados, ambicionando regressar àquela que é a sua função, navegar.

Teremos tempo ainda para um passeio pela cidade e para subirmos à torre Al-yjah, de onde poderemos contemplar Sur e, simultaneamente, assistir ao magnífico pôr-do-sol.
Hotel
4
Dia 4 | Sur - Ras Al Hadd - Sur
Hoje rumamos ainda mais a sul até um dos pontos mais a oriente do sultanato, Ras Al Hadd. Nesta vila piscatória com praias a perder de vista poderemos experimentar o prazer de deslizar nas águas calmas do Índico, que nos convidam constantemente a um mergulho e 500 anos depois dos nossos navegadores se perderem de amores pelo local, é agora a nossa vez!

Ao fim da tarde regressamos à pitoresca Sur, vila da qual nos despedimos despedimo-nos passeando pela corniche da vila “gémea”, Al-Yjah!
Hotel
5
Dia 5 | Sur - Wahiba Sands
Já temos saudades de Sur, é verdade, mas assim que a saudade começa a apertar, depressa se desvanece com a nossa paragem a caminho de Nizwa, no Wadi Beni Khalid. Um dos wadis de Omã mais visitados, muito frequentado por locais que aqui vêm em família e fazem grandes piqueniques, aproveitando para se refrescarem nas suas águas, assim como nós o faremos.

Depois do almoço, seguimos o nosso caminho em direcção ao deserto que tanto preenche o nosso imaginário do Omã e que serve, ainda, de casa aos beduínos. Pernoitaremos num alojamento perto de Wahiba Sands e deixamo-nos levar pelas cores das areias ao fim da tarde e pelo céu que, à noite, parece ter mais estrelas!
Tenda de Deserto
6
Dia 6 | Wahiba Sands - Nizwa
A manhã acorda-te para um nascer do sol no deserto ou simplesmente e se quiseres dormir um pouco mais, para contemplar as areias após uma boa noite de sono.

É hora de partir para Nizwa. Dependendo da hora de chegada, poderemos caminhar até ao forte, o monumento mais visitado de Omã, onde poderemos apreciar a tradicional arquitectura omanita, assim como o seu ancestral modo de vida. O fim do dia chega e escolhemos um local bem...local para jantarmos!
Hotel
7
Dia 7 | Nizwa - Jebel Akhdar - Nizwa
De manhã bem cedo entranhamo-nos no louco Goat Market, local onde centenas de aldeões das redondezas acorrem a Nizwa para vender o seu gado, tal e qual como há centenas de anos. Além do mercado, vêem-se mulheres omanitas (o que não é muito comum) que vestem o seu melhor traje para acompanhar os seus maridos ou, também, para negociar os seus animais. Se não quiseres juntar-te, poderás visitar com mais calma o Souk de Nizwa, que à sexta-feira ganha uma nova vida e energia. Quiça poderás comprar aqui a tua lembrança das arábias?

Partimos depois para Jbel Akhdar, onde apreciaremos as características únicas destas montanhas que levaram as pessoas a apelida-la de “montanha verde”. Fazemos também uma paragem em Birkat al Mouz, uma aldeia oásis em ruínas mas que preserva ainda um dos sistemas de irrigação Falaj, incluído na lista de património mundial da Unesco.
Hotel
8
Dia 8 | Nizwa - Jebel Shams - Nizwa
Estamos agora no “outro” Omã, o Omã das suas magnificentes montanhas!

Antes ainda de nos surpreendermos com a imensidão da cordilheira Al-Hajar fazemos uma visita aos fortes Bahla e Jibreen. O primeiro é património mundial da Unesco e há fontes que indicam ser um dos mais antigos do sultanato. Foi recentemente reaberto após uma intensa recuperação e oferece-nos vistas espectaculares sobre todo o vale. O segundo, é considerado um dos mais bonitos em Omã, sobretudo pelo seu interior e pelas suas pinturas nos tectos.

Após o almoço, o vento leva-nos até Jebel Shams, o 2º maior canyon do mundo, a 3000 metros de altitude. Faremos também um pequeno trekking através do canyon, onde podemos avistar pequenas aldeias de pedra incrustadas nas escarpas da montanha. Não será necessário falar de mais um majestoso final de tarde, basta dizer que Jebel Shams significa: Montanha do Sol!
Hotel
9
Dia 9 | Nizwa - Mascate
Hoje vamos ficar arrepiados. É Omã no seu esplendor!

Percorreremos uma das estradas de montanha mais espectaculares do mundo até Mascate e perceberemos a razão de se chamar a esta cadeia montanhosa, as Montanhas de Pedra. Pega na máquina fotográfica e tenta captar a imensidão e o silêncio. Mais do que tudo, penso que te vais sentir minúsculo perante a natureza.

Pelo caminho passaremos ainda por uma das mais belas e tradicionais aldeias Omanitas. Chegamos a Mascate, onde adormecemos, cansados.
Hotel
10
Dia 10 | Mascate - Origem ou EXTENSÃO | Muscat - Salalah
Hoje é dia de despedidas. Tenho a certeza que foi uma viagem de que te lembrarás eternamente. Resta-me dizer-te adeus, dar-te um abraço e desejar ver-te em breve. Obrigado!

