fbpx
Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

VIAGEM UGANDA e RUANDA – A verdadeira aventura em África

Detalhes da Viagem

  • Ruanda / Uganda
  • Aventura / Fotografia / Trekking
  • 13 dias / 12 noites
  • 3020€ / pessoa
  • 5 - 12
  • + 16 anos
Google+LinkedIn

Viagem ao Uganda e Ruanda

Nesta viagem ao Uganda e Ruanda levamos-te a conhecer uma das regiões com maior biodiversidade de África. Uma região que guardamos no imaginário especialmente por causa da Floresta Impenetrável de Bwindi, uma das poucas florestas tropicais virgens remanescentes no mundo onde poderás ver os quase extintos gorilas de montanha bem perto de ti, no seu habitat natural. Iremos visitar o Parque Nacional Queen Elizabeth, com vista para o Congo e os vulcões de Virunga, um dos parques mais bonitos e exuberantes da África Central, onde faremos alguns safaris.

Uma viagem ao Uganda é sempre uma experiência memorável e repleta de aventura, à qual não faltam pontos de interesse. Começando com uma visita ao Lago Vitória, o maior lago de África, passando por safaris no Murchison Falls National Park, para muitos o parque mais bonito de África, e terminando num passeio de barco pelo rio mais longo do mundo, o Nilo, até às suas majestosas cascatas. Pelo caminho, teremos a oportunidade de avistar rinocerontes a pé na savana africana da reserva de Ziwa e de visitar a  Floresta de Kibale, bem junto às Montanhas Rwenzori, entre as mais altas do mundo, onde visitaremos alguns chimpanzés e outras possíveis surpresas da floresta. Deixa-te contagiar pela beleza inigualável desta região, que apresenta uma diversidade de paisagens incrível, e deixa-te seduzir pela hospitalidade do seu povo, a razão pela qual o Uganda é conhecido como a Pérola de África.

Iremos ainda terminar os nossos últimos dias de viagem no Ruanda, na sua capital Kigali. Aqui teremos a oportunidade de conhecer um pouco da história conturbada deste país que hoje em dia se assume como um modelo de desenvolvimento para os países africanos.

Apresentamos-te esta viagem ao Uganda com alguns dos trekkings mais emocionantes de África e um roteiro desenhado pelo líder de viagem Pedro Quirino, especializado em safaris e experiências de aventura. Aceitas o nosso convite?

O que iremos visitar no Uganda e Ruanda

  • Lago Vitória em Entebbe
  • Santuário do Rinoceronte de Ziwa
  • Parque Nacional de Murchison Falls e passeio de barco com visita para as cataratas
  • Acampamento nas margens do Rio Nilo
  • Floresta Kibale e trekking de floresta para avistar os chimpanzés
  • Floresta Impenetrável de Bwindi e os gorilas de montanha
  • Comunidade de Rubuguri
  • Parque Nacional Queen Elizabeth
  • Rio Ishasha
  • Lago Mutanda
  • Kigali

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Entebbe
O dia de hoje está reservado à tua viagem entre o teu país de origem e o Uganda, onde chegarás no dia seguinte.
2
Dia 2 | Entebbe
Aquando da tua chegada, um transfer levar-te-á ao alojamento onde terás tempo para descansar. Hoje não existe qualquer tipo de atividade prevista, pelo que o dia será somente para desfrutares, por tua conta. O alojamento é no centro da cidade, bem próximo do Lago Vitória, e será aqui que te irás reunir comigo, que serei o líder da viagem, e com o restante grupo, para fazermos um ligeiro briefing de todo o passeio.
Hotel
3
Dia 3 | Entebbe – Santuário de Rinocerontes de Ziwa
O tour começa com um dia emocionante, no Santuário de Rinocerontes de Ziwa.

Os esforços de conservação deste santuário têm permitido manter a espécie no Uganda, sendo que o objetivo é sempre libertar, um dia, estes gigantes e devolvê-los ao mundo selvagem. É aqui que passamos a noite, desfrutando de um inesquecível trekking onde poderemos observar majestosos rinocerontes em estado selvagem...enquanto caminhamos.
Acampamento
4
Dia 4 | Santuário do Rinoceronte de Ziwa - Parque Nacional Murchison Falls
Hoje o nosso caminho leva-nos ao incrível Parque Nacional Murchison Falls. Entramos no parque ao final da manhã e seguimos até ao miradouro das cascatas que dão o nome ao Parque, onde iremos fazer o nosso almoço pic-nic com uma vista deslumbrante. São as maiores cascatas do Rio Nilo, verdadeiramente impressionantes e com muitas histórias para contar.

