Mapa Meu - Travel Experiences Lda
+351 917 434 117

VIAGEM UZBEQUISTÃO – Viver a História na Rota da Seda

Detalhes da Viagem

  • Uzbequistão
  • Cultural
  • 6 Ago, 2021 - 15 Ago, 2021
  • 10 dias / 9 noites
  • 1180€ / pessoa
  • 4 - 11
  • + 16

Vídeos

Google+LinkedIn

Viagem ao Uzbequistão

Nesta viagem ao Uzbequistão exploramos a zona mais exótica no roteiro da Rota da Seda pela Ásia Central, alcançando lugares míticos e mágicos como a imortal Samarcanda, os altivos minaretes de Bucara, a cidade medieval amuralhada de Khiva no meio do deserto e, claro está, a capital Tashkent.

As grandes travessias terrestres, aéreas ou oceânicas sempre exerceram um fascínio genuíno nos viajantes. Travessias, como as levadas a cabo por vários exploradores ao longo dos séculos, foram cimentando a notoriedade de diversas rotas. A viagem pela Rota da Seda é, sem dúvida, uma delas. Na realidade não existe uma única Rota da Seda, mas sim um conjunto de diversos itinerários que se interligavam pelo sul da Ásia e que serviam de plataforma comercial entre o oriente e o ocidente. Nesta aventura, vais poder percorrer cidades que ficaram marcadas por diversas outras rotas, como a dos escravos e a das especiarias!

Preparado(a) para descobrir o Uzbequistão, no coração da Ásia Central mas longe das rotas turísticas internacionais, um destino autêntico, praticamente intocado? Atrações não lhe faltam! Começamos a viagem em Tashkent, mas é na visita a Samarcanda que mais te vais surpreender. Em Bucara, o guia explicar-nos-á o porquê de esta ser considerada uma cidade sagrada, o Pilar do Islão. Mais tarde, já na visita a Khiva vais poder fotografar um dos minaretes mais bonitos do mundo, tão azul quanto o céu.

Nesta viagem ao Uzbequistão o líder de viagem Rafael Polónia leva-nos a descobrir alguns dos tesouros da Rota da Seda. Séculos de uma intensa actividade comercial entre a Europa e o Extremo Oriente, as duas civilizações mais desenvolvidas da altura, trouxeram a esta região uma prosperidade que se foi desvanecendo com as ligações marítimas estabelecidas pelos portugueses. No entanto, é bem visível o legado que esta prosperidade deixou no imenso património. Preparado(a) para embarcar nesta aventura?

O que iremos visitar no Uzbequistão

  • Complexo Khast Imam, em Tashkent
  • Complexo de astronomia Ulugbek e Mausoléu de Karimov, em Samarcanda
  • Complexo de túmulos reais Shakhi Zinda e Praça do Registão, em Samarcanda
  • A cidade de Shakhrisabz
  • Cidadela Ark, em Bucara
  • A mesquita de Bolo Khauz, em Bucara
  • O complexo Lyabi Khauz, em Bucara
  • Kunya Ark, em Khiva
  • Palácio Tosh-Hovli, em Khiva
  • Museu de Arte da cidade de Nukus

Itinerário

1
Dia 1 | Origem - Tashkent
O dia será reservado ao teu voo para o Uzbequistão.

Como não existem voos directos para Tashkent, terás com certeza de fazer uma ou duas escalas, entre a Europa e a Ásia. Se chegares neste próprio dia, resta-te o check-in e o descanso merecido.

Nota que não existem quaisquer actividades programadas para este dia.
Hotel
2
Dia 2 | Tashkent
Começamos dia bem cedo pelo complexo Khast Imam, centro religioso da república, onde poderemos ver o Corão mais antigo do mundo, a mesquita Hazroti Imam ou o mausoléu de Abu Bakr Kaffal Shoshi.

Regressados ao centro, almoçamos e se ainda houver tempo e pernas, podemos visitar o Museu de Timur.

Ao fim da tarde juntamo-nos aos locais e vagueamos pela parte central da cidade, pelos seus jardins e tiramos fotografias em frente à estátua da maior figura do país: Timur!
Hotel
3
Dia 3 | Tashkent - Samarcanda
Bem de manhã, e depois do pequeno-almoço, partimos para sul em direcção a Samarcanda, considerada a pérola da Ásia Central. Inspiração de dezenas de escritores, músicos e artistas é, sem dúvida, a mais importante das cidades na Rota da Seda.

Depois de chegar e de fazer o check-in no hotel, vamos repartir as visitas pelos dois dias que temos nesta cidade. Começamos com uma visita ao complexo de astronomia Ulugbek e ao mausoléu do primeiro presidente da República: Karimov. Não poderemos esquecer, no regresso, o complexo de túmulos reais Shakhi Zinda, um dos locais mais impressionantes da cidade.

Ao fim da tarde, caminhamos até à famosa Praça do Registão (sendo que entraremos no complexo somente no dia seguinte) onde as fachadas iluminadas nos dão uma ideia da grandeza com que os viajantes se deparariam à chegada à cidade.

