Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

VIAGEM QUÉNIA – Das ruas de Nairobi a Mombaça

Detalhes da Viagem

  • Quénia
  • Aventura / Cultural
  • 15 Ago, 2021 - 28 Ago, 2021
  • 14 dias / 13 noites
  • 1670€ / pessoa
  • 4 - 12
  • 6
Google+LinkedIn

Viagem ao Quénia, por terras do Swahili

Nesta viagem pelo Quénia, seguramente o que mais te vai atrair na descoberta deste país africano é a possibilidade de realizares um safari pelos seus parques naturais, mundialmente famosos e fotogénicos, mas a experiência que te propomos na Landescape é muito mais rica e abrangente. 

O Quénia é um país de contrastes. Um só dia permite-te sentir a azáfama das cidades populosas numa visita a Nairobi, mas também compreender o verdadeiro significado da expressão: Hakuna Matata. Consegues invejar a qualidade de vida que a capital do Quénia oferece e ao mesmo tempo querer dar voz à maioria dos quenianos que vive em condições desumanas. Podes mergulhar numa floresta indígena e quem sabe interagir com uma tribo e, no dia seguinte, estender a toalha numa praia exótica, de água morna e convidativa a banhos, como acontece em Diani Beach.

Fazer uma viagem ao Quénia é mergulhar nos sons da natureza em Limuru, nos arredores da capital, para logo depois visitares o Nairobi National Park, o único parque natural que fica no meio de uma cidade. Mais tarde, perto da fronteira com a Tanzânia, em Kimana, relaxa numa atmosfera de comunhão com a natureza e aproveita para conhecer as comunidades circundantes e alguns Masaai, os principais habitantes desta região. À tua espera terás ainda um safari no Parque Nacional de Amboseli, conhecido por ter uma das maiores populações de elefantes em África, bem como Mombasa, a segunda maior cidade do país.

Mas este roteiro não ficaria completo sem incluirmos o cunho pessoal da líder desta viagem, Marta Baeta. Queremos que venhas conhecer a realidade do voluntariado no Quénia, através da associação From Kibera With Love que a Marta criou para apoiar perto de 70 crianças que residem em Kibera, a maior favela do país. Vem por isso com o coração aberto porque vais regressar apaixonado por este país e pelas suas gentes. 

É impossível ficares indiferente às cores, às músicas, aos sabores, às tribos, aos animais, aos céus estrelados, aos cheiros, aos nasceres e aos pores do sol. Vais querer ficar mais tempo em cada lugar e vais, de certeza, emocionar-te em vários momentos desta viagem ao Quénia.

O que iremos visitar no Quénia

  • Giraffe Centre e Museu Karen Blixen em Nairobi
  • Torre KICC com uma vista de 360º
  • Associação From Kibera With Love
  • Plantações de chá em Limuru
  • Nairobi National Parque, no centro da cidade
  • Kibera, a maior favela do Quénia
  • Comunidades Masaai, em Kimana
  • Safari no Parque Nacional de Amboseli
  • Forte Jesus e mercado Marikiti em Mombasa
  • Águas quentes e cristalinas de Diani Beach

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Nairobi
Hoje o dia é dedicado ao teu voo. Caso chegues neste primeiro dia: "Karibu Quénia", mais propriamente à cidade de Nairobi, uma das maiores e mais populosas cidades de África. Eu vou orientar-te para o alojamento e lá falaremos um pouco sobre o que poderás fazer no tempo que te resta.

Marcaremos depois uma hora para nos encontrarmos com o grupo já completo, no hotel escolhido para a capital e que será aquele que nos servirá nesta cidade enquanto aqui estivermos. Lembra-te, porém, que não existem actividades programadas para este dia.
Guesthouse
2
Dia 2 | Nairobi
Hoje vais ter um dia muito preenchido. De manhã cedo teremos à nossa espera um transporte privado que nos irá acompanhar todo o dia. Vamos visitar o Giraffe Centre, um centro de resgate e de preservação de girafas Rothschild, uma espécie em vias de extinção.