Após almoço iremos em modo safari até ao delta formado pela foz do Rio Nilo com o Lago Albert, onde iremos montar o nosso acampamento. Um lugar belo e selvagem repleto de animais à nossa volta.

Pelo caminho, vamos desfrutar das várias paisagens e diferentes ecossistemas pelos quais este parque é famosos, desde a floresta tropical à savana e lagos.
Acampamento
5
Dias 5 | Parque Nacional Murchison Falls
Durante a manhã, e depois de um grande e saboroso brunch, iremos explorar o Parque Nacional Murchison Falls em safaris, a contemplar a explosão de vida selvagem à nossa volta.

Na parte da tarde embarcarmos numa das mais fantásticas experiências desta viagem, um passeio de barco pelo Rio Nilo até às majestosas cascatas de Murchison, uma das mais poderosas quedas de água do mundo que se precipita num verde luxuriante.
Neste passeio de barco, terás a oportunidade de avistar todo o tipo de animais como hipopótamos, crocodilos, girafas, antílopes e, quem sabe, alguns dos Big 5. Para alguns apaixonados por aves, esta é a melhor oportunidade de avistar a caricata cegonha-bico-de-sapato (ou african shoebill, em inglês), um dos maiores pássaros do mundo e uma ave em vias de extinção. Este é, sem dúvida, o melhor local para avistar esta ave, um privilégio que poucos birdwatchers se podem gabar de ter feito.
Ao fim do dia voltaremos ao nosso acampamento.
Acampamento
6
Dia 6 | Parque Nacional Murchison Falls - Kibale
Hoje será um dia longo, puramente em trânsito, a caminho da Kibale Forest – o lar da maior população de chimpanzés do mundo.

A paisagem vai-se alterando à medida que avançamos, desde áridas savanas até deslumbrantes montanhas cobertas de floresta e colinas de plantações de chá. É aqui que vamos passar as próximas duas noites e desfrutar da nossa experiência de tracking em busca dos chimpanzés.

Chegaremos ao fim do dia ao nosso destino e, por essa razão, o jantar será no restaurante do alojamento por tua conta.
Acampamento
7
Dia 7 | Kibale Forest
Sem dúvida que este é um dos destaques do Uganda: ter a oportunidade de poder ver de perto o nosso parente vivo mais próximo, o chimpanzé, no seu habitat natural, altura em que podemos constatar as suas infinitas semelhanças com os humanos.

Simplesmente fantástico e único.

A Kibale Forest é mundialmente conhecida como o lar dos primatas. Não é apenas o lar da maior população do mundo de chimpanzés como também possui a maior diversidade de primatas do mundo. Frequentemente se veem macacos de várias espécies à nossa volta a percorrer as copas das árvores.

Depois de um agradável início do dia, entramos no coração da floresta onde daremos início a este tracking, sem dúvida um dos momentos mais inesquecíveis da viagem.
Acampamento
8
Dia 8 | Kibale Forest – Parque Nacional Queen Elizabeth
Depois do pequeno-almoço, seguimos caminho até ao Parque Nacional Queen Elizabeth, um fantástico lugar onde passamos as duas próximas noites e que é também um dos poucos locais no mundo onde se podem encontrar os famosos leões trepadores de árvores e algumas espécies endémicas como o antílope Kobus Kob, natural do Uganda.

Chegaremos ao nosso acolhedor acampamento ao final da manhã. Aqui, vamos desfrutar de algum tempo para relaxar ao som dos hipopótamos do lago, antes de iniciarmos o nosso safari pelo parque até ao Rio Ishasha. Aqui poderemos tomar o nosso copo ao fim do dia a contemplar a vida nas margens deste rio que nos separa do Congo.
Acampamento
9
Dia 9 | Parque Nacional Queen Elizabeth
Este dia será dedicado por inteiro a um dos parques mais bonitos e exuberantes da África Central e iremos aproveitá-lo ao máximo. Vamos partir ao nascer do sol para explorar o Parque Nacional Queen Elizabeth e, depois de as máquinas fotográficas gastarem a sua capacidade, regressamos ao acampamento para um almoço e sesta revitalizante.