EXTENSÃO
Para quem faz a EXTENSÃO, hoje é dia de partimos para o sul do Omã.

Conhecido pelo seu micro-clima que atrai as tão famosas monções, a paisagem aqui irá revelar-se surpreendentemente diferente do resto do país.
EXTENSÃO | Hotel
11
Dia 11 | EXTENSÃO | Salalah - Rub Al Khali
Amanhecemos em Salalah acompanhados dos seus coqueiros que nos remetem para um ambiente mais tropical. A nossa primeira paragem é em Taqah, local de nascimento da mãe do Sultão Qaboos, conhecida também pela pesca abundante de sardinha e pelo Taqah museu, onde poderemos perceber o modo de vida dos antigos governadores regionais, os Wali. Ainda antes de mergulharmos nas águas do Wadi Darbat fazemos uma paragem nas ruínas de Khor Rori, que foi um dos mais importantes portos marítimos da península arábica, nomeadamente no comércio do Franquincenso.

Depois de almoço partimos para as intermináveis areias do desert Empty Quarter, onde nos aguarda um pôr do sol épico e uma noite de descanso sob um céu estrelado!
EXTENSÃO | Tenda de deserto
12
Dia 12 | EXTENSÃO | Rub Al Khali - Ubar - Salalah
Já imbuídos do espírito beduíno, prosseguimos a nossa aventura ao encontro da cidade perdida de Ubar. As teorias divergem quanto à importância desta cidade na região, no entanto para muitos estudiosos da matéria, Ubar seria uma importante cidade de ligação no comércio entre o deserto e o mar numa rota que durou séculos, só suplantado pelo avanço das areias do deserto que engoliram a cidade aos poucos.

Lugar inserido no património Unesco sob o tema “Terra do franquincenso”. Finalmente e após almoço vamos descobrir como se colhe este precioso produto que foi outrora o Ouro do comércio e um dos produtos mais cobiçados do mundo, o Franquincenso.

À tarde percorremos parte da costa até bem juntinho da fronteira com o Iémen e o mar chama-nos para um último mergulho nestas quentes águas do Mar arábico.
EXTENSÃO | Hotel
13
Dia 13 | EXTENSÃO | Salalah - Origem
Se o teu vôo for ao final do dia teremos a manhã para explorar a cidade. Poderemos visitar a interessante e moderna mesquita Sultan Qaboos, visitar o mercado do Ouro e terminar junto à praia podendo comprar as últimas recordações de viagem no Souk Al-Husn, conhecido pelo souk do Franquincenso!

Resta-me desejar-te boa viagem e obrigado pela confiança. Espero em breve rever-te!

O que está incluído?

  • Alojamento | 8 noites Hotel/Alojamento local (quartos twin ou triplos)
  • Refeições | Todos os pequenos-almoços
  • Entradas nos seguintes locais: Grande Mesquita Sultan Qaboos, Museu Nacional de Omã, Forte de Nizwa, Castelo de Jibreen, Castelo de Bahla, Tour de barco em Sur, Snorkeling em Sur
  • Acompanhamento do líder da Landescape
  • Todos os transportes dentro do país (excepto de carácter pessoal)
  • EXTENSÃO:
  • Alojamento | 3 noites (2 hotel + 1 tenda)
  • Refeições | Todos os pequenos-almoços + 2 almoços + 2 jantares
  • Todas as atividades descritas no programa
  • Tour e Guia no deserto
  • Acompanhamento do líder da Landescape
  • Todos os transportes dentro do país (excepto de carácter pessoal)
  • Transfers para/do aeroporto (nas datas do programa)
  • Seguro Pessoal Básico de Viagem

O que não está incluído?

  • Voos internacionais | Recomendamos a Geostar (desde 400€)
  • Visto de entrada no país (+/- 50€)
  • Atividades assinaladas como Opção Extra
  • Alimentação não especificada
  • Despesas pessoais
  • Transfers de/para o aeroporto
  • Seguro pessoal de viagem | Obrigatório - Recomendamos IATI SEGUROS
  • EXTENSÃO:
  • Voo interno | A partir de 80€ ida e volta
  • Upgrade Covid19 no Seguro Pessoal Básico de Viagem

Perguntas Frequentes

Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?
A Landescape tem uma parceria estabelecida com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em Medicina do Viajante e blogger de viagens. Dessa forma, podes agendar com ela uma Consulta do Viajante Online que tem um custo de 30€ por pessoa, 50€ para 2 pessoas, 70€ para 3 pessoas e 80€ para 4 pessoas.

Como complemento, a Landescape disponibiliza-te ainda a possibilidade de integrares uma sessão de esclarecimento online que inclui a preparação do kit de viagem, a prescrição de medicação, a discussão sobre a vacinação a efetuar e respetiva prescrição e, ainda, um espaço para esclarecer eventuais dúvidas sobre os cuidados de saúde a ter no destino a visitar. Esta sessão tem um custo de 20€ por pessoa, 30€ para duas pessoas em simultâneo, 40€ para três pessoas e 50€ para quatro pessoas.