Nesta viagem pelo Tajiquistão e o Quirguistão, o líder de viagem João Oliveira leva-nos a explorar aquela que é, talvez, uma das 5 estradas a nível mundial com um simbolismo único entre viajantes: a Pamir Highway, no mesmo patamar de outras famosas como a Friendship Highway, entre o Tibete e o Nepal ou a Karakorum Highway, entre a China e o Paquistão. A experiência que te propomos é arrebatadora: ter à nossa volta uma imensidão de picos nevados, percorrer áreas desérticas a 4000 metros de altitude e viver o isolamento da imensa M41 que atravessa uma das maiores cadeias montanhosas do mundo.
Usada há centenas de anos, a Pamir Highway fez parte de uma das Rotas da Seda e é a segunda estrada internacional a maior altitude do planeta. Nesta aventura, vamos percorrê-la desde Dushanbe, no Tajiquistão, até Osh, no Quirguistão, ficando em pequenas povoações, observando lagos glaciares e sentindo na pele o queimar da altitude. Dois países de tradição nómada, dos mais belos do mundo, localizados em plena Ásia Central, à espera de serem descobertos.
Na viagem à Pamir Highway, uma das primeiras paragens faz-se em Khorog, uma das mais pequenas cidades do mundo, rodeada por montanhas rochosas. As montanhas Pamir são, a seguir aos Himalaias, a segunda cadeia de montanhas povoadas mais altas do mundo e a vida dura neste habitat, tornou as tradições diferentes da do povo Tajique. Na visita ao Lago de Bukunkul, no distrito de Murghab, o guia explicar-nos-á algumas curiosidades sobre a fauna local. Seguimos posteriormente para a fronteira com o Quirguistão, para uma visita a Sary Tash, a aldeia onde pernoitaremos, para logo depois visitar Osh e de lá, voando, chegarmos a Bishkek, a capital do Quirguistão, terminando aí a nossa viagem.
As viagens Landescape Exploração são uma nova vertente nas propostas da Landescape que visa a descoberta de um novo destino, juntamente com um líder da Landescape e que, futuramente, será lançado ao público em geral. Estas, como o nome diz, são viagens feitas para explorar um destino pela primeira vez, tendo já o líder estado no local ou não, sendo que o percurso, assim como todos os tempos de deslocação e visitas/actividades propostas, são planeados à distância. Convém chamar a atenção para a possibilidade de o percurso poder sofrer alterações, assim como a sequência das visitas e/ou dias. Não é regra que tudo esteja marcado nestas viagens (alojamentos, visitas, tours, etc.), embora a Landescape parta sempre com uma margem de controlo muito grande, que possibilita que tudo o que está ao nosso alcance, corra bem. Tentamos que todos os valores excluídos no preço da viagem, estejam dentro daquilo que calculámos, embora possam existir contratempos que exijam que os viajantes despendam de montantes adicionais. São viagens que apresentam um valor de venda mais baixo do que aquele que será posteriormente colocado ao público.