Depois do descanso e da hora de maior calor, voltamos ao nosso camião de safari para um passeio de fim de dia, explorando um pouco mais do que esta magnífica região tem para oferecer.
Acampamento
10
Dia 10 | Parque Nacional Queen Elizabeth – Bwindi
Depois de uma noite bem passada e de um pequeno-almoço reconfortante, fazemos o nosso caminho até à magnífica Floresta Impenetrável de Bwindi, um dos pontos altos desta viagem ao Uganda. O nosso lodge fica na aldeia de Rubuguri, junto à Floresta de Bwindi, lar de um dos projetos comunitários para o qual tenho, como líder, o prazer de contribuir. Vamos chegar já de tarde mas ainda com algum tempo para nos instalarmos, antes de explorar um pouco a aldeia, visitar os projetos comunitários e conhecer esta bela iniciativa.
Lodge
11
Dia 11 | Floresta Impenetrável de Bwindi
Hoje o dia começa mesmo muito cedo já que temos de nos preparar para o tracking pela Floresta em busca de gorilas. Vamos vaguear pela floresta uma boa parte do nosso dia, rastreando e seguindo os passos dos nossos guias locais em busca deste gigante, uma espécie impressionante em vias de extinção. Este é, sem dúvida, o ponto alto da viagem e uma das mais incríveis experiências que podes ter em África.

A caminhada faz-se por entre um verde luxuriante e denso, desafiante de descrever. Uma vez encontrada uma família de gorilas, vamos contemplar por algum tempo estes gentis gigantes, admirando-os, enquanto estes também nos observam discretamente, mantendo a devida distância.

Retomamos ao acampamento a meio da tarde, altura em que terás a oportunidade de relaxar e partilhar com os outros membros do grupo a emoção, quase indescritível, de poder estar presente neste momento tão único e marcante da tua vida, frente a uma espécie que, todos, necessitamos de manter viva!
Lodge
12
Dia 12 | Floresta Impenetrável de Bwindi - Kigali (Ruanda)
Saímos de manhã cedo, após o pequeno almoço no lodge, para o nosso último trajeto da viagem até Kigali no Ruanda.

Pelo caminho iremos passar pelo belo Lago Mutanda e pela movimentada cidade de Kisoro, onde faremos uma breve pausa para um café e compras.

Na parte da tarde, em Kigali, iremos visitar o Memorial do Genocídio e aprender um pouco sobre a história recente deste país e a maneira como soube dar a volta e tornar-se num dos mais desenvolvidos de África.
Hotel
13
Dia 13 | Kigali - Origem
A aventura aproxima-se do fim e este é o dia em que na tua memória levarás uma inesquecível e inspiradora viagem que será, com toda a certeza, um desafio partilhares em palavras e fotografias, tantos foram os momentos marcantes destes últimos dias.

Resta-me agradecer-te a confiança e a partilha de silêncios emocionantes pelo Uganda e Ruanda. Espero ver-te em breve, quem sabe numa outra viagem por este continente fascinante. Até já!

O que está incluído?

  • Alojamento a partir do 2º dia de viagem | 11 noites (4 noites em hotel/lodge e 7 noites em acampamento)
  • Transporte durante toda a viagem (camião em regime overland de 12 lugares)
  • 11 pequenos-almoços + 10 almoços + 7 jantares
  • Água potável, chá e café
  • Todas as taxas de entrada nos seguintes Parque Nacionais:
  • - Parque Nacional Murchison Falls
  • - Parque Nacional Kibale Forest
  • - Parque Nacional Queen Elizabeth
  • - Floresta Impenetrável Bwindi
  • Todas as atividades descritas em baixo:
  • - Tracking para avistar rinocerontes em Ziwa
  • - Passeio de barco no Rio Nilo até às cascatas
  • - Tracking para avistar chimpanzés em Kibale
  • - Visita ao Parque Nacional da Floresta Kibale
  • - Safaris no Parque Nacional Queen Elizabeth
  • - Visita ao Parque Nacional da Floresta Bwindi
  • - Participação nos projectos comunitários da aldeia de Rubuguri
  • - Visita a Memorial do Genocídio em Kigali
  • Seguro Pessoal Básico de Viagem
  • Acompanhamento do líder da Landescape

O que não está incluído?

