Socotra

Nesta viagem a Socotra levamos-te a um dos lugares mais remotos e singulares do planeta. Uma ilha em pleno Mar Arábico, outrora disputada por portugueses, franceses, britânicos e árabes devido à sua posição estratégica pelo controlo da entrada do Mar Vermelho mas que mais recentemente foi votada ao esquecimento. Atualmente pertence ao Iémen e é Património Mundial da UNESCO pelo seu imenso valor ambiental e elevada concentração de espécies únicas. Cerca de 40% das espécies aqui existentes são endémicas da ilha, não existindo em mais lado nenhum na Terra, o que confere a esta ilha um cenário verdadeiramente peculiar.

  • + 16 anos
  • 5-12 pessoas
  • 9 dias
  • 1.480€ / pessoa

Selecciona a viagem que procuras

  • VIAGEM SOCOTRA - A misteriosa ilha esquecida no Índico
    17 a 25 Out 2022
  • VIAGEM SOCOTRA - A misteriosa ilha esquecida no Índico
    20 a 28 Fev 2023

Reserva aqui a tua viagem

VIAGEM SOCOTRA - A misteriosa ilha esquecida no Índico

com Pedro Quirino

Viagem Esgotada
17 a 25 Out 2022
Saber mais sobre esta edição Fechar informação desta edição

Poucas são as pessoas que já ouviram falar em Socotra, normalmente num documentário ou em artigo científico. Este lugar extraordinário ainda não faz parte dos panfletos turísticos e merece a tua visita antes que esta condição mude. O caso não é para menos, pois onde quer que se vá o cenário é deslumbrante, desde praias desertas paradisíacas, desfiladeiros entre penhascos que rompem as nuvens, oásis entre as dunas que se estendem até ao mar, piscinas naturais suspensas, florestas de árvores com formas bizarras como que saídas de um filme de ficção.

Vem com o líder de viagem Pedro Quirino percorrer Socotra de lés a lés e descobrir os seus segredos. Iremos passar uma semana a dormir em acampamentos nos lugares mais espetaculares da ilha ao longo da costa mesmo à beira-mar ou numa aldeia tradicional nas montanhas. Vem conhecer esta cultura e gastronomia singular fruto da mistura de civilizações africanas, árabes e indianas.

Vem deslumbrar-te com as excêntricas formas das plantas que surgem a toda a nossa volta. Vem mergulhar num mar cheio de cor e vida. Socotra é intensa, espectacular e única. Vem… antes que mude.

O que iremos visitar em Socotra:

  • Praia e dunas de Arher
  • Cabo de Ersil
  • Gruta de Hoq
  • Piscina natural panorâmica na Área Protegida de Homhil
  • Piscinas naturais do desfiladeiro Kalleessan
  • Área Marinha Protegida de Dihamri
  • Planalto de Diksam e Floresta de Fermahin
  • Oásis no desfiladeiro de Dirhur
  • Dunas de Zahek e praia de Aomak
  • Gruta de Dagub
  • Aldeia piscatória de Qalansiyah
  • Lagoa de Detwah
  • Praia de Shoab
  • Hadibo

O que está incluído?

Alojamento
1 noite em hotel
6 noites em acampamento

Refeições
Todos os pequenos-almoços
7 Almoços
7 Jantares
Água potável, chá, café

Entradas e atividades seguintes:

  • Visita a Ersil
  • Visita à gruta Hoq
  • Trekking até Homhil
  • Trekking até Kalleessan
  • Trekking na Floresta de Fermahin
  • Visita à gruta Dagub
  • Passeio de barco até Shoab

Todas as taxas turísticas e de entrada nas áreas protegidas e locais a visitar

Todos os transportes descritos no programa em veículos 4×4
Exceto de carácter pessoal

Transferes de/para o aeroporto no estrangeiro

Seguro Pessoal Básico de Viagem

Acompanhamento do líder da Landescape

O que não está incluído?

  • Voos internacionais 
    Recomendamos a Geostar
  • Voo Abu Dhabi – Socotra ($860 USD)
  • Visto de entrada no país ($130 USD)
  • Teste Antigéneo Covid de regresso | 10$
  • Aluguer de material de mergulho ou snorkelling
  • Atividades e visitas extras
  • Alimentação não especificada 
  • Despesas pessoais e gorjetas
  • Estadia e despesas em Abu Dhabi
  • Upgrade Covid19 no Seguro Pessoal Básico de Viagem

Diário de Bordo

Dia 1   Chegada a Abu Dhabi

O dia de hoje está reservado à tua chegada a Abu Dhabi.

Não existem atividades programadas para este dia, pelo que dependendo da tua hora de chegada, o Pedro orientará o teu dia.
Estadia: Hotel (não incluído)

Dia 2   Abu Dhabi - Socotra

Pela manhã e depois do pequeno-almoço, o líder de viagem fará um briefing dos próximos dias e ajudar-te-á com alguns procedimentos necessários antes de voarmos para Socotra.