Logo de seguida, vamos ao orfanato dos elefantes, onde estão elefantes bebés órfãos, que são resgatados de todo o Quénia, depois das suas mães terem sido caçadas ilegalmente. As crias ficam no orfanato até aos quatro anos, idade em que são devolvidas ao seu habitat natural.

Da parte da tarde, e já de barriga cheia, vamos até ao Museu Karen Blixen, que conta a história da escritora dinamarquesa que depois de se casar veio viver para o Quénia, onde iniciou uma plantação de café. Aconselho-te a veres o filme "África Minha" antes de partires para esta viagem.

Depois deste dia tão preenchido vais ter tempo para relaxar no hotel, antes de irmos jantar comida típica num restaurante que vinga pela adaptação da comida tradicional às tendências modernas. Preparem-se, porque a decoração do espaço, é incrível!
Guesthouse
3
Dia 3 | Nairobi
Hoje vamos de transportes públicos para o centro de Nairobi, onde irás subir à torre KICC para ter uma vista panorâmica de 360º sobre a cidade e andaremos um pouco pelas ruas para compreender a dinâmica da mesma.

Depois, novamente de transportes públicos, iremos para Kibera, onde vamos conhecer a Associação From Kibera With Love, que foi criada por mim em 2012 e garante a educação, alimentação, apoio médico e actividades a 70 crianças. Terás a oportunidade de participar num workshop de comida queniana com a Mama Felix, cozinheira da associação, que será o nosso almoço. Prepara-te para um banquete!

A tarde será passada no centro da From Kibera With Love para conheceres as crianças apoiadas. Prepara o teu coração para muito amor. Depois de uma tarde regada a sorrisos e diversão, jantaremos todos juntos.
Guesthouse
4
Dia 4 | Nairobi - Limuru
Vamos de autocarro privado para Limuru, uma zona onde a vegetação reina, nos arredores de Nairobi. Vamos desligar um pouco da confusão da capital e aproveitar este espaço incrível mergulhando nos sons da natureza. O espaço oferece a possibilidade de realizarmos diversas e variadas actividades ao ar livre.

Vamos caminhar e explorar uma floresta indígena?
Hotel
5
Dia 5 | Limuru - Nairobi
O Quénia é o terceiro maior produtor mundial de chá, o maior de todo o continente africano e responsável por exportar chá para todos os cantos do mundo.

Limuru é um dos muitos locais do país conhecido pelas plantações de chá a perder de vista. Hoje iremos visitar uma dessas plantações, onde para além de experimentarmos o verdadeiro chá preto, iremos apreciar um belo repasto ao almoço.

No final do dia iremos regressar a Nairobi para continuarmos a nossa aventura.
Guesthouse
6
Dia 6 | Nairobi National Park
O dia começará bem cedo com o nascer do sol. A parte da manhã vai ser passada no Nairobi National Park. Este é o único parque que fica no meio de uma cidade. Estás preparado para encontros inesperados com animais selvagens?

Iremos depois para o Bomas of Kenya, conhecido por nos dar um banho de cultura e história do Quénia. É lá que iremos almoçar comida típica de algumas das mais de 40 diferentes tribos do país e por ali ficaremos até meio da tarde, regressando depois ao nosso alojamento.

O resto do dia é livre.
Guesthouse
7
Dia 7 | Nairobi
Preparado para um dia que ficará para sempre na tua memória? Vais conhecer a forma como a maioria dos quenianos vivem. Terás a oportunidade de visitar Kibera, conhecida como uma das maiores favelas do mundo. Vamos andar pelas ruas e becos da favela, ver como vivem e o que fazem os seus habitantes no seu dia-a-dia.