  • Voos internacionais | Recomendamos a Geostar
  • Visto Combinado de entrada no Uganda e Ruanda ($100 USD)
  • Teste PCR Covid à chegada ao aeroporto | 30$ (caso ainda solicitado à data da viagem)
  • Teste PCR Covid de regresso | 70$ (caso ainda solicitado à data da viagem)
  • Tracking dos Gorilas (700$)
  • Atividades não incluídas no programa ou descritas como Extra | Opcional
  • Alimentação não especificada
  • Transfers para o aeroporto
  • Transportes de cariz pessoal
  • Despesas pessoais e gorjetas
  • Upgrade Covid19 no Seguro Pessoal Básico de Viagem

Perguntas Frequentes

Como é o roteiro da viagem?
O Uganda é conhecido como “A Pérola da África”. Não só é o lar dos famosos Big Five e dos últimos gorilas da montanha em liberdade, como tem algumas das mais deslumbrantes paisagens de África, por exemplo, a Floresta Impenetrável de Bwindi, os impressionante e selvagem Parques NAcional Queen Elizabeth ao longo do Rio Nilo, o Lago Vitória e as montanhas Rwenzori. Apesar de todas estas maravilhas naturais, a razão pela qual foi apelidado de “Pérola” deve-se ao seu povo. Nesta viagem levo-te a descobrir não só as belezas naturais deste país mas também o encanto deste povo de uma simpatia inigualável, em particular na remota aldeia de Rubuguri onde carinhosamente participo nalguns projetos de voluntariado que gostaria de partilhar contigo. O roteiro da viagem foi pensado para conhecer as principais atrações da forma mais genuína possível, criando momentos memoráveis cheios de autenticidade e adrenalina. Em cada uma das experiências, não visitamos apenas os lugares, fazemos parte deles! Mergulhamos no dia-a-dia da comunidade de Rubuguri, dormimos em tendas nas margens do Nilo com os animais à nossa volta, subimos a um vulcão, caminhamos na floresta até encontrar gorilas. Prepara-te para a aventura da tua vida!
É necessário visto para entrar no Uganda e Ruanda?
Sim, os cidadãos com passaporte português têm obrigatoriamente de ter um visto para entrar no Uganda e Ruanda. O "East African Tourist Visa" é um visto único combinado para Uganda + Ruanda + Quénia e terá de ser feito com antecedência online com o custo de 100 dólares. Website para solicitar visto: https://visas.immigration.go.ug/ Ao preencher o formulário deve solicitar o "East African Tourist Visa". Instruções mais detalhadas no Manual do Viajante.
Como funcionam os transfers de/para o aeroporto?
Os transfers são por conta de cada viajante, mas podem ser organizados pelo líder da viagem, caso prefiras. Têm um custo de cerca de 5 dólares por trajeto, dependendo do número de pessoas que dividem o transporte.
Como são os alojamentos durante a viagem?
Os alojamentos são maioritariamente em camping com tenda e camas separadas, com casa de banho partilhada, como num normal parque de campismo. Algumas noites serão em quartos de hotel ou lodges. Todos os viajantes irão partilhar uma tenda ou quarto twin com outro viajante e devem fazer-se acompanhar de saco-cama próprio. Em algumas noites, pode haver a opção de ficar em quartos com WC privado, se assim desejares, mediante o pagamento de uma taxa adicional a indicar pelo nosso Gabinete de Apoio ao Viajante. Se o pretenderes, solicitamos que entres em contacto connosco por e-mail o mais atempadamente possível para aferirmos da disponibilidade. A estadia pode ser antecipada ou prolongada, sendo que para isso, pedimos também que nos contactes e o solicites com antecedência.
Como são os transportes no país?
Todo o transporte ao longo da viagem será feito num camião 4x4, completamente equipado, a conduzir pelo líder da viagem. Apenas transfers e outros transportes de cariz pessoal estão excluídos da tarifa.
É seguro viajar no Uganda e Ruanda?
Sim, todos os lugares incluídos no itinerário são bastante seguros, sendo apenas de referir os riscos habituais de viajar em países em desenvolvimento. No início da viagem será feito um briefing com o líder de viagem para falarem de todos os aspetos que devem ter especial atenção.
É uma viagem cansativa?
Não é necessária uma grande forma física ou jovialidade para participar em todas as experiências desta viagem, uma vez que todas elas são bastante acessíveis. Porém, é uma viagem com alguma intensidade, alguns quilómetros na estrada, noites em tenda e despertares matutinos, o que pode gerar algum cansaço. Por experiência, após o 3º dia toda a gente entra no ritmo. A caminhada na floresta de Bwindi para observação dos gorilas é talvez a mais exigente mas é feita de forma lenta e assegurando todas as condições de segurança.