O voo demora cerca de 2 horas e chegaremos ainda de manhã, a tempo de começarmos o dia na ilha com um pequeno almoço típico antes de rumarmos ao nosso destino do dia, a encantadora praia de Arher com as suas gigantes dunas que se estendem das montanhas até ao mar.

Aqui iremos dormir as duas primeiras noites num acampamento montado junto às nascentes de água doce que brota debaixo das rochas e corre até ao mar, criando um pequeno oásis. Um cenário idílico que não poderia ser melhor escolha para o nosso primeiro destino na ilha.
Estadia: Acampamento

Dia 3   Arher

Hoje iremos até às entranhas da ilha numa visita à gruta de Hoq, uma experiência marcante pela monumentalidade dos salões repletos de gigantescas estalactites. Só recentemente é que esta gruta foi mapeada por espeologistas internacionais e apenas uma pequena parte foi descoberta e é possível visitar. Esta ilha, que já esteve ligada ao continente africano, é na verdade um paraíso para espeologistas, geólogos e arqueólogos. Irás perceber porquê.

No retorno faremos um passeio ao longo da costa onde poderemos parar nalgumas das praias para um mergulho.

Ao fim do dia iremos visitar o Cabo de Ersil, o ponto mais oriental da ilha que simbolicamente é o ponto de união entre o Mar Arábico, o Golfo de Aden e o Oceano Índico, para observar um pôr-do-sol memorável.
Estadia: Acampamento

Dia 4   Ahrer - Homhil - Kalleessan - Dihamri

Acordamos tranquilamente ao som das ondas e tomamos o pequeno-almoço com vista mar, antes de partirmos até ao nosso próximo destino e um dos mais impressionantes da ilha, uma piscina natural panorâmica no topo das montanhas e com vista para o mar. Para lá chegar teremos de seguir de carro até ao planalto da Área Protegida de Homhil, onde seguiremos depois a pé ao longo de um riacho observando algumas das espécies de plantas endémicas da ilha como os seus icónicos dragoeiros, frankincense, rosa-do-deserto ou árvore-pepino.

Ao chegar ao nosso destino ninguém consegue esconder a cara de admiração perante este lugar de rara beleza. É difícil escolher entre dar um mergulho nas suas águas cristalinas ou tirar centenas de fotos e selfies à sua volta.

Deixamos Homhil para seguirmos até ao nosso próximo destino, Kalleessan.
Wadi Kalissan é uma das maravilhas de Socotra. Bem no interior da ilha, este lugar é o melhor exemplo da aparência alienígena de Socotra. Fazemos uma caminhada de 30 minutos até este oásis escondido neste desfiladeiro esculpido num enorme maçico calcário, repleto de espetaculares piscinas de côr azul-turquesa alimentadas por pequenas cascatas. Um cenário paradisíaco onde teremos tempo para nadar, mergulhar e fazer o nosso almoço pic-nic.

Na parte da tarde seguimos para Dihamri, uma área protegida que guarda um dos maiores segredos de Socotra: a sua espetacular vida marinha! Teremos a tarde livre para explorar esta zona ou para fazer snorkelling nos seus corais de imensas cores e feitios repletos de peixes e seres marinhos.

Será aqui em Dihamri onde iremos jantar e passar a noite.
Estadia: Acampamento

Dia 5   Dihamri - Wadi Dirhur - Diksam

Deixamos a costa para trás e entramos pelas montanhas até à região mais elevada e rochosa da ilha. É aqui que iremos parar para um almoço tradicional numa aldeia Beduína debruçada sobre um penhasco com 700 metros de altura e uma paisagem impressionante.

Após o almoço, descemos de carro pela estrada ziguezagueante até ao fundo do desfiladeiro e atravessamos Wadi Dirhur em direção a Fermahin, famosa pela sua floresta de dragoeiros, a árvore mais icónica da ilha e fonte de muitas lendas e curiosidades que os guias locais terão todo o prazer de nos contar.

Ao fim do dia, voltamos à nossa aldeia nas montanhas ainda a tempo de ver o pôr-do-sol, onde iremos pernoitar.
Estadia: Acampamento

Dia 6   Diksam - Zahek - Aomak

Descemos das montanhas em direção à costa sul, banhada pelo Oceano Índico. O caminho é sinuoso ao longo de um desfiladeiro que atravessa a ilha de um lado ao outro. Pelo caminho cruzamo-nos com algumas aldeias remotas que ainda conservam o seu aspeto e tradições milenares, fazendo-nos crer que Socotra realmente parou no tempo.

Paramos pelo caminho para almoçar à sombra de tamareiras que crescem no fundo deste desfiladeiro e descansar um pouco antes de retomarmos a estrada acidentada que nos há-de levar ao outro lado da ilha. Por fim, a meio da tarde, o desfiladeiro abre-se e deixa-nos contemplar um mar de areia que termina apenas no Oceano Índico. O cenário das dunas de Zahek é de cortar a respiração. Aqui faremos uma paragem, antes de rumarmos ao nosso destino do dia: a praia de Aomak onde iremos jantar e pernoitar.
Estadia: Acampamento

Dia 7   Aomak - Detwah

Hoje o dia começa cedo. Logo após o pequeno almoço fazemo-nos à estrada com uma breve paragem pelo caminho para visitar a Gruta de Dagub, local que ao longo da história serviu de base a vários povoados que ocuparam a região.

