Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

VIAGEM UGANDA – A verdadeira aventura em África

Detalhes da Viagem

  • Ruanda / Uganda
  • Aventura / Fotografia / Trekking
  • 30 Jun, 2021 - 15 Jul, 2021
  • 16 dias / 15 noites
  • 2445€ / pessoa
  • 4 - 11
  • 16
Google+LinkedIn

Viagem ao Uganda

Nesta viagem ao Uganda levamos-te a conhecer a Pérola de África. Um país que guardamos no imaginário especialmente por causa da Floresta Impenetrável de Bwindi, uma das poucas florestas tropicais virgens remanescentes no mundo onde poderás ver os quase extintos gorilas de montanha bem perto de ti, no seu habitat natural. Iremos visitar o Parque Nacional Queen Elizabeth, com vista para o Congo e os vulcões de Virunga, um dos parques mais bonitos e exuberantes da África Central, onde faremos alguns safaris.

Uma viagem ao Uganda é sempre uma experiência memorável e repleta de aventura, à qual não faltam pontos de interesse. Da visita ao Lago Vitória, o maior lago de África, ao safari pela Murchison Falls National Park, o ex-libris dos parques naturais do país, ao longo do rio mais longo do mundo, o Nilo. Da visita à Floresta de Kibale bem junto às Montanhas Rwenzori, entre as mais altas do mundo, que alberga a maior população de chimpanzés no mundo. Do passeio no lago Bunyonyi, aninhado numa cratera de vulcão, à visita a Entebbe, a cidade mais desenvolvida do Uganda. Deixa-te contagiar pela beleza inigualável deste país, que alberga uma biodiversidade incrível, e deixa-te seduzir pela hospitalidade do seu povo, que te fará sentir em casa ao primeiro contacto.

É em registo de trekking pelo Uganda que te apresentamos este roteiro, desenhado pelo líder de viagens Pedro Quirino, especializado em safaris e experiências de aventura. Aceitas o nosso convite?

O que iremos visitar no Uganda:

  • a cidade de Entebbe
  • O Santuário de Rinocerontes de Ziwa 
  • O Parque Nacional de Murchison Falls
  • Acampamento nas margens do rio Nilo
  • Kibale Forest, lar da maior população de chimpanzés no mundo
  • A pequena cidade de Hoima
  • O Parque Nacional Queen Elizabeth 
  • A Floresta Impenetrável Bwindi
  • O lago Bunyonyi
  • Visita às ilhas circundantes num cruzeiro em barco tradicional
  • Kigali, a capital do Ruand
  • O famoso Museu do Genocídio, em Kigali

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Entebbe
O dia de hoje está reservado à tua viagem entre o teu país de origem e o Uganda, onde chegarás com toda a certeza no dia seguinte.
2
Dia 2 | Entebbe
Aquando da tua chegada, um transfer levar-te-á ao alojamento onde terás tempo para descansar. Hoje não existe qualquer tipo de actividade prevista, pelo que o dia será somente para desfrutares por tua conta. O alojamento é no centro da cidade e será aqui, em hora a combinar, que te irás reunir com o líder da Landescape e o restante grupo, altura em que será feito um ligeiro briefing de todo o passeio.
Hotel
3
Dia 3 | Entebbe – Santuário do Rinoceronte de Ziwa
O tour começa com um dia emocionante, no Santuário de Rinocerontes de Ziwa.

Os esforços de conservação deste santuário têm permitido a manter a espécie no Uganda, sendo que o objectivo é sempre libertar, um dia, estes gigantes e devolvê-los ao mundo selvagem. É aqui que passaremos a noite, desfrutando de um inesquecível trekking onde poderemos observar majestosos rinocerontes em estado selvagem...enquanto caminhamos.
Acampamento
4
Dia 4 | Santuário do Rinoceronte de Ziwa - Parque Nacional Murchison Falls
Hoje o nosso caminho leva-nos ao incrível Parque Nacional Murchison Falls. Entramos no parque ao final da manhã e seguimos até àquele que consideramos ser o melhor spot para ver as Cascatas, uma das mais poderosas quedas de água do mundo que se precipitam num verde luxuriante. É dali que atravessaremos o poderoso rio Nilo e chegamos à margem norte do parque, onde a magia acontece. Faremos a primeira caminhada ao fim da tarde até ao nosso ponto de pernoita desse dia, um acampamento selvagem nas margens do rio mais extenso do mundo, o Nilo.
Acampamento
5
Dia 5 e 6 | Parque Nacional Murchison Falls
Os dias 5 e 6 serão passados no Parque Nacional Murchison Falls. Na manhã do dia 5, seguiremos para a nossa primeira longa viagem matinal, explorando a imensa beleza do parque, repleta de animais selvagens de todos os tipos. No regresso ao acampamento, desfrutamos de um grande e saboroso brunch e de algumas horas de sesta, antes de embarcar no nosso primeiro safari de final de dia.