Qual a roupa mais adequada?
Toda esta informação está disponível para consulta no Manual do Viajante, que é enviado aos viajantes aquando da inscrição.
Que comida será servida?
A maioria das refeições está incluída ao longo da viagem, conforme indicado acima no Que está incluído. As refeições em tour são muito diversificadas e procuramos, sempre que possível, adaptar ao gosto e necessidades dietéticas específicas do grupo, aliás um dos elogios mais comuns que recebemos é a comida preparada pelo nosso líder em viagem. Costumamos preparar refeições rápidas e simples para o almoço quando estamos em trânsito e refeições mais elaboradas para o jantar, como guisados, massas e churrascos. A cozinha é de inspiração europeia com um toque africano. Nos dias em que as refeições não estão incluídas, sugerimos restaurantes locais com pratos típicos, que podem variar de 5 a 10 dólares. O planeamento das refeições será feito e comunicado dia-a-dia, consoante os ingredientes disponíveis encontrados ao longo do caminho e poderá sofrer alterações, que serão comunicadas com a maior brevidade possível. A água potável será fornecida durante toda a viagem, pelo que recomendamos trazer uma garrafa reutilizável, assim evitamos acumular garrafas de plástico ao longo do caminho e ajudamos a reduzir nossa pegada ecológica em África. Refrigerantes, sumos, bebidas alcoólicas e aperitivos não estão incluídos, cada um poderá comprar por sua conta ao longo do caminho.
Quanto ao dinheiro para a viagem?
O ideal é levares dólares americanos porque a taxa de câmbio do euro é geralmente mais penalizada. Recomendamos cerca de 250 dólares, preferencialmente em notas de valor mais elevado (20, 50 e 100). É importante certificares-te que as notas de dólar são a partir de 2008, não serão aceites notas anteriores a essa data. Receberás o troco em Shillings, moeda do Uganda, que irás precisar ao longo da viagem. Existem ATMs em quase todas as cidades ao longo do caminho e esta é, sem dúvida, a maneira mais fácil de obter moeda local e também a maneira mais segura para evitar teres de levar muito dinheiro em numerário contigo. No entanto, lembra-te que sempre que fizeres um levantamento, terás possivelmente que pagar uma comissão ao banco. Normalmente as comissões de levantamento são bastante superiores às de pagamentos com cartão. Os principais cartões de crédito podem ser usados nos lodges, supermercados ou restaurantes. Algumas lojas mais pequenas poderão não aceitar cartões.
Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?
A única profilaxia recomendada é contra a malária, porém deves estar vacinado contra a febre amarela e levar contigo o certificado de vacinação internacional que é essencial para entrar no Uganda. O camião tem kit de primeiros mas recomendamos que tragas também o teu próprio, com a medicação básica necessária. Se estiveres a tomar alguma medicação regular, aconselhamos que leves o necessário para toda a estadia, pode não ser fácil encontrar esses medicamentos nas farmácias locais. A Landescape tem uma parceria estabelecida com duas médicas formadas em Medicina do Viajante que te podem melhor aconselhar sobre todos os cuidados de saúde necessários e eventuais vacinas de prevenção para viajar no Uganda e Ruanda. Dessa forma, podes agendar uma Consulta do Viajante Online que tem um custo de 30€ por pessoa, 50€ para 2 pessoas, 70€ para 3 pessoas e 80€ para 4 pessoas.
Outras informações relevantes.
Esta é uma viagem participativa, ou seja, todos os viajantes participam nas tarefas de organização do acampamento tais como refeições, acender fogueira, montar acampamento, lavar loiça, etc. Por isso vem com espírito de equipa e boa disposição!

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Sábado 4 Fev, 2023 Quinta-feira 16 Fev, 2023 Vagas 12 Preço 3020€ Agendar
Data Sábado 24 Jun, 2023 Quinta-feira 6 Jul, 2023 Vagas 12 Preço 3020€ Agendar

O Líder

Pedro Quirino

Especializei-me em safaris de natureza e vida selvagem e decidi pegar na minha paixão pelo continente africano e partilhá-lo com outras pessoas.
Mais informação sobre o líder