Rumamos até à parte oeste da ilha até um dos locais mais impressionantes de Socotra, a lagoa de Detwah. Um lugar prístino com uma paisagem de cortar a respiração pela sua envolvente e tonalidades de azul que se misturam com as areias brancas das várias línguas de areia. Esta lagoa é também uma área protegida por alojar um ecossistema único que serve de berçário para inúmeras espécies de raias, peixes exóticos e muitas aves.

Aqui iremos ter tempo para relaxar e aproveitar ao máximo para explorar este lugar maravilhoso e subir a um dos picos para gozar de uma vista fantástica sobre a lagoa.
Iremos ter, também, a possibilidade de conhecer um dos habitantes desta lagoa que vive, ainda, rudimentarmente em grutas e, tal como os seus antepassados, dependendo do sustento da lagoa.

O nosso acampamento será montado mesmo à beira das águas calmas da lagoa, onde iremos saborear um maravilhoso jantar à base de peixe e marisco.
Estadia: Acampamento

Dia 8   Detwah - Qalansiyah - Shoab - Hadibo

Hoje será um dia intenso, bastante preenchido e com muita aventura. Saímos de manhã rumo à vila piscatória de Qalansiyah onde teremos a oportunidade de assistir ao reboliço diário dos pescadores que chegam do mar e que começam a negociar logo o pescado à distância com os compradores em terra através de sinais. A azáfama da descarga do peixe feita por crianças irrequietas que ajudam os seus pais ou que o fazem na esperança de ganhar uns trocos é um espetáculo memorável. O cenário desta praia cheia de vida e cor dada pelas dezenas de barcos coloridos estacionados na areia é verdadeiramente.
É num destes barcos de pesca, conduzidos por um experiente pescador, que iremos fazer o nosso passeio até à incrível praia de Shoab. Aqui poderemos relaxar na sua língua de areia a perder de vista ou experimentar pescar com os pescadores que, com prazer, partilham as suas linhas e anzóis connosco.

Após um dia inesquecível, regressaremos a meio da tarde até ao acampamento de Detwah onde faremos uma pequena pausa para chá ou café e uma última contemplação do cenário à nossa frente, antes de rumarmos a Hadibo, a capital da ilha de Socotra.

Chegaremos à cidade ainda a tempo de passearmos um pouco pelo mercado antes do nosso jantar tradicional em casa de uma família socotri.

Esta última noite iremos dormir em hotel na cidade pois o voo será de madrugada.
Espero que esta aventura pela exótica ilha de Socotra tenha sido uma inspiradora viagem e que guardes contigo memoráveis recordações e fotografias para partilhares com família e amigos deste lugar único.

Obrigado por teres partilhado alguns desses momentos comigo e espero ver-te em breve, quem sabe numa outra viagem. Até já.
Estadia: Hotel

Dia 9   Hadibo (aeroporto) - Abu Dhabi

Hoje o dia começa cedo com um transfer até ao aeroporto, onde apanharemos o nosso voo de volta a Abu Dhabi. De acordo com os planos de cada viajante, hoje será o dia para apanhar o voo de ligação ao país de origem ou para aproveitar e conhecer um pouco Abu Dhabi antes do regresso.

Esta viagem encontra-se esgotada.
Caso pretendas ficar em lista de espera para a mesma, entra por favor em contacto connosco.

Perguntas Frequentes

Como é o roteiro da viagem?

A Ilha de Socotra é ainda muito desconhecida e, como tal, as infra-estruturas relacionadas com o turismo são ainda precárias o que, por sua vez, nos dá uma oportunidade única de mergulhar na verdadeira essência do território e das tradições ancestrais. É com este pensamento que desenhamos um roteiro que pretende mostrar as diferentes facetas da ilha, das praias à zona de montanha. Na Landescape, não somos daquele tipo de líderes previsíveis, ou seja, não nos guiamos pelo que está escrito no roteiro ou pelos dias. Vão perceber que muitas vezes nos adaptamos ao desejo do grupo e até ao momento. Visitamos tudo o que está descrito, não querendo dizer, contudo, que seja nos dias que no roteiro descrevemos, por aquela ordem e, se ficar para trás alguma coisa, é porque houve algo melhor que o justificou.

É necessário visto para entrar no país?

Sim, é obrigatório ter um visto para entrar em Socotra. O visto tem de ser solicitado com antecedência logo no ato de reserva da viagem. Tem um custo de 130 dólares. A Landescape trata do processo de emissão do visto, devendo o viajante enviar uma cópia digitalizada do seu passaporte.
IMPORTANTE:
– O passaporte não pode ter carimbos de entrada/saída de Israel
– O passaporte deve ter a validade de 6 meses após a entrada em Socotra

Onde posso comprar o voo Abu Dhabi - Socotra?