O dia 6 começará com um passeio de barco pela manhã, rio Nilo abaixo, em busca da caricata cegonha-bico-de-sapato (ou african shoebill, em inglês), um dos maiores pássaros do mundo e uma ave em vias de extinção. Este é, sem dúvida, o melhor local para avistar esta ave, um privilégio que poucas pessoas se podem gabar de ter feito.
Acampamento
6
Dia 7 | Parque Nacional Murchison Falls - Hoima
Hoje será um dia muito longo, puramente em trânsito a caminho da Kibale Forest. A paisagem vai-se modificando à medida que o dia avança. Dormiremos em Hoima, uma cidade um pouco maior do que a maioria no Uganda, dividindo o longo trajecto entre Murchinson Falls e Kibale Forest.

Chegaremos tarde ao alojamento e, por essa razão, o jantar será por tua conta.
Hotel
7
Dia 8 | Hoima – Kibale Forest
Tomamos o pequeno-almoço bem cedo e metemo-nos a caminho, tomando a direcção de Kibale Forest – o lar dos chimpanzés. O nosso objetivo é chegar ao nosso belo acampamento, bem na fronteira da floresta, a tempo do almoço. É aqui que vamos passar as próximas duas noites e desfrutar da nossa experiência de trekking com os chimpanzés.
Acampamento
8
Dia 9 | Kibale Forest
Sem dúvida que este é um dos destaques do Uganda: ter a oportunidade de poder ver de perto o nosso parente vivo mais próximo, o chimpanzé, no seu habitat natural, altura em que podemos constatar as suas infinitas semelhanças com os humanos. Simplesmente fantástico e único!

A Kibale Forest é mundialmente conhecida como o lar dos primatas. Não é apenas o lar da maior população do mundo de chimpanzés como também possui a maior diversidade de primatas do mundo. Frequentemente se vêem macacos de várias espécies à nossa volta a percorrer as copas das árvores.

Depois de um agradável início do dia, entramos no coração da floresta onde daremos início a este trekking, sem dúvida um dos momentos mais inesquecíveis da viagem.
Acampamento
9
Dia 10 | Kibale Forest – Parque Nacional Queen Elizabeth
Depois do pequeno-almoço, é hora de desfrutarmos de mais um safari. Hoje o nosso destino é o Parque Nacional Queen Elizabeth, uma fantástica reserva natural onde passaremos as duas próximas noites e que é também um dos dois únicos locais no mundo onde se pode encontrar os famosos leões trepadores de árvores e o antílope Kobus Kob, natural do Uganda.

Durante a manhã chegaremos ao nosso acampamento nas margens do rio Ishasha, na fronteira com a República Democrática do Congo. Aqui, iremos desfrutar de algum tempo para relaxar ao som dos hipopótamos no rio, antes de partir para um safari ao pôr-do-sol.
Acampamento
10
Dia 11 | Parque Nacional Queen Elizabeth
Este dia será dedicado por inteiro a um dos parques mais bonitos e exuberantes da África Central e iremos aproveitá-lo ao máximo. Vamos partir ao nascer do sol para explorar o Parque Nacional Queen Elizabeth em busca dos leões trepadores de árvores e depois de as máquinas fotográficas gastarem a capacidade, regressamos ao acampamento para uma sesta revitalizante.

Depois do descanso e da hora de maior calor, voltamos ao nosso camião de safari para um passeio de fim de dia, explorando mais do que esta magnífica região tem para oferecer.
Acampamento
11
Dia 12 | Parque Nacional Queen Elizabeth – Floresta Impenetrável Bwindi
Depois de uma noite bem passada e de um pequeno-almoço reconfortante, fazemos o nosso caminho para a magnífica Floresta Impenetrável de Bwindi. O nosso acampamento aqui fica na aldeia de Rubuguri, na fronteira com a Floresta de Bwindi, lar de um dos projectos comunitários para o qual tenho, como líder, o prazer de contribuir. Vamos chegar por volta da hora do almoço, e teremos algum tempo para nos instalarmos, antes de explorar um pouco a aldeia, visitar os projetos comunitários e conhecer esta bela iniciativa. Um momento relaxante antes de caminhar, daí a umas horas, floresta adentro em busca dos gorilas de dorso prateado.