Vamos visitar a casa de algumas famílias e vamos almoçar no coração de Kibera, num pequeníssimo “restaurante” local. Durante a visita iremos visitar um mercado local e locais de produção e venda de artesanato. Não te esqueças da carteira, vais seguramente querer trazer daqui alguns recuerdos.

Já de tarde, iremos regressar ao centro da associação From Kibera With Love, onde teremos novamente a oportunidade participar ou assistir às actividades realizadas pelas crianças da organização. Garanto-te que irás receber muitos abraços e beijinhos.

Espero que não estejas muito cansado porque tens de conhecer a “Nairobi nightlife”.
Guesthouse
8
Dia 8 | Nairobi - Kimana
África é sinónimo de safaris. Hoje deixamos Nairobi bem cedo em direção a Kimana, quase na fronteira com a Tanzânia. Os próximos dias serão passados em plena harmonia com a natureza.

Chegamos ainda a tempo de um almoço tardio, depois de uma viagem demorada, ao ritmo africano, entre vilas e descampados. Depois de relaxar após um bom almoço, vamos caminhar um pouco em volta do nosso acampamento, conhecer as comunidades circundantes e alguns Masaai, os principais habitantes desta região.

De noite, o fogo de campo irá aquecer-nos, enquanto imaginamos as aventuras do dia seguinte em plena savana africana.
Bungallow
9
Dia 9 | Parque Nacional de Amboseli
Para muitos, este é o dia mais esperado desta viagem! O Parque Nacional de Amboseli é conhecido por ter uma das maiores populações de elefantes de África, mas não só. Aqui, também é possível avistar zebras, gazelas, búfalos, gnus, chitas, hienas, girafas, hipopótamos e, com sorte, leões, entre muitos outros animais, onde estão incluídas mais de 300 espécies de aves.

O dia começa muito cedo e vai ser inteiramente dedicado à procura desta imensa vida selvagem. Ao longo do dia, se o tempo o permitir, terás várias oportunidades de ver com os teus próprios olhos o monte Kilimanjaro, a maior montanha de África. Vamos também visitar uma vila Masaai, onde vamos ficar a conhecer os seus costumes e tradições. Preparados para uma aventura inesquecível?
Bungallow
10
Dia 10 | Kimana - Mombasa
Depois de um delicioso pequeno-almoço, vamos até à estação de comboio mais próxima, que nos vai levar até Mombasa ou Mombaça, como é escrito em português, a segunda maior cidade do país.

Já em Mombaça, onde o calor se fará certamente sentir, fazemos uma paragem rápida no hotel e desfrutaremos de um almoço fora de horas, com uma vista deslumbrante. Depois vamos caminhar um pouco pelas ruas da velha cidade. E que tal refrescar o corpo com um mergulho na piscina?
Hotel
11
Dia 11 | Mombasa - Diani Beach
Mesmo não tendo sido colonizado por Portugal, o Quénia também tem um pouco de nós. Hoje vamos visitar o Forte Jesus, que fica no antigo porto de Mombasa, e tinha como função defender as rotas comerciais portuguesas no século XVI e XVII.

De lá seguimos a pé pela cidade velha até ao mercado Marikiti, o local ideal para comprar especiarias e o famoso café queniano. E agora sim, é tempo de ir para a praia! Estão prontos para a experiência no ferry? O caminho até lá é demorado e quente, mas no final vai valer a pena mergulhar no Oceano Índico.
Guesthouse
12
Dia 12 | Diani Beach
Já estás no paraíso, agora é só aproveitares! Neste dia faremos um passeio de barco até uma língua de areia que se forma em alto mar, na maré vazia. Lá poderás fazer snorkeling ou apenas desfrutar da ilha.

E que tal uma mariscada ao fim do dia?
Guesthouse
13
Dia 13 | Diani Beach
Depois de mais um acordar em frente ao oceano, teremos tempo para passear à beira mar, relaxar com uma massagem ou simplesmente ficar de molho nas águas mornas. Não te esqueças de ir bebendo água de coco, para hidratar.