De momento existe apenas um único voo de ligação à ilha de Socotra, realizando-se apenas uma vez por semana às segundas-feiras entre Abu Dhabi e Socotra.
Este voo não se encontra disponível à venda nas plataformas habituais e deve ser requerido e pago directamente à Landescape no ato de reserva da viagem.
De momento tem um custo de $860 USD, podendo o preço vir a sofrer alterações.

É obrigatório fazer escala em Abu Dhabi?

Conforme referido acima, de momento existe apenas um único voo de ligação à ilha de Socotra, realizando-se apenas uma vez por semana às segundas-feiras entre Abu Dhabi e Socotra.
Dado que as alterações do horário de voo são frequentes, os viajantes devem chegar a Abu Dhabi, pelo menos, no dia anterior (Domingo) e reservar essa noite em Hotel por sua conta.
A receção e acompanhamento do líder terá início no aeroporto de Abu Dhabi, onde irá ajudar os viajantes com alguns procedimentos necessários antes de voar.

Como funcionam os transferes de/para o aeroporto?

Apenas os transfers na ilha de/para o aeroporto de Socotra estão incluídos. Os restantes transfers no país de origem e em Abu Dhabi são por conta de cada viajante.

Como são os alojamentos durante a viagem?

Ficaremos a quase totalidade da estadia (6 noites) a dormir em acampamento montado pela equipa de apoio.
Será providenciada tenda individual ou dupla (caso viajes acompanhado), colchão, almofada e fronha. Recomendamos que leves um saco cama leve. As noites NÃO são frias. Em 4 das noites em acampamento, existirão instalações rudimentares de duche e casa-de-banho. Em 2 das noites em acampamento, não existirão instalações. Na última noite em Hadibo, ficaremos a dormir em hotel, onde cada viajante terá um quarto individual ou duplo (caso viajes acompanhado).
Não há quaisquer opções de upgrade de Alojamento.
Não há quaisquer opções de extensão da viagem na ilha.

Como são os transportes no país?

Todo o transporte ao longo da viagem será feito em jipes 4×4, conduzidos pelos motoristas da equipa de apoio.

É seguro viajar na Ilha de Socotra?

Sim, Socotra é uma ilha completamente segura e todos os lugares incluídos no itinerário são bastante seguros.
Apesar do conflito no Iémen, não existem repercussões na ilha, que permanece sem qualquer ligação ao continente, seja por via marítima ou aérea.

É uma viagem cansativa?

Não é necessária uma grande forma física ou jovialidade para participar em todas as experiências desta viagem, uma vez que todas elas são bastante acessíveis.
Porém, é uma viagem com alguma intensidade, noites em tenda e despertares matutinos, o que pode gerar algum cansaço. Por experiência, após o 2º dia toda a gente entra no ritmo.

Qual a roupa mais adequada?

Todas as informações sobre o que levar na mochila estão identificadas no Manual de Viajante que é enviado aquando da inscrição.

Que comida será servida?

Todas as refeições serão confecionadas ou providenciadas pela equipa de apoio que nos acompanhará ao longo da viagem.
As refeições são muito diversificadas e com uma forte inspiração árabe com um toque africano. Procuramos, sempre que possível, adaptar ao gosto e necessidades dietéticas específicas do grupo, pelo que quaisquer regimes especiais, intolerências ou alergias devem ser comunicadas previamente no ato da reserva.
O planeamento das refeições será feito e comunicado dia-a-dia, consoante os ingredientes disponíveis encontrados ao longo do caminho e poderá sofrer alterações, que serão comunicadas com a maior brevidade possível.
Água potável, chá e café estarão sempre disponíveis nos acampamentos.
Bebidas alcoólicas não estão incluídas nem se encontram disponíveis para comprar na ilha.

Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?

Não há qualquer exigência a nível de vacinação ou profilaxia para visitar Socotra.
É uma ilha sem Malária.
Se estiveres a tomar alguma medicação regular, aconselhamos que leves o necessário para toda a estadia, pode não ser fácil encontrar esses medicamentos nas farmácias locais.
A Landescape tem uma parceria estabelecida com duas médicas formadas em Medicina do Viajante que te podem melhor aconselhar sobre todos os cuidados de saúde necessários e eventuais vacinas de prevenção para viajar em Socotra. Dessa forma, podes agendar uma Consulta do Viajante Online na data e hora que te for mais conveniente com uma delas.

Quanto ao dinheiro para a viagem?

O ideal é levares dólares americanos porque a taxa de câmbio do euro é geralmente mais penalizada. A grande maioria das lojas não aceita cartões.
A única despesa prevista é o teste PCR no valor de $10 USD.
À parte desta despesa, não haverá outras despesas previstas durante a estadia, pelo que a quantia de dinheiro a levar depende das expectativas de despesas pessoais a realizar.

Outras informações relevantes.

O itinerário poderá sofrer alterações na ordem dos locais a visitar de forma a poder adaptar a quaisquer eventualidades de cariz meteorológico. De qualquer forma, apesar de eventuais alterações de ordem, todos os lugares mencionados no itinerário serão visitados.

seguros-de-viagem-landescape

SEGURO DE VIAGEM LANDESCAPE

Descobre qual o seguro de viagem que melhor se adequa às tuas necessidades.

consulta-do-viajante-landescape

CONSULTA DO VIAJANTE

Agenda já a tua consulta para ficares a par dos cuidados de saúde recomendados e obrigatórios desta viagem.