Ao fim do dia, passeamos pelos jardins em volta da Praça do Registão, comemos um gelado na famosa gelataria da cidade e deliciamo-nos com petiscos locais.
Hotel
4
Dia 4 | Samarkand - Shakhrisabz
Bem pela manhã, visitamos Shakhrisabz, 90 quilómetros a sul de Samarcanda, cidade que viu nascer Timur e que além de vários monumentos e mesquitas, alberga o local onde o Timur foi enterrado antes de ser levado para Samarcanda.

Regressados a Samarcanda, entramos no complexo da Praça do Registão onde podemos observar as madraças de Sher Dor, Tílla Kori e Ulugbeck e logo a seguir o mausoléu Gur Emir. Surgem também, em volta deste complexo, uma série de espaços religiosos possíveis de ser visitados e que ficarão à vontade de cada um.

O resto do dia é livre. Marcaremos uma hora para nos juntarmos para jantar.
Hotel
5
Dia 5 | Samarcanda – Bucara
Depois do pequeno-almoço, partimos para oeste, para Bucara, de comboio ou táxi, onde chegaremos antes do almoço.

Bucara é uma das mais sagradas para o Islão, a mais sagrada da Ásia Central. A visita leva-nos à Cidadela Ark, um impressionante forte inclinado, casa dos Emirs de Bukhara há mais de mil anos. Visitaremos o único edifício sobrevivente da Praça do Registão, a mesquita de Bolo Khauz, também conhecida como a Mesquita dos 40 pilares, a Mesquita Poi Kalyan com o seu imponente minarete, a Madrasa de Ulugbek, a Mesquita Maghoki Attari (com fachadas do século XII e renovadas no século XVI), e o complexo Lyabi Khauz, rodeado de 3 importantes Madrassas: Kukeldash, Khanaka e Nodir Divanbegi, sem deixar para trás o peculiar Chor Minor!

Pelo meio, a gastronomia local, gelados, sumos e o ritmo do centro histórico.
Hotel
6
Dia 6 | Bucara – Khiva
Caso a linha de comboio rápido ainda não esteja pronta, partiremos de táxi para uma das cidades que te vai marcar para sempre: Khiva! É possivelmente uma das cidades mais bonitas do mundo e o facto de tudo estar concentrado entre muralhas vai fazer com que te sintas "em casa”.

Chegaremos ao fim da tarde, já que a viagem demora quase 7 horas e, por isso, depois de colocarmos as bagagens no hotel, escolhemos um lugar para vermos o pôr-do-sol. O jantar espera-nos!

Neste dia não há qualquer actividade. Vamos apenas vaguear pela cidade entre muralhas e ver centenas de anos de história concentrados à nossa frente.
Hotel
7
Dia 7 e 8 | Khiva
Estes dois dias estão reservados à cidade de Khiva. Se no primeiro dia teremos um guia que nos acompanhará e nos explicará os principais monumentos da cidade protegida pela Unesco, no segundo o dia será livre e poderás gozar a cidade à tua vontade.

Visitaremos o Kunya Ark, um forte e residência de um Khan de Khiva e o Palácio Tosh-Hovli, conhecido como a Casa de Pedra. Visitaremos também mesquitas, madrassas e minaretes, num autêntico museu a céu aberto que te vai impressionar!

Ao fim da noite, acabamos numa qualquer esplanada para jantar e conversar sobre este país que, tenho a certeza, te está a impressionar.
Hotel
8
Dia 9 | Khiva – Nukus – Tashkent
Depois do pequeno-almoço partimos para Nukus, onde visitamos o Museu de Arte da cidade, um legado artístico com mais de 80 000 obras que o artista russo Igor Savitsky salvou da destruição às mãos do União Soviética.

Capital da República do Caracalpaquistão, uma zona autónoma dentro país, Savitsky (pintor, historiador e arqueólogo) fez desta cidade – longe da anterior capital do império – um marco histórico para o mundo inteiro.
Por volta da hora do jantar, regressamos a Tashkent.
Hotel
9
Dia 10 | Tashkent – Origem
Hoje termina a tua viagem pelo Uzbequistão, a pérola da Ásia Central.
Conforme a hora do teu voo, um transfer levar-te-á de volta ao aeroporto, de onde regressarás.

Da minha parte, resta-me agradecer-te a confiança e companhia destes últimos dias. Espero que tenhas desfrutado ao máximo desta experiência e que em breve te possa voltar a ver na Landescape. Até já!

O que está incluído?

  • 9 noites de alojamento
  • Todos os pequenos-almoços
  • Todas as entradas e actividades descritas no programa
  • Acompanhamento do líder da Landescape
  • Guias locais em Bucara, Samarcanda e Khiva (em inglês)
  • Voo interno (Nukus - Tashkent)
  • Todos os transportes dentro do período da experiência (excepto de cariz pessoal)

O que não está incluído?