Sentes já a emoção?
Acampamento
12
Dia 13 | Floresta Impenetrável Bwindi
Hoje o dia começa mesmo muito cedo já que temos de nos preparar para o trekking por esta Floresta Impenetrável em busca de gorilas. Vamos vaguear pela floresta uma boa parte do nosso dia, rastreando e seguindo os passos dos nossos guias locais em busca deste gigante, uma espécie impressionante em vias de extinção. Este é, sem dúvida, o ponto alto da viagem e uma das mais incríveis experiências que podes ter em África.

A caminhada faz-se por entre um verde luxuriante e denso, desafiante de descrever. Uma vez encontrada uma família de gorilas, vamos contemplar por algum tempo estes gentis gigantes, admirando-os, enquanto estes também nos observam discretamente, mantendo a devida distância.

Retomamos ao acampamento a meio da tarde, altura em que terás a oportunidade de relaxar e partilhar com os outros membros do grupo a emoção, quase indescritível, de poder estar presente neste momento tão único e marcante da tua vida, frente a uma espécie que, todos, necessitamos de manter viva!
Acampamento
13
Dia 14 | Floresta Impenetrável de Bwindi - Lago Bunyonyi
Hoje de manhã, faremos o pequeno percurso ao lago mais profundo do Uganda, o lago Bunyonyi. Aninhado numa cratera de vulcão, Bunyonyi está cercado pela vegetação exuberante e verde colinas. Aqui, vamos desfrutar de um cruzeiro num barco tradicional, visitando algumas das muitas ilhas, cada uma com a sua história e mitos enraizados na cultura local. O almoço hoje será por sua própria conta.
Acampamento
14
Dia 15 | Lago Bunyonyi - Kigali
Depois de momentos repletos de emoção no Uganda, atravessamos a fronteira para o Ruanda, onde chegaremos à capital do país, Kigali. Kigali é, sem sombra de dúvida, uma das capitais mais modernas e vibrantes do continente, um exemplo para a maioria das outras nações africanas. É aqui que visitamos o famoso Museu do Genocídio, onde podemos ter um pouco da percepção do que foi a guerra civil que quase destruiu o país nos anos 80 e 90 e ter a ideia da maneira incrível como o país se tem reconstruído ao longo dos anos, o que nasce de uma vontade contagiante de voltar a ser uma nação próspera.
Hotel
15
Dia 16 | Kigali - Origem
A aventura aproxima-se do fim e este é o dia em que na tua memória levarás uma inesquecível e inspiradora viagem que será, com toda a certeza, um desafio partilhares em palavras e fotografias, tantos foram os momentos marcantes nestes últimos dias.

Resta-me agradecer-te a confiança e a partilha de silêncios emocionantes pela Pérola de África. Espero ver-te em breve, quem sabe para te liderar numa outra viagem por este continente absolutamente fascinante. Até já!

O que está incluído?

  • Alojamento do dia 2 ao dia 16 (3 em hotel + 11 em acampamento)
  • Transporte durante a viagem (overland de 13 lugares)
  • Refeições: 14 pequenos-almoços + 11 almoços + 9 jantares
  • Acompanhamento do líder da Landescape (português)
  • Água potável
  • Todas as taxas de entrada nos Parque Nacionais:
  • . Parque Nacional Murchison Falls
  • . Parque Nacional Kibale Forest
  • . Parque Nacional Queen Elizabeth
  • . Floresta Impenetrável Bwindi
  • Todas as actividades descritas em baixo:
  • . Trekking dos rinocerontes
  • . 5 safaris no Parque Nacional de Murchison Falls
  • . Passeio de barco no Nilo
  • . Trekking com chimpanzés
  • . Visita ao Parque Nacional da Floresta Kibale
  • . 3 safaris no Parque Nacional Queen Elizabeth
  • . Visita ao Parque Nacional da Floresta Bwindi
  • . Participação nos projectos comunitários da aldeia de Rubuguri
  • . Passeio de barco pelo lago Bunyonyi
  • . Museu do Genocídio de Kigali
  • Transfer do aeroporto (Entebbe) até ao hotel

O que não está incluído?

  • Voos internacionais (a partir de 650€) - Recomendamos a Geostar
  • Alimentação não especificada
  • Todas as atividades não incluídas no programa
  • Trekking dos Gorilas (750$)
  • Vistos do Uganda e Ruanda (total $100 USD)
  • Despesas pessoais e Gorjetas
  • Transfers para o aeroporto (+- 10€)
  • Seguro pessoal (Obrigatório) - Recomendamos IATI SEGUROS

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Quarta-feira 30 Jun, 2021 Quinta-feira 15 Jul, 2021 Vagas 11 Preço 2445€ Agendar

O Líder

Pedro Quirino

Especializei-me em safaris de natureza e vida selvagem e decidi pegar na minha paixão pelo continente africano e partilhá-lo com outras pessoas.
Mais informação sobre o líder