Queres que entre em contacto contigo?

A nossa equipa irá acompanhar-te e dar-te todo o apoio necessário.

Sobre o Líder


Pedro Quirino

Encontrei em África e na natureza selvagem deste continente o meu porto de abrigo. Saber mais

VIAGEM SOCOTRA - A misteriosa ilha esquecida no Índico

com Pedro Quirino

Nova Data
20 a 28 Fev 2023
Saber mais sobre esta edição Fechar informação desta edição

Poucas são as pessoas que já ouviram falar em Socotra, normalmente num documentário ou em artigo científico. Este lugar extraordinário ainda não faz parte dos panfletos turísticos e merece a tua visita antes que esta condição mude. O caso não é para menos, pois onde quer que se vá o cenário é deslumbrante, desde praias desertas paradisíacas, desfiladeiros entre penhascos que rompem as nuvens, oásis entre as dunas que se estendem até ao mar, piscinas naturais suspensas, florestas de árvores com formas bizarras como que saídas de um filme de ficção.

Vem com o líder de viagem Pedro Quirino percorrer Socotra de lés a lés e descobrir os seus segredos. Iremos passar uma semana a dormir em acampamentos nos lugares mais espetaculares da ilha ao longo da costa mesmo à beira-mar ou numa aldeia tradicional nas montanhas. Vem conhecer esta cultura e gastronomia singular fruto da mistura de civilizações africanas, árabes e indianas.

Vem deslumbrar-te com as excêntricas formas das plantas que surgem a toda a nossa volta. Vem mergulhar num mar cheio de cor e vida. Socotra é intensa, espectacular e única. Vem… antes que mude.

O que iremos visitar em Socotra:

  • Praia e dunas de Arher
  • Cabo de Ersil
  • Gruta de Hoq
  • Piscina natural panorâmica na Área Protegida de Homhil
  • Piscinas naturais do desfiladeiro Kalleessan
  • Área Marinha Protegida de Dihamri
  • Planalto de Diksam e Floresta de Fermahin
  • Oásis no desfiladeiro de Dirhur
  • Dunas de Zahek e praia de Aomak
  • Gruta de Dagub
  • Aldeia piscatória de Qalansiyah
  • Lagoa de Detwah
  • Praia de Shoab
  • Hadibo

O que está incluído?

Alojamento
1 noite em hotel
6 noites em acampamento

Refeições
Todos os pequenos-almoços
7 Almoços
7 Jantares
Água potável, chá, café

Entradas e atividades seguintes:

  • Visita a Ersil
  • Visita à gruta Hoq
  • Trekking até Homhil
  • Trekking até Kalleessan
  • Trekking na Floresta de Fermahin
  • Visita à gruta Dagub
  • Passeio de barco até Shoab

Todas as taxas turísticas e de entrada nas áreas protegidas e locais a visitar

Todos os transportes descritos no programa em veículos 4×4
Exceto de carácter pessoal

Transferes de/para o aeroporto no estrangeiro

Seguro Pessoal Básico de Viagem

Acompanhamento do líder da Landescape

O que não está incluído?

  • Voos internacionais 
    Recomendamos a Geostar
  • Voo Abu Dhabi – Socotra ($860 USD)
  • Visto de entrada no país ($130 USD)
  • Teste Antigéneo Covid de regresso | 10$
  • Aluguer de material de mergulho ou snorkelling
  • Atividades e visitas extras
  • Alimentação não especificada 
  • Despesas pessoais e gorjetas
  • Estadia e despesas em Abu Dhabi
  • Upgrade Covid19 no Seguro Pessoal Básico de Viagem

Diário de Bordo

Dia 1   Chegada a Abu Dhabi

O dia de hoje está reservado à tua chegada a Abu Dhabi.

Não existem atividades programadas para este dia, pelo que dependendo da tua hora de chegada, o Pedro orientará o teu dia.
Estadia: Hotel (não incluída)

Dia 2   Abu Dhabi - Socotra

Pela manhã e depois do pequeno-almoço, o líder de viagem fará um briefing dos próximos dias e ajudar-te-á com alguns procedimentos necessários antes de voarmos para Socotra.

O voo demora cerca de 2 horas e chegaremos ainda de manhã, a tempo de começarmos o dia na ilha com um pequeno almoço típico antes de rumarmos ao nosso destino do dia, a encantadora praia de Arher com as suas gigantes dunas que se estendem das montanhas até ao mar.