  • Voos internacionais (a partir de 650€) - Recomendamos a Geostar
  • Todas as actividades não incluídas no programa
  • Alimentação não especificada
  • Despesas pessoais
  • Seguro pessoal (Obrigatório) - Recomendamos IATI SEGUROS

Testemunhos

O Rafael foi um líder de viagem divertido, simpático e sempre muito responsável!
Laura B.
Uma viagem desafiante, com um líder espectacular!
Vânia V.
O Rafael é uma excelente pessoa o que faz dele um líder impecável, com o conhecimento dos locais e sua história, mas sobretudo a sua capacidade de se relacionar.
Madalena P.

Perguntas Frequentes

O roteiro da viagem
A viagem ao Uzbequistão foi pensada para ser equilibrada no sentido de nos permitir desfrutar da história, das esplanadas nocturnas, do "mar" do país no tempo quente, das paisagens e da arte. Desenhar uma viagem num país com tanto para visitar torna-se um desafio e por essa mesma razão, a Rota da Seda como pano de fundo. Não somos aquele tipo de líderes previsíveis e perceberão que muitas vezes nos adaptamos ao desejo do grupo e até ao momento. Visitamos tudo o que está descrito, não querendo dizer é que seja nos dias que no roteiro descrevemos, naquela ordem e, se ficar para trás alguma coisa, é porque houve algo melhor que o justificou! Para além disso gostamos de dar tempo para que cada um, se quiser, tenha tempo para si. Seja para um café, para visitar um mercado, passear pela cidade ou descansar. É uma viagem em grupo, mas é sobretudo a tua viagem. Venham de coração aberto e sem as formatações porque vai ser desta forma que vão aproveitar melhor esta experiência.
É necessário visto para entrar no país?
A partir de 1 de Fevereiro de 2019, mas apenas para estadias inferiores a 30 dias, deixou de ser necessário visto para o Uzbequistão para os titulares de passaporte português.
Quais as restrições de vestuário?
O Uzbequistão é um país muito flexível, já que durante muitos anos teve debaixo do “tecto” soviético, que influenciou muito os seus costumes, ideias e claro, maneiras de vestir. O que aconselhamos sempre é que sejam discretos e simples na maneira de vestir, evitando usar roupas que salientem as formas do corpo e decotes exagerados. Apesar de ser um país mais aberto, temos que nos lembrar que é mais conservador do que a maioria dos países ocidentais. Deve levar-se um lenço para cobrir o cabelo em locais religiosos.
Como funcionam os transfers de/para o aeroporto?
Os transfers são por conta de cada viajante. Há várias maneiras de chegar ao hotel, sendo por transportes públicos, seja através do serviço de táxis que pode ser-nos pedido.
Como são os alojamentos durante a viagem?
Todos os quartos são duplos ou twin e todos fornecem toalhas, roupa de cama e têm casa de banho privativa. A nossa escolha vai para hotéis centrais ou que estejam perto dos locais mais interessantes ou práticos aos viajantes. A ideia é que sejam higiénicos e que tenham, sempre que possível, ambiente familiar. É natural que os hotéis no país não tenham a mesma qualidade dum hotel na Europa e para isso pedimos sensibilidade.
Como é a alimentação no Uzbequistão?
Não é, propriamente, a melhor do mundo, confessamos. Tudo anda à volta da carne de carneiro, seja em sopa, espetadas, arroz ou kebabs. O arroz é, também, o prato nacional, ao qual misturam frutos secos, carne e por vezes gordura a mais. Em alguns locais existe esparguete…com carne e muita gordura! Para os vegetarianos existem poucas opções: empadas, esparguete antes de levar com a carne e a gordura, fruta, pizzas e pouco mais.
Como faço se me quiser inscrever sozinho/a e se sim, como é com o quarto?
A maioria dos nossos viajantes inscreve-se individualmente e é na viagem que conhece a maioria das pessoas com quem começa a viajar posteriormente! Os quartos são sempre divididos com outro ou outros viajantes (em casos excepcionais em que os quartos são triplos) e só se a/o viajante que se inscrever quiser ter um quarto só para si é que paga suplemento individual, caso contrário e se a divisão – que é feita por sexo – não der para alojar dois a dois, o quarto individual é atribuído à primeira pessoa que se inscreveu (por sexo) de forma gratuita.
Esta viagem exige cuidados de saúde especiais?
Embora não exista qualquer problema no país que exija medidas e vacinas especiais, a Landescape deixa sempre ao teu livre arbítrio a ida a uma consulta de viajante.
Outras informações
Perguntas Frequentes

Marcação

InícioFimEstadoPreço
Data Sexta-feira 6 Ago, 2021 Domingo 15 Ago, 2021 Vagas 4 Preço 1180€ Agendar

O Líder

Rafael Polónia

Curioso, observador, bem disposto e sempre pronto para novas aventuras, os destinos que lidero surgem-me quando me apaixono por um país.
Mais informação sobre o líder