Durante o dia iremos fazer uma visita à Colobus Conservation, que tem como objectivo promover e defender a conservação da floresta, para garantir a sobrevivência a longo prazo do macaco Colobus e de outros primatas.
Guesthouse
14
Dia 14 | Diani Beach - Mombasa - Origem
Este é o teu último dia neste pequeno paraíso, ainda tão pouco conhecido e explorado. Aproveita e desfruta de tudo o que mais gostares, uma última vez.

Daqui partiremos para o aeroporto de Mombasa, onde nos iremos despedir com a vontade de que voltes, para conheceres outras maravilhas deste grandioso e vasto país.

Obrigado por me acompanhares e até breve!

O que está incluído?

  • Alojamento | 13 Noites em hotel e/ou bungallow
  • Todos os pequenos-almoços
  • Refeições | 6 almoços + 3 jantares
  • Todas as atividades descritas no programa
  • Guias locais (em inglês)
  • Acompanhamento da líder da Landescape
  • Todos os transportes dentro do período da experiência (excepto de cariz pessoal ou para actividades não especificadas)

O que não está incluído?

  • Voos internacionais | Recomendamos a Geostar (desde 500€)
  • Visto (40€ ou 50$)
  • Alimentação não especificada
  • Todas as atividades descritas como Opção Extra
  • Despesas pessoais
  • Transfers de/para o aeroporto
  • Transportes não especificados
  • Gorjetas
  • Seguro pessoal de viagem | Obrigatório - Recomendamos IATI SEGUROS

From Kibera with Love

Na Landescape acreditamos no poder transformador da viagem. Sentimos que é parte da nossa missão enquanto líderes, garantir que cada experiência que realizamos deve ter um impacto positivo no planeta e nas comunidades que visitamos, assim como nos viajantes que levamos connosco. Assim, nesta viagem pelo Quénia, 5% do valor pago pela mesma reverte a favor da Associação From Kibera With Love, fundada pela líder Landescape Marta Baeta.
Juntos vamos apoiar a educação destas crianças quenianas e promover as condições para que tenham um futuro mais sorridente.

Perguntas Frequentes

É necessário visto para entrar no país?
É necessário apresentar um visto de turismo para entrar no Quénia. O valor é de 40€ ou 50$ e tem a duração de um mês. O passaporte deve ter a validade mínima de 6 meses aquando do pedido de visto (considerando sempre a data de regresso) e tem de ter pelo menos 2 páginas em branco. Serão fornecidas outras informações mais em pormenor no Manual de Viajante que te enviaremos aquando da inscrição.
Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?
A Landescape tem uma parceria estabelecida com a Dra. Andreia Castro, médica com formação em Medicina do Viajante e blogger de viagens. Dessa forma, podes agendar com ela uma Consulta do Viajante Online que tem um custo de 30€ por pessoa, 50€ para 2 pessoas, 70€ para 3 pessoas e 80€ para 4 pessoas.