Aqui iremos dormir as duas primeiras noites num acampamento montado junto às nascentes de água doce que brota debaixo das rochas e corre até ao mar, criando um pequeno oásis. Um cenário idílico que não poderia ser melhor escolha para o nosso primeiro destino na ilha.
Estadia: Acampamento

Dia 3   Arher

Hoje iremos até às entranhas da ilha numa visita à gruta de Hoq, uma experiência marcante pela monumentalidade dos salões repletos de gigantescas estalactites. Só recentemente é que esta gruta foi mapeada por espeologistas internacionais e apenas uma pequena parte foi descoberta e é possível visitar. Esta ilha, que já esteve ligada ao continente africano, é na verdade um paraíso para espeologistas, geólogos e arqueólogos. Irás perceber porquê.

No retorno faremos um passeio ao longo da costa onde poderemos parar nalgumas das praias para um mergulho.

Ao fim do dia iremos visitar o Cabo de Ersil, o ponto mais oriental da ilha que simbolicamente é o ponto de união entre o Mar Arábico, o Golfo de Aden e o Oceano Índico, para observar um pôr-do-sol memorável.
Estadia: Acampamento

Dia 4   Ahrer - Homhil - Kalleessan - Dihamri

Acordamos tranquilamente ao som das ondas e tomamos o pequeno-almoço com vista mar, antes de partirmos até ao nosso próximo destino e um dos mais impressionantes da ilha, uma piscina natural panorâmica no topo das montanhas e com vista para o mar. Para lá chegar teremos de seguir de carro até ao planalto da Área Protegida de Homhil, onde seguiremos depois a pé ao longo de um riacho observando algumas das espécies de plantas endémicas da ilha como os seus icónicos dragoeiros, frankincense, rosa-do-deserto ou árvore-pepino.

Ao chegar ao nosso destino ninguém consegue esconder a cara de admiração perante este lugar de rara beleza. É difícil escolher entre dar um mergulho nas suas águas cristalinas ou tirar centenas de fotos e selfies à sua volta.

Deixamos Homhil para seguirmos até ao nosso próximo destino, Kalleessan.
Wadi Kalissan é uma das maravilhas de Socotra. Bem no interior da ilha, este lugar é o melhor exemplo da aparência alienígena de Socotra. Fazemos uma caminhada de 30 minutos até este oásis escondido neste desfiladeiro esculpido num enorme maçico calcário, repleto de espetaculares piscinas de côr azul-turquesa alimentadas por pequenas cascatas. Um cenário paradisíaco onde teremos tempo para nadar, mergulhar e fazer o nosso almoço pic-nic.

Na parte da tarde seguimos para Dihamri, uma área protegida que guarda um dos maiores segredos de Socotra: a sua espetacular vida marinha! Teremos a tarde livre para explorar esta zona ou para fazer snorkelling nos seus corais de imensas cores e feitios repletos de peixes e seres marinhos.

Será aqui em Dihamri onde iremos jantar e passar a noite.
Estadia: Acampamento

Dia 5   Dihamri - Wadi Dirhur - Diksam

Deixamos a costa para trás e entramos pelas montanhas até à região mais elevada e rochosa da ilha. É aqui que iremos parar para um almoço tradicional numa aldeia Beduína debruçada sobre um penhasco com 700 metros de altura e uma paisagem impressionante.

Após o almoço, descemos de carro pela estrada ziguezagueante até ao fundo do desfiladeiro e atravessamos Wadi Dirhur em direção a Fermahin, famosa pela sua floresta de dragoeiros, a árvore mais icónica da ilha e fonte de muitas lendas e curiosidades que os guias locais terão todo o prazer de nos contar.

Ao fim do dia, voltamos à nossa aldeia nas montanhas ainda a tempo de ver o pôr-do-sol, onde iremos pernoitar.
Estadia: Acampamento

Dia 6   Diksam - Zahek - Aomak

Descemos das montanhas em direção à costa sul, banhada pelo Oceano Índico. O caminho é sinuoso ao longo de um desfiladeiro que atravessa a ilha de um lado ao outro. Pelo caminho cruzamo-nos com algumas aldeias remotas que ainda conservam o seu aspeto e tradições milenares, fazendo-nos crer que Socotra realmente parou no tempo.
Paramos pelo caminho para almoçar à sombra de tamareiras que crescem no fundo deste desfiladeiro e descansar um pouco antes de retomarmos a estrada acidentada que nos há-de levar ao outro lado da ilha. Por fim, a meio da tarde, o desfiladeiro abre-se e deixa-nos contemplar um mar de areia que termina apenas no Oceano Índico. O cenário das dunas de Zahek é de cortar a respiração. Aqui faremos uma paragem, antes de rumarmos ao nosso destino do dia: a praia de Aomak onde iremos jantar e pernoitar.
Estadia: Acampamento

Dia 7   Aomak - Detwah

Hoje o dia começa cedo. Logo após o pequeno almoço fazemo-nos à estrada com uma breve paragem pelo caminho para visitar a Gruta de Dagub, local que ao longo da história serviu de base a vários povoados que ocuparam a região.

Rumamos até à parte oeste da ilha até um dos locais mais impressionantes de Socotra, a lagoa de Detwah. Um lugar prístino com uma paisagem de cortar a respiração pela sua envolvente e tonalidades de azul que se misturam com as areias brancas das várias línguas de areia. Esta lagoa é também uma área protegida por alojar um ecossistema único que serve de berçário para inúmeras espécies de raias, peixes exóticos e muitas aves.

Aqui iremos ter tempo para relaxar e aproveitar ao máximo para explorar este lugar maravilhoso e subir a um dos picos para gozar de uma vista fantástica sobre a lagoa.
Iremos ter, também, a possibilidade de conhecer um dos habitantes desta lagoa que vive, ainda, rudimentarmente em grutas e, tal como os seus antepassados, dependendo do sustento da lagoa.

O nosso acampamento será montado mesmo à beira das águas calmas da lagoa, onde iremos saborear um maravilhoso jantar à base de peixe e marisco.
Estadia: Acampamento

Dia 8   Detwah - Qalansiyah - Shoab - Hadibo

Hoje será um dia intenso, bastante preenchido e com muita aventura. Saímos de manhã rumo à vila piscatória de Qalansiyah onde teremos a oportunidade de assistir ao reboliço diário dos pescadores que chegam do mar e que começam a negociar logo o pescado à distância com os compradores em terra através de sinais. A azáfama da descarga do peixe feita por crianças irrequietas que ajudam os seus pais ou que o fazem na esperança de ganhar uns trocos é um espetáculo memorável. O cenário desta praia cheia de vida e cor dada pelas dezenas de barcos coloridos estacionados na areia é verdadeiramente.
É num destes barcos de pesca, conduzidos por um experiente pescador, que iremos fazer o nosso passeio até à incrível praia de Shoab. Aqui poderemos relaxar na sua língua de areia a perder de vista ou experimentar pescar com os pescadores que, com prazer, partilham as suas linhas e anzóis connosco.

Após um dia inesquecível, regressaremos a meio da tarde até ao acampamento de Detwah onde faremos uma pequena pausa para chá ou café e uma última contemplação do cenário à nossa frente, antes de rumarmos a Hadibo, a capital da ilha de Socotra.

Chegaremos à cidade ainda a tempo de passearmos um pouco pelo mercado antes do nosso jantar tradicional em casa de uma família socotri.

Esta última noite iremos dormir em hotel na cidade pois o voo será de madrugada.
Espero que esta aventura pela exótica ilha de Socotra tenha sido uma inspiradora viagem e que guardes contigo memoráveis recordações e fotografias para partilhares com família e amigos deste lugar único.

Obrigado por teres partilhado alguns desses momentos comigo e espero ver-te em breve, quem sabe numa outra viagem. Até já.
Estadia: Hotel

Dia 9   Hadibo (aeroporto) - Abu Dhabi

Hoje o dia começa cedo com um transfer até ao aeroporto, onde apanharemos o nosso voo de volta a Abu Dhabi. De acordo com os planos de cada viajante, hoje será o dia para apanhar o voo de ligação ao país de origem ou para aproveitar e conhecer um pouco Abu Dhabi antes do regresso.

Reserva aqui a tua viagem


1.480€

Perguntas Frequentes

Como é o roteiro da viagem?

A Ilha de Socotra é ainda muito desconhecida e, como tal, as infra-estruturas relacionadas com o turismo são ainda precárias o que, por sua vez, nos dá uma oportunidade única de mergulhar na verdadeira essência do território e das tradições ancestrais. É com este pensamento que desenhamos um roteiro que pretende mostrar as diferentes facetas da ilha, das praias à zona de montanha. Na Landescape, não somos daquele tipo de líderes previsíveis, ou seja, não nos guiamos pelo que está escrito no roteiro ou pelos dias. Vão perceber que muitas vezes nos adaptamos ao desejo do grupo e até ao momento. Visitamos tudo o que está descrito, não querendo dizer, contudo, que seja nos dias que no roteiro descrevemos, por aquela ordem e, se ficar para trás alguma coisa, é porque houve algo melhor que o justificou.

É necessário visto para entrar no país?

Sim, é obrigatório ter um visto para entrar em Socotra. O visto tem de ser solicitado com antecedência logo no ato de reserva da viagem. Tem um custo de 130 dólares. A Landescape trata do processo de emissão do visto, devendo o viajante enviar uma cópia digitalizada do seu passaporte.
IMPORTANTE:
– O passaporte não pode ter carimbos de entrada/saída de Israel
– O passaporte deve ter a validade de 6 meses após a entrada em Socotra

Onde posso comprar o voo Abu Dhabi - Socotra?

De momento existe apenas um único voo de ligação à ilha de Socotra, realizando-se apenas uma vez por semana às segundas-feiras entre Abu Dhabi e Socotra.
Este voo não se encontra disponível à venda nas plataformas habituais e deve ser requerido e pago directamente à Landescape no ato de reserva da viagem.
De momento tem um custo de $860 USD, podendo o preço vir a sofrer alterações.

É obrigatório fazer escala em Abu Dhabi?

Conforme referido acima, de momento existe apenas um único voo de ligação à ilha de Socotra, realizando-se apenas uma vez por semana às segundas-feiras entre Abu Dhabi e Socotra.
Dado que as alterações do horário de voo são frequentes, os viajantes devem chegar a Abu Dhabi, pelo menos, no dia anterior (Domingo) e reservar essa noite em Hotel por sua conta.
A receção e acompanhamento do líder terá início no aeroporto de Abu Dhabi, onde irá ajudar os viajantes com alguns procedimentos necessários antes de voar.