Como complemento, a Landescape disponibiliza-te ainda a possibilidade de integrares uma sessão de esclarecimento online que inclui a preparação do kit de viagem, a prescrição de medicação, a discussão sobre a vacinação a efetuar e respetiva prescrição e, ainda, um espaço para esclarecer eventuais dúvidas sobre os cuidados de saúde a ter no destino a visitar. Esta sessão tem um custo de 20€ por pessoa, 30€ para duas pessoas em simultâneo, 40€ para três pessoas e 50€ para quatro pessoas.
É seguro viajar no Quénia?
Sim, de forma geral, o Quénia é seguro. As pessoas tentam ajudar os viajantes sempre que os mesmos necessitam de informações, apesar de recomendar cautela no transporte de objectos valiosos como o telemóvel ou câmaras fotográficas, sobretudo em zonas de maior densidade populacional e nos transportes públicos. De noite convém estarmos mais alerta porque as ruas são muito escuras e há pouco movimento, da mesma forma que é de evitar levantar dinheiro dos ATM no período nocturno.
Que comida será servida?
A comida do Quénia é saudável e boa, e os locais comem muito e bem. Prepara-te para um prato cheio nos restaurantes locais. Na comida local encontramos o feijão, as leguminosas, os vegetais e pouco peixe ou carne. O acompanhamento normalmente é chapatti (semelhante ao pão indiano), ugali (farinha de milho) ou arroz. A comida típica varia de tribo para tribo. Vamos ter a oportunidade de comer em tascas tradicionais em Nairobi mas também de provar a comida típica swahili na costa do país. A comida local é muito barata. Em Nairobi existem restaurantes de fast food mas também restaurantes com culinária de todo o mundo (mexicano, japonês, italiano, indiano, coreano e muito mais). Os vegetarianos não terão problemas em encontrar opções para se alimentarem.
Como são os transportes no Quénia?
Vamos experimentar todos os meios de transporte do país, sendo que o mais comum no dia-a-dia é o matatu, que consiste numa carrinha de 14 lugares. Há também alguns autocarros públicos que são muito utilizados. O comboio que faz a ligação Nairobi - Mombasa é moderno e cumpre os horários ao segundo. Há bilhetes, lugares marcados, revisor, hospedeiras e serviço de bar. O ferry que liga Mombasa a Likoni é uma verdadeira aventura cultural. Pode transportar só pessoas, só carros ou ambos. Vai quase sempre com lotação acima da esgotada. O tuk tuk é também um meio de transporte comum, especialmente utilizado na costa do país. Vamos, ainda, fazer algumas deslocações em transporte privado ou mini van. Existe também Uber, Bolt e outras aplicações de transporte privado semelhantes, que funcionam muito bem.
Qual a roupa mais adequada?
No Manual do Viajante que te vamos enviar aquando da inscrição, terás acesso em detalhe a todas as nossas recomendações para a preparação da tua mala de viagem para o Quénia. Em todo o caso, a preocupação passa por trazeres roupa prática e confortável, que se possa adaptar às quatro estações do ano. Trazer roupa de cor clara é meio caminho andado para, no fim do dia, estar de outra cor, tal é a quantidade de pó por todo o lado. Não é recomendado o uso de vestidos, saia e calções curtos sem ser em ambiente de safari ou praia, bem como o uso de decotes muito pronunciados e transparências. Recomendamos que tragas uma sweatshirt ou casaco mais quente para as viagens, um casaco impermeável que também dará jeito já que a probabilidade de haver dias de chuva é grande em qualquer altura do ano. Para além disso, há coisas que não podes mesmo esquecer: calçado confortável e robusto (sapatilhas ou botas de caminhada), chinelos, roupa de praia e uma toalha ou pareo para a praia (que também podes comprar no país).
É uma viagem cansativa?
O Quénia cansa, sim. É um frenesim constante, razão pela qual se farão alguns intervalos em momentos estratégicos. Emocionalmente poderá ser também uma viagem que provoque algum desgaste. Seremos abordados por muitos adultos e crianças. Preparem-se para ouvir: How are you? - constantemente. Há sempre muitas pessoas por todo o lado. As viagens podem ser mais demoradas e, por vezes, mais desconfortáveis do que imaginamos. Na costa, o calor faz-se mesmo sentir o que tornará também esta parte da viagem mais maçadora.
Outras informações
Perguntas Frequentes

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Domingo 15 Ago, 2021 Sábado 28 Ago, 2021 Vagas 12 Preço 1670€ Agendar

O Líder

Marta Baeta

Sou uma miúda de causas e de sonhos. Mudo o mundo todos os dias no Quénia, onde vivo há uns anos, e onde fundei a Associação From Kibera With Love.
Mais informação sobre o líder