Como funcionam os transferes de/para o aeroporto?

Apenas os transfers na ilha de/para o aeroporto de Socotra estão incluídos. Os restantes transfers no país de origem e em Abu Dhabi são por conta de cada viajante.

Como são os alojamentos durante a viagem?

Ficaremos a quase totalidade da estadia (6 noites) a dormir em acampamento montado pela equipa de apoio.
Será providenciada tenda individual ou dupla (caso viajes acompanhado), colchão, almofada e fronha. Recomendamos que leves um saco cama leve. As noites NÃO são frias. Em 4 das noites em acampamento, existirão instalações rudimentares de duche e casa-de-banho. Em 2 das noites em acampamento, não existirão instalações. Na última noite em Hadibo, ficaremos a dormir em hotel, onde cada viajante terá um quarto individual ou duplo (caso viajes acompanhado).
Não há quaisquer opções de upgrade de Alojamento.
Não há quaisquer opções de extensão da viagem na ilha.

Como são os transportes no país?

Todo o transporte ao longo da viagem será feito em jipes 4×4, conduzidos pelos motoristas da equipa de apoio.

É seguro viajar na Ilha de Socotra?

Sim, Socotra é uma ilha completamente segura e todos os lugares incluídos no itinerário são bastante seguros.
Apesar do conflito no Iémen, não existem repercussões na ilha, que permanece sem qualquer ligação ao continente, seja por via marítima ou aérea.

É uma viagem cansativa?

Não é necessária uma grande forma física ou jovialidade para participar em todas as experiências desta viagem, uma vez que todas elas são bastante acessíveis.
Porém, é uma viagem com alguma intensidade, noites em tenda e despertares matutinos, o que pode gerar algum cansaço. Por experiência, após o 2º dia toda a gente entra no ritmo.

Qual a roupa mais adequada?

Todas as informações sobre o que levar na mochila estão identificadas no Manual de Viajante que é enviado aquando da inscrição.

Que comida será servida?

Todas as refeições serão confecionadas ou providenciadas pela equipa de apoio que nos acompanhará ao longo da viagem.
As refeições são muito diversificadas e com uma forte inspiração árabe com um toque africano. Procuramos, sempre que possível, adaptar ao gosto e necessidades dietéticas específicas do grupo, pelo que quaisquer regimes especiais, intolerências ou alergias devem ser comunicadas previamente no ato da reserva.
O planeamento das refeições será feito e comunicado dia-a-dia, consoante os ingredientes disponíveis encontrados ao longo do caminho e poderá sofrer alterações, que serão comunicadas com a maior brevidade possível.
Água potável, chá e café estarão sempre disponíveis nos acampamentos.
Bebidas alcoólicas não estão incluídas nem se encontram disponíveis para comprar na ilha.

Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?

Não há qualquer exigência a nível de vacinação ou profilaxia para visitar Socotra.
É uma ilha sem Malária.
Se estiveres a tomar alguma medicação regular, aconselhamos que leves o necessário para toda a estadia, pode não ser fácil encontrar esses medicamentos nas farmácias locais.
A Landescape tem uma parceria estabelecida com duas médicas formadas em Medicina do Viajante que te podem melhor aconselhar sobre todos os cuidados de saúde necessários e eventuais vacinas de prevenção para viajar em Socotra. Dessa forma, podes agendar uma Consulta do Viajante Online na data e hora que te for mais conveniente com uma delas.

Quanto ao dinheiro para a viagem?

O ideal é levares dólares americanos porque a taxa de câmbio do euro é geralmente mais penalizada. A grande maioria das lojas não aceita cartões.
A única despesa prevista é o teste PCR no valor de $10 USD.
À parte desta despesa, não haverá outras despesas previstas durante a estadia, pelo que a quantia de dinheiro a levar depende das expectativas de despesas pessoais a realizar.

Outras informações relevantes.

O itinerário poderá sofrer alterações na ordem dos locais a visitar de forma a poder adaptar a quaisquer eventualidades de cariz meteorológico. De qualquer forma, apesar de eventuais alterações de ordem, todos os lugares mencionados no itinerário serão visitados.

seguros-de-viagem-landescape

SEGURO DE VIAGEM LANDESCAPE

Descobre qual o seguro de viagem que melhor se adequa às tuas necessidades.

consulta-do-viajante-landescape

CONSULTA DO VIAJANTE

Agenda já a tua consulta para ficares a par dos cuidados de saúde recomendados e obrigatórios desta viagem.

Queres que entre em contacto contigo?

A nossa equipa irá acompanhar-te e dar-te todo o apoio necessário.

Sobre o Líder


Pedro Quirino

Encontrei em África e na natureza selvagem deste continente o meu porto de abrigo. Saber mais

Este site utiliza cookies, ao continuares estás a permitir a sua utilização. Quero saber